Saiba agora mesmo como começar uma fazenda

Postado em 26/03/2019
como começar uma fazenda

Começando uma Fazenda

Cansado da vida estressante das cidades? Busca tranquilidade e um novo trabalho no campo? Então, você saberá como começar uma fazenda. Não é difícil, basta disposição e esforço físico para dar andamento nesse novo empreendimento.

A fazenda não precisa ser grande para que possa cultivar verduras e legumes, criar galinhas, gado leiteiro ou desenvolver outro tipo de atividade que for mais do seu agrado. O importante é se capacitar e ter as informações corretas para que seu negócio dê lucratividade.

Acompanhe o artigo e descubra quais os passos importantes para iniciar sua vida de fazendeiro. Boa leitura!

Entenda a importância de gestão na fazenda

A gestão rural está relacionada ao planejamento, à organização e ao controle das atividades financeiras. Todos esses processos auxiliam no gerenciamento, aumentando a produção e reduzindo custos com foco nos resultados positivos. Uma boa gestão permite ao produtor organizar e planejar o investimento de capital para não haver prejuízos.

É necessário que o produtor use planilhas eletrônicas para ter uma visão completa de cada setor envolvido. O mais indicado é adquirir um software específico para realizar a administração geral, pois a organização é fator primordial para uma gestão rural eficiente.

Aprenda como começar uma fazenda

Inicialmente, você deverá ter um plano de negócios para adquirir uma fazenda. Verifique em seu novo empreendimento quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Qual o seu objetivo com a fazenda, onde quer chegar e de que maneira? Além dos objetivos profissionais, é fundamental acrescentar os pessoais.

Escolha o tipo de criação

Avalie o espaço disponível e necessário para cada espécie para, então, escolher os animais mais adequados para a sua fazenda. Caso compre um rebanho de reprodução, o macho deve ser intacto para cobrir até 50 vacas. O javali, cruza com uma média de 20 porcas. Um carneiro acasala com 20 a 25 fêmeas. Se no início estiver com poucas fêmeas, você tem a opção de alugar o macho para servi-las. O mesmo acontece com touros, galos, cavalos etc.

Verifique a terra a ser usada

A terra determina como, onde e o que plantar. Veja suas propriedades topográficas, contornos e particularidades do terreno para que possa estudar o solo. Faça testes com uma amostra para descobrir que tipo de solo tem e para quais cultivos é mais adequado. Observe quais plantas nativas ocorrem na fazenda, principalmente se deseja criar gado.

Converse com outros fazendeiros da área ou mesmo com o proprietário antigo para se informar quais os tipos de culturas já foram plantados, de que maneira foram adubados e como foram as colheitas.

Considere os custos com ferramentas e equipamentos

Faça um levantamento das ferramentas e equipamentos que existem na fazenda, quais precisam de reparos e quais precisam ser comprados. Diante disto, planeje os investimentos necessários para que possa desenvolver as atividades de seu negócio.

Lembre-se de que, se for trabalhar com agricultura, é imprescindível ter os maquinários para plantar, cuidar e colher a safra. Se for criar gado, analise a construção do curral, cercas para o rebanho não fugir, estações de tratamento, fonte de água e comida.

Consulte as licenças para o negócio

Por último, mas não menos importante, consulte o departamento de zoonose para obter informações sobre a criação de animais que é permitida na fazenda, como a capacidade para o terreno e boas práticas de manejo animal. Por que isso é relevante? Porque o departamento de zoonose é responsável por vigiar, prevenir e controlar doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem como a leptospirose, hantavirose, botulismo e tantas outras.

Entre em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para obter a licença para o empreendimento que você deseja implantar, pois o licenciamento ambiental garante o controle das atividades do homem para que não interfiram nas condições do meio ambiente.

Além disso, converse com os órgãos rurais competentes para saber quais outros tipos de licenças devem ser emitidos.

Viu só? Começar uma fazenda não é tarefa muito fácil, mas está longe de ser impossível, não é mesmo? Tudo o que você precisa é fazer um bom planejamento, procurar os órgãos governamentais para implementá-la e manter uma boa gestão para colocar em prática a sua paixão de vida!

Gostou do nosso artigo? Nossas informações sobre como começar uma fazenda foram esclarecedoras para você? Então, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais para que mais pessoas se beneficiem com essas dicas?