Equitação: Saiba tudo sobre o assunto 

Postado em 30/06/2021

Equitação: Saiba tudo sobre o assunto 

A equitação consiste em uma técnica de montaria em cavalos. Apesar de consistir em uma técnica mais básica e introdutória de montaria, exige equilíbrio e concentração do cavaleiro ou amazona, além de gentileza no trato com o animal.

Dessa forma, a equitação é um passo fundamental para pessoas que desejam profissionalizar-se nos esportes equestres, mas também existem alternativas voltadas ao relaxamento e prática terapêutica.

A equitação consiste em uma prática completa e que proporciona benefícios físicos, emocionais, comportamentais e sociais aos indivíduos. A seguir saiba mais sobre os seguintes temas:

A partir desses tópicos será possível entender mais sobre o que é e como funciona a equitação e também como iniciar essa prática.

O que é equitação de cavalos?

O que é equitação

A equitação de cavalos, também chamada de hípica, é uma modalidade de montar a cavalo. A prática pode ser feita com diferentes fins, como lazer, treinamento militar, de forma terapêutica para pessoas com deficiência ou como esporte.

De fato, a equitação é mais diversa do que muitas pessoas pensam e a veem apenas como uma forma de entretenimento. A equitação pode ser dividida em três modalidades:

– Adestramento: trata-se de uma atividade na qual o cavaleiro deve instruir para que o cavalo faça uma série de movimentos com as patas, sendo a pontuação definida pela execução, mas também pela beleza e leveza dos movimentos. Integra os Jogos Olímpicos desde 1912;
– Saltos de obstáculos: consiste no cumprimento de uma pista com obstáculos sendo a pontuação definida conforme cumpra-se mais obstáculos de forma satisfatória. Esse esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1900;
– Concurso completo: inclui uma competição nas quais os cavaleiros e amazonas, juntamente com seus cavalos, são avaliados considerando o adestramento, cross-country e salto e também faz parte dos esportes olímpicos.

Essas são as modalidades mais profissionais da equitação, mas não necessariamente a pessoa precisa ter essas ambições para iniciar a prática de montaria em cavalos.

Qual é a diferença entre hipismo e equitação?

Diferença entre hipismo e equitação

O hipismo consiste em uma modalidade de esporte equestre que aprimora a prática da equitação. A principal diferença é que demanda o desenvolvimento de movimentos técnicos executados no nível plano e também nos saltos.

Dessa forma, para o desenvolvimento do hipismo, o indivíduo deverá iniciar suas práticas com a equitação, que vai fornecer o conhecimento básico da montaria em cavalos e no trato com o animal.

Conforme domina as práticas básicas, haverá um incentivo constante para aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas mais complexas de salto e no plano que levam às práticas de hipismo.

O hipismo, contemplando saltos, adestramento e outras modalidades, é um esporte que integra os Jogos Olímpicos.

Equitação para pessoas com deficiência

Equitação para pessoas com deficiência

Além da equitação enquanto atividade que antecede a prática esportiva do hipismo, também é popular atualmente a equitação para pessoas com deficiência, conhecida ainda como equoterapia.

Na equoterapia os participantes são apresentados à equitação para domínio das práticas básicas de montaria.

O principal agente terapêutico é o próprio cavalo. O trato com o animal promove benefícios comportamentais e de sociabilidade aos individuais e a montaria gera ganhos no desenvolvimento motor, equilíbrio e coordenação.

A equoterapia é indicada para diferentes demandas, como pacientes com deficiência e/ou necessidades especiais e pessoas com quadros de déficit de atenção, hiperatividade, depressão, ansiedade e outras.

Quais os benefícios da equitação?Benefícios da equitação

A equitação proporciona diversos benefícios aos praticantes, o que explica o crescimento da procura pela atividade e também as versões terapêuticas. Os principais incluem:

– Melhora do sistema motor: por consistir em uma atividade de movimentação tridimensional, os praticantes desenvolvem um melhor senso de controle motor e espaço, contribuindo no desenvolvimento dessas habilidades, o que é particularmente benéfico para pessoas com dificuldade de locomoção;

– Aumento do equilíbrio: os movimentos do cavalo incentivam uma melhora do equilíbrio e do senso espacial;

– Melhora do comportamento: os cavalos usados em atividades equestres são treinados e promovem uma resposta comportamental entre os praticantes como empatia, foco, atenção, perseverança e confiança;

– Treinamento da autonomia: devido às reações do cavalo, os praticantes de equitação desenvolvem e treinam sua autonomia e habilidade de solucionar problemas e improvisar.

Os diversos benefícios da equitação fazem com que a prática seja benéfica em todas as idades, desde crianças até adultos.

Quanto custa uma aula de equitação?

Quanto custa uma aula de equitação

O valor da aula de equitação pode variar enormemente de acordo com o estado ou cidade. Um preço base, na cidade de São Paulo, por exemplo, é uma mensalidade em torno de R$ 500 reais para aula semanal de aproximadamente 60 minutos.

Esse custo pode ser diferente, mas é importante que se verifique a média da região e evite soluções estranhamente mais baratas que podem ser em decorrência da sobrecarga dos animais ou falta de qualificação dos profissionais, colocando o praticando em risco.

Como se preparar para aulas de equitação?

Para realizar a aula de equitação é importante que os participantes se preparem, inclusive com uma vestimenta apropriada, uma vez que essas práticas ocorrem em regiões rurais. Algumas opções incluem:

– Calça jeans ou de um tecido grosso;

– Camiseta de manga comprida;

– Boné ou chapéu para proteger do sol;

– Bota texana para maior conforto e evitar machucados no terreno acidentado.

Com os equipamentos apropriados, a equitação é mais segura e promove diferentes benefícios aos participantes, seja nas modalidades iniciantes ou mais avançadas.