Conheça as 7 principais raças de cavalos brasileiras

Postado em 19/03/2019
raças de cavalos brasileiras

Você sabia que os primeiros registros de cavalos no Brasil datam do ano de 1534, na Vila de São Vicente? Aos poucos, eles foram se espalhando e acabaram se instalando pelos quatro cantos do país, sendo que, atualmente, existem muitas raças brasileiras de cavalos reconhecidas no âmbito internacional!

Que esses animais são encantadores e auxiliam as pessoas em várias funções distintas, não é novidade! Afinal, eles estão presentes nos campos, nas fazendas, assim como em rodeios, competições e em situações de lazer, trazendo alegria para adultos e crianças.

Para ajudar você a entender mais sobre o adorável mamífero, trouxemos as 7 principais raças de cavalos brasileiros e quais são as características mais marcantes de cada uma delas. Continue a leitura e saiba mais!

1. Quarto de Milha

A Quarto de Milha é considerada uma das melhores raças para participar de competições equestres, pois apresenta grande capacidade de velocidade e, ainda, um alto grau de inteligência. Por ter um temperamento muito dócil, o cavalo é fácil de ser adestrado.

A altura do animal costuma ser de aproximadamente 1,52 m, podendo chegar a 1,62 m e se destaca como corredor de curta distância, devido à sua potente força muscular, o que permite arrancar com extrema agilidade.

Podemos dizer, também, que é uma excelente opção para quem procura um animal para sela, lida de gado, salto de obstáculos, corridas, entre outras funções.

2. Mangalarga

O Mangalarga surgiu após o cruzamento das raças Árabe, Alter e Andaluz — todos trazidos da Península Ibérica — a fim de desenvolver um animal de característica forte e marcante. A princípio, a raça foi criada na região sul do Estado de Minas Gerais e, com o passar do tempo, foi introduzida no Estado de São Paulo e, por isso é conhecido, também, como Mangalarga paulista.

O Mangalarga é um cavalo de sela, sendo que costuma ser muito usado nos esportes hípicos e, também, para o trabalho em fazendas. A média de altura é de 1,55 m e ele tem como principal característica a marcha trotada, que se difere do trote por manter um tempo ilimitado de suspensão entre os apoios (momento em que o animal fica totalmente sem contato com o solo).

3. Mangalarga Marchador

O Mangalarga Marchador tem porte forte e proporcional, expressão sadia e vigorosa e apresenta pelos lisos, finos e sedosos. Ele tem um temperamento dócil, porém é muito ativo!

Considerado um animal de porte médio, os machos com altura média de 1,52 e as fêmeas com 1, 46. A marcha batida (ou picada) é sua característica, que nada mais é do que o andamento simétrico em quatro tempos, tendo apoios que se alternam.

4. Brasileiro de hipismo

Considerada uma nova raça no cenário nacional, o cavalo Brasileiro de hipismo é o resultado do cruzamento de outras raças, oriundas da Europa. Podemos dizer que é um típico animal de sela, com aptidão para todas as modalidades de salto, concurso completo de equitação e adestramento.

Algumas características destacam essa raça de cavalo brasileiro, tais como a agilidade, a inteligência e a docilidade. Ainda, é válido acrescentar que ele é vivaz e mede aproximadamente 1,70 m de altura.

5. Campolina

A criação da raça Campolina acontece no final do século XIX , em Minas Gerais e por mais de 70 anos ela foi sendo aperfeiçoada por meio do cruzamento dos cavalos Mangalarga Marchador e PSI.

De acordo com o padrão oficial, o Campolina é um animal que se destaca pelas seguintes características:

  • grande porte;
  • cabeça seca;
  • orelhas médias para longas;
  • pescoço musculoso, que tende para o comprido;
  • olhar vivo;
  • crinas sedosas e fartas;
  • garupa ampla e longa;
  • cauda de baixa inserção;
  • anca levemente arredondada;
  • média de altura para o macho é de 1,58 m e de 1, 52 para a fêmea.

De beleza incontestável, o Campolina é um cavalo de temperamento dócil e movimentos harmoniosos, o que permite uma montaria leve e confortável.

6. Crioulo

Entre as raças brasileiras de cavalos, o Crioulo também merece destaque. Originário do cruzamento de outras raças vindas da Península Ibérica, esse cavalo está sendo criado principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, além de países sul-americanos, como a Argentina, o Chile e o Uruguai.

O Crioulo é um animal de sela, cujo temperamento é considerado tranquilo, amável e muito inteligente. Além disso, é um cavalo que apresenta muita agilidade, força e resistência e, por isso, é indicado para a lida do gado.

O tamanho dele pode variar entre 1,38 e 1,50 de altura, e seu peso entre 300 e 450 kg. A estrutura óssea do animal é compacta e a musculatura é muito consistente. Por isso, é muito utilizado para as tarefas de fazendas, atividades de montaria e para participar de competições equestres de algumas regiões do país.

7. Campeiro

O Campeiro se originou por volta do século XVI, por meio das expedições espanholas que circulavam nas bandas do Estado de Santa Catarina e seguiam em direção ao Uruguai, mais precisamente para a cidade de Assunção.

O macho tem altura mínima de 1,54, enquanto a fêmea 1,52. Além disso, apresenta pelagem de tonalidade castanha em todas as suas variações, sendo que a cabeça é de fronte retilínea e subconvexa e o pescoço é delicado e bem definido.

A marcha do cavalo Campeiro é feita em quatro tempos, ou seja, de apoios desencontrados, proporcionando conforto ao cavaleiro. Porém, podemos dizer que marcha em todas as modalidades, exceto a andadura e o trote.

O animal é recomendado para lazer e passeios de longos percursos, além das lidas de campo e esportes rurais, bem como para as disputas de laço.

Conhecer as principais raças brasileiras de cavalos só faz a paixão por eles aumentar, não é? Afinal, eles são bonitos, inteligentes e companheiros dos homens em várias situações, seja no campo ou em momentos de lazer!

E você? Qual raça de cavalo desperta mais a sua admiração? Deixe seu comentário no post e compartilhe a sua opinião!

Inscreva-se e receba descontos exclusivos

Fique por dentro das novidades do Mundo Country, cadastre-se e receba tudo em primeira mão, além de descontos exclusivos na 7MBoots



X
INSCREVA-SE