O melhor amigo da sua fazenda: conheça as raças de cães para o campo

Postado em 06/03/2019
raças de cães para o campo

As melhores raças de cães para o campo

Nós sabemos que cães são ótimas companhias, independente do lugar ou espaço. Mas, contar com um cachorro de fazenda pode te ajudar nas tarefas do dia a dia e até mesmo, aliviar a carga de trabalho, então confira a nossa lista de raças de cães para o campo e escolha já o seu companheiro.
.

Existem algumas raças de cães para o campo típicas, com perfis próprios para atividades específicas. Mas, é preciso lembrar: para os cães desenvolverem as suas funções da melhor maneira, é preciso, primeiramente que eles sintam-se felizes e queiram proteger o ambiente.

Border Collie

raças de cães para o campoConsiderada a raça mais inteligente do mundo, é um cão pastoreiro, oriundo de regiões montanhosas da Inglaterra e Escócia. Desenvolvido propriamente para o pastoreio de ovelhas e gado, os cães têm facilidade e ótimo temperamento para conduzir outros animais.

A maior qualidade do Border Collie é, sem dúvidas a sua inteligência, os cães são capazes de conduzir os rebanhos até distantes do seu dono, isso porque ele aprendem rápido aquilo que devem fazer, mesmo sem um comando direto. Se for devidamente treinado pela função, um cão Collie irá pastorear com o olhar, saberá como ser mais técnico com as ovelhas e se impor com o  gado.

Boiadeiro Australiano

Essa raça também pode ser conhecida como Blue Heeler, Red Heeler, ou Australian Cattle Dog. Em geral, os cães têm perfil baixo e atarracado, mas são extremamente eficazes para pastorear rebanhos. Os cães, são bastante apegados aos donos e conduzem rebanhos de ovelhas sempre ao lado do condutor.

Maremano

Original da Itália, Maremano é uma raça de cães desenvolvida para proteger o rebanho do ataque de outros animais. Predominantemente brancos, os cães se misturam com ovinos e podem, até mesmo, passar por um deles.

Além disso, os animais têm latidos fortíssimos, e são capazes de espantar até mesmo predadores grandes, como onças.
Esses cães são ótimas escolhas para fazendeiros que mantêm os rebanhos distantes da sede, e por conta disso, não conseguem ter um controle eficiente.

 

Ovelheiro Gaúcho

Originado do cruzamento entre as raças Border Collie e Pastor Alemão,
o Ovelheiro Gaúcho é uma raça ideal para o pastoreio de ovelhas e, até mesmo, de gados, se for bem treinado. É um animal rústico, com facilidade de aprendizado, que gosta de trabalhar ao lado do dono na condução de rebanhos.

 

 

 

Pastor Alemão

Robustez e faro aguçado fazem do Pastor Alemão uma ótima raça para conduzir ovelhas. Com perfil de guarda, os cães auxiliam na proteção da propriedade e afastam predadores do rebanho. Além disso, a raça possui ótimo relacionamento com os humanos.

Dica extra: Se você está buscando por um cão pastoreio, recomendamos ter, pelo menos, quatro ou cinco cães ovelheiros, pois apenas um não será suficiente. Assim, enquanto ele pastoreiam, latem para avisar o dono se sua evolução no trabalho. Esses cães devem viver soltos pelo campo, a liberdade fará deles excelentes cães de guarda.