Como acalmar um cavalo nervoso
Como acalmar um cavalo nervoso
Nem sempre os animais se comportam da forma que esperamos, mas, ainda assim, existem algumas táticas para que eles se tornem um pouco menos imprevisíveis e tenham condições de conviver conosco.
Geralmente, os cavalos se mostram tensos, nervosos ou arredios em algumas situações específicas, mas a boa notícia é que elas podem ser contornadas. Quer descobrir como? Siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do blog da 7M Boots preparou para você.
Como acalmar um cavalo nervoso?
1. Ajuste a sua energia
Muitas vezes, o nervosismo do seu cavalo pode estar relacionado ao seu próprio estado de espírito ou humor. Por isso, o mais indicado é se aproximar com suavidade. Comece a conversar com o equino utilizando um tom de voz mais baixo, fale pausadamente e demonstre que a sua energia está tranquila, para ajudar o animal a reduzir a sua ansiedade.
Feito isso, comece a acariciar o pescoço do equino, assim que perceber que ele está permitindo o toque. Para isso, o animal deve se sentir seguro e totalmente livre da ansiedade.
Falando nisso, caso perceba que a ansiedade no seu equino é algo frequente, o mais indicado é observar com calma e atenção qual é o fator que causa e irritabilidade e, então, evitá-lo.
2. Ajude-o a enfrentar os seus medos
A ansiedade é, muitas vezes, causada por motivos que nós não conhecemos ou entendemos. No caso dos cavalos, ela pode ocorrer, por exemplo, por meio de um simples contato com objetos que esses animais têm medo.
Ao identificar esses fatores, procure ajudar o seu companheiro a superar essa tensão. Para isso, aproxime devagar e de forma gradual o animal do objeto que instiga medo e deixe que ele cheire e interaja com o mesmo.
Esse é o momento de fazer com o que seu equino entenda que determinado item não revela nenhuma ameaça. Quando um animal supera um medo, ele tende a se tornar mais calmo e atender aos comandos do seu cavaleiro com mais facilidade.
Entre os itens que mais despertam medo em cavalos, podemos destacar equipamentos agrícolas, latas de lixo, veículos grandes como tratores e rochas.
3. Identifique as situações que podem assustar um cavalo
Cada cavalo é único e, por isso, cada um desses animais pode reagir de maneira diferente às situações de estresse. Geralmente, entrar em lugares fechados ou escuros como pistas cobertas pode causar estranhamento e nervosismo nesses animais. Ainda assim, o mais indicado é agir com paciência e ajudar o seu companheiro a se acostumar com essas situações. Por exemplo, se o seu cavalo não tem o hábito de realizar atividades em pistas, o mais aconselhável é levá-lo para dar um passeio neste tipo de ambiente antes do dia em que precisar que ele entre em uma.
Via de regra, tudo o que é novo tem potencial para assustar um cavalo e, levando em conta o tamanho do animal, é um tanto quanto perigoso deixá-lo nervoso.
4. Desvie o foco
Outra dica interessante para tornar o seu cavalo mais calmo para realizar as suas atividades é distraí-lo nos momentos de grande tensão. Por exemplo, se logo na primeira abordagem você já percebeu que o equino está com o emocional abalado, procure estimular o cérebro do seu companheiro para realizar outra atividade, como, por exemplo, se movimentar em diferentes sentidos. Mova-o de um lado para o outro, para frente e para trás.
Além disso, alguns deslocamentos que desenhem formas, como círculos e quadrados também pode ajudar a deixá-los mais tranquilos.
Em geral, esse tipo de atividade desvia o foco dos animais do sentimento negativo que os deixa potencialmente incontroláveis e os ajuda a prestar atenção e voltar sua energia para coisas positivas.
5. Não subestime o poder da socialização
Por fim, mas não menos importante, é necessário mencionar que, alguns cavalos podem se assustar simplesmente ao se depararem com a presença de outros animais como pássaros, vacas, bezerros ou, até mesmo, outros cavalos.
Para evitar que o seu cavalo fique nervoso em uma possível interação, o mais aconselhável é introduzir a socialização do seu animal com outros bichos o mais rápido possível.
Promover o contato constante com outros animais fará com que o cavalo se sinta mais seguro em uma situação que poderia deixá-lo tenso.
A repetição é fundamental para que o equino entenda que não há nada que possa machucá-lo e então, sinta-se mais tranquilo para reagir de maneira pacífica.
Enfim, bruto ou bruta, gostou de descobrir como acalmar um cavalo nervoso? Se esse artigo foi útil para você, deixe seu feedback nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!