5 tipos de chapéu country que você precisa ter

Postado em 26/04/2019
tipos de chapéu country

Entenda como é feito o chapéu country

Que os chapéus são acessórios bonitos e versáteis todos nós sabemos, não é mesmo? Afinal, ele pode ser usado nas mais variadas ocasiões e, ainda, compõem looks incríveis para o dia a dia. Quando o assunto é fazendas e rodeios, então, nem se fala, pois a peça é indispensável para todo cowboy e cowgirl que se preze! Mas, você sabe quais são os tipos de chapéu country que existem no mercado?

A seguir, conheça os 5 principais tipos de chapéu country e aprenda mais sobre cada um deles, para ser o traiado do fervo!

Antes de mais nada, vamos explicar sobre as partes que compõem o chapéu country, para você entender mais sobre esse belo acessório. Confira:

  • aba: é a parte que vai caracterizar qualquer chapéu, podendo ser maior ou menor e, ainda, rígida ou flexível;
  • cone: é onde a cabeça se encaixa, sendo que o diâmetro e a altura podem variar de um modelo para o outro;
  • copa: é o topo do chapéu. Contudo, se o modelo apresenta um vinco no centro, a parte fica conhecida como coroa;
  • laço: é o detalhe que confere charme ao chapéu, porém há tipos que não contêm o elemento.

Escolha o chapéu de maneira adequada

Para você escolher o modelo certo de chapéu country, separamos algumas características para levar em conta na hora de adquirir o adereço!

Material

Em dias frios, o mais recomendado é usar o chapéu feito de lã, pois o tecido mantém a cabeça aquecida. Já durante o verão, escolha um modelo feito em palha ou que tenha a aba vazada, para evitar coceiras no couro cabeludo ou, até mesmo, um eventual mal-estar causado pelo calor. O importante é que a cabeça transpire naturalmente!

Tamanho

O tamanho do chapéu é outro item fundamental a ser levado em consideração na hora de comprar a peça. Logo, quando for escolher o modelo, prove-o em frente ao espelho e, ao caminhar, perceba se ele não “dança” na cabeça. Além disso, o acessório não deve estar apertado demais, para não prender a circulação da região e, consequentemente, trazer uma desnecessária dor de cabeça.

Cor

Uma opção interessante para destacar o look, é optar pela cor do chapéu que contraste com a cor do cabelo. Por exemplo, se você tem cabelo loiro, use o acessório nas cores preta ou marrom, No entanto, se o seu cabelo é escuro, escolha um chapéu de lona caramelo ou areia.

Conheça 5 tipos de chapéu country

Agora, conheça quais são os tipos de chapéu country que existem no mercado e quais são as versões que mais combinam com o seu estilo. Mas, lembre-se de que nada impede que você adquira mais de um modelo, para compor looks diferentes no dia a dia!

1. Cattleman

O chapéu Cattleman apresenta três dobras ou vincos na coroa e, também, tem as laterais das abas levantadas. Ele é projetado para permanecer firme na cabeça, mesmo em dias de chuva ou vento, pois a coroa tende a ser mais baixa. A galera mais jovem adora o modelo e costuma combiná-lo com as charmosas botas texanas.

2. Gus

O tipo Gus é considerado o mais clássico dos chapéus country! A coroa é alta e tem três vincos profundos (dois laterais e um frontal), sendo que a aba inclina um pouquinho para a frente. Existe uma lenda que diz que o cowboy de antigamente pegava na ponta da aba para retirar o chapéu toda vez que encontrava uma dama.

3. Tom Mix

O chapéu Tom Mix apresenta um vinco central modelado ligeiramente para cima, e quanto à coroa, podemos dizer que costuma ser maior do que a do estilo Gus. O nome do adereço se refere ao ator norte-americano Tom Mix que estrelava filmes de faroeste na primeira metade do século XX usando chapéus desse modelo.

4. Gambler

O Gambler é originário do México e, por isso, tem a aba plana e grande para proteger contra o sol intenso daquela região. É o modelo preferido dos atores do cinema western. A cor preta é a mais usada, porém a versão em branco também confere charme extra aos vaqueiros e admiradores do universo country.

5. Nevada

O modelo Nevada apresenta características muito semelhantes ao Gambler, uma vez que tem a coroa plana e curta. Entre os tipos de chapéu country, podemos dizer que ele é o modelo mais elegante e costuma ser usado por pessoas de gosto refinado.

Monte looks perfeitos com o chapéu country

Para não ficar esquisito, ou mesmo destoante, a dica é combinar o chapéu country com roupas e outros acessórios que pertençam ao universo western. Então, ao escolher o traje para a balada, o rodeio ou o show sertanejo, lance mão da calça jeans de corte tradicional, da camisa xadrez e das botas texanas.

Mas, você também pode criar looks incríveis, usando apenas uma t-shirt branca ou preta + calça jeans + botas de couro + chapéu country, ou ainda, vestido curto estilo boho + botas texanas de bicos redondos com canos curto, médio ou longo + chapéu country.

O segredo do sucesso para montar o look country perfeito é misturar elementos desse universo, porém sem deixá-lo datado demais, salvo se a intenção for participar de uma festa temática!

Aprenda a cuidar do chapéu country

Cuidar do chapéu country de modo correto é fundamental para que ele se mantenha bonito e dure por mais tempo. Então, atenção aos cuidados que você deve ter em relação ao acessório:

  • para que a aba e a coroa não entorte, não coloque objetos encima dele e também evite segurá-lo de qualquer jeito;
  • em hipótese alguma guarde o adereço úmido ou molhado. Se ele estiver sob essas condições, deixe-o secando na sombra antes de usar o chapéu novamente;
  • limpe o chapéu de feltro com uma escovinha seca e macia para retirar o pó que se acumula na peça. Já se a versão for de palha, passe uma esponja umedecida com água e sabão sobre o acessório e, em seguida, seque com um pano seco.

Existem muitos tipos de chapéu country que podem ser combinados ao looks tornando-os mais bonitos e estilosos. Então, não se limite a ter apenas um exemplar, mas adquira vários modelos para incrementar o visual do dia ou da noite!

Ficou com vontade de renovar seus adereços? Então, acesse o nosso site e conheça os nossos produtos country! Você encontrará lindos chapéus, botas e muito mais!