Agricultura Familiar: Saiba tudo sobre esse tipo de cultivo

Postado em 06/01/2021

Agricultura Familiar: Saiba tudo sobre esse tipo de cultivo

A agricultura familiar é uma importante aliada na atividade produtiva brasileira e também na diversidade alimentar do país, sendo que 70% dos alimentos consumidos no Brasil vem desse tipo de cultivo.

Para esclarecer melhor sobre a agricultura familiar, as características e particularidades desse cultivo esse conteúdo vai abordar:

  1. o que é a agricultura familiar;
  2. qual a importância da agricultura familiar
  3. importância da proteção aos agricultores.

Confira o conteúdo e informe-se melhor sobre esse cultivo central à economia e sociedade brasileira!

O que é agricultura familiar?

Agricultura familiar

A agricultura familiar consiste em um modelo de produção rural na qual a propriedade agrícola é gerida e compartilhada pela família, que pode ou não contar com o auxílio de empregados registrados.

Em geral, parte do cultivo é direcionado à alimentação familiar e também de funcionários, enquanto outra parte é escoada no mercado nacional, com o comércio em supermercados, feiras, varejão, centros de distribuição e outras modalidades.

Apesar de não ser uma regra, uma das características da agricultura familiar é a diversidade do cultivo, incluindo itens tradicionais da culinária brasileira como arroz, feijão, café, mandioca, milho, trigo e outros.

Além disso, as propriedades direcionadas à agricultura familiar também podem desenvolver a agropecuária, sendo responsáveis pela produção de leite, queijos, ovos e carne animal, como de frango, gado e suínos.

Qual a importância da agricultura familiar?

produtos agricultura

De acordo com o Censo Agropecuário 2017 realizado pelo IBGE as propriedades de agricultura familiar representam 77% do total, sendo responsável por 23% da área direcionada à agropecuária no país e 67% da mão de obra rural.

Portanto, a agricultura familiar desempenha um papel importante no fornecimento de alimentos para o mercado nacional, mas também é uma empregadora relevante no campo.

Outro aspecto de destaque quando se fala nas propriedades rurais familiares é a maior sustentabilidade nas práticas adotadas. Esse tipo de cultivo desenvolve métodos ambientalmente comprometidos, diminuindo o impacto com desmatamento, uso de agrotóxicos e poluição, por exemplo.

A agricultura familiar ganha expressão em cidades com até 20 mil habitantes e também na região Nordeste do país, o que demonstra sua importância local na geração de renda, garantia de moradia e condições melhores de vida para os quase 4 milhões de brasileiros dedicados a esse tipo de cultivo.

A importância da agricultura familiar é celebrada em todo o mundo no dia 25 de Julho, no qual se comemora o Dia Internacional da Agricultura Familiar.

Importância da proteção aos agricultores

agricultor colhendo

Uma das características da agricultura familiar é a redução dos impactos ambientais da produção agrícola e agropecuária, minimizando o uso de maquinários nos processos, por exemplo.

Devido esse fator, os agricultores que trabalham no campo têm uma atuação mais ativa em funções como manejo de animais, plantação e colheita.

Apesar dos benefícios sociais e ambientais dessas práticas familiares, essa situação também aumenta a vulnerabilidade dos trabalhadores aos efeitos do tempo, como exposição ao sol e à chuva.

Outro tipo de perigo relacionado ao trabalho rural refere-se aos riscos de picadas de animais, machucados e acidentes.

Por conta disso, a adoção de uma vestimenta mais apropriada ao trabalho no campo é fundamental para proteger os trabalhadores. Algumas opções mais seguras incluem:

  1. Manga comprida e calça para realizar atividades ao ar livre;
  2. Boné ou chapéu para minimizar a exposição solar;
  3. Luvas principalmente em momentos de manejo de animais e colheita;
  4. Botas apropriadas à vida no campo.

A vestimenta é tanto um símbolo do trabalho rural como também uma importante aliada na proteção dos trabalhadores, sendo que homens e mulheres devem escolher opções mais seguras, resistentes e adequadas a esse tipo de prática.

As botas texanas consistem em uma excelente opção nesse sentido, pois tem um cano elevado, que protege até a canela, especialmente de picadas de animais, tem um pequeno salto mesmo em modelos masculinos, o que garante maior conforto e estabilidade para a rotina de trabalho e são produzidas com material de elevada qualidade.

As botas texanas 7MBoots, por exemplo, são fabricadas em couro legítimo, garantindo conforto, durabilidade e proteção.

Além disso, a Bota Texana Feminina Rose, por exemplo, tem detalhes bordados que fazem com que a proteção seja alinhada ao estilo, enquanto a Bota Texana Café Boi Branco garante ao agricultor elevado conforto diário.

Portanto, a agricultura familiar é um importante tipo de cultivo no Brasil e para valorização desses profissionais é fundamental a disponibilidade de equipamentos seguros e confortáveis, sendo que a bota texana é um dos mais importantes.