A origem da prova de Três Tambores

Postado em 27/12/2018
prova de três tambores

A História dos Três Trambores

Caracterizada pela técnica de contornar três tambores no menor tempo possível, a charmosa prova de Três Tambores surgiu no Texas (EUA), na década de 40.  Conhecida pela presença feminina, a competição mescla a habilidade física e atlética do cavalo com a capacidade da amazona. Realizada em todos os circuitos de rodeio do Brasil pela ABQM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha) é, em suma, um desafio de alta velocidade, normalmente realizado com o Cavalo Quarto de Milha.

A atividade exige muito treinamento para evitar quedas e penalizações. Os tambores ficam cerca de 30 metros de distância um do outro e formam uma linha imaginária no formato de um triângulo, a derrubada de cada tambor pune a atleta em cinco segundos acrescidos ao tempo final.  Além disso, se, ao final da partida, o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote ou da espora, a amazona é desclassificada. Após o trajeto, as competidoras são avaliadas pelo juiz da prova, que faz a contagem do tempo de forma eletrônica a partir do momento em que o focinho do cavalo passa pelo sensor de partida. A atividade tem como regra uma volta de 360º, em volta de cada tambor, sendo a primeira volta da esquerda para direita e as demais no sentido contrário. Ao completar as voltas nos três tambores, a competidora pode retornar à linha de chegada.

Traje Oficial

Para participação correta na prova de três tambores, as amazonas devem estar devidamente vestidas, o traje oficial envolve uma botina, calça, chapéu e camisa longa com os punhos abotoados e para concluir a prova com todo estilo e elegância, a 7MBoots disponibiliza os itens necessários com ótimos preços e condições de pagamento incríveis.