Veja 5 acessórios para cavalo ideais para proteger o animal

Postado em 30/04/2019
acessórios para cavalo

Pense na proteção do seu companheiro

O cavalo é considerado um meio de transporte para muitos. Porém, ele é muito mais que isso, dada sua íntima relação conosco. Por isso, ele merece todo cuidado e proteção para auxiliar o homem em sua lida. Mas, é bom lembrar que, antes de adquirir os acessórios para cavalo, cowboy, você precisa ganhar a confiança dele.

Cuide do animal dando comida, conversando com ele e escovando-o. Conquiste sua amizade. Depois invista nos equipamentos para manter os equinos e o cavaleiro confortáveis e aquecidos nos dias frios. Há inúmeros modelos de acessórios com finalidades diferentes.

Aoo, cowboy! Segure firme nas rédeas e continue a leitura do artigo! Conheça, agora, os 5 acessórios necessários para proteger o seu parceiro.

Não pense na moda ou no preço, analise a qualidade dos acessórios. Caso contrário, vão machucar o cavalo e, por consequência o cavaleiro, prejudicando o desempenho de ambos. Bons equipamentos auxiliam o cavalo nos seus movimentos, não provocam dor e o cavaleiro ou vaqueiro se equilibram com maior facilidade.

Conheça os acessórios indispensáveis para o cavalo

Os animais merecem todo o carinho e atenção, isto colabora para a manutenção de sua saúde e beleza, bem como a segurança do cavaleiro ou vaqueiro. Agora, você entenderá quais acessórios traduzem esta preocupação.

1. Protetor para rabo

O protetor para rabo é muito utilizado para cavaleiros ou vaqueiros que fazem viagens com os cavalos, pois ele protege contra esfolações, machucados e atritos entre o rabo e o corpo. Compre peças que vistam o rabo com facilidade para não estressar o animal. O protetor de neoprene é o melhor pelo seu conforto.

2. Capa para cavalo

Caso seja época de inverno, use capa para aquecer seu cavalo para que não sinta frio. O material indicado é o nylon de paraquedas. Verifique se a capa que pretende adquirir veste confortavelmente o animal para que não tenha seus movimentos prejudicados. A capa deve ser aberta na frente e presa nas pernas traseiras.

3. Sela

É o acessório que fica no dorso do cavalo para o cowboy sentar. Para comprar a sela é preciso conhecer as orientações quanto às raças, pois para cada uma existe a peça adequada. Além disso, deve levar em consideração a medida do animal e o tamanho de quem irá montá-lo.

4. Colar antiaerofagia

Para que seu cavalo não tenha problemas de saúde como perda de peso, baixa performance e cólicas é necessário usar o colar antiaerofagia. O colar impede a deglutição de ar e não provoca desconforto, ajudando-o a respirar melhor; mas deve ter regulagem para ajustar corretamente no cavalo.

5. Cabresto

O cabresto é feito de corda ou couro e serve para prender o cavalo e controlar seus passos. Quando ele é ainda um potro, usa-se o cabresto de fita larga para não causar machucados na pele.

Saiba o estilo ideal de cavalo para cada ser humano

Por exemplo: você é uma cowboy arretado, imagina cavalgar em um cavalo tranquilo. Não combina, né não? Então, conheça as características das três raças de cavalos mais conhecidos no Brasil para acertar na sua escolha.

Quarto de Milha

Considerado um excelente animal para competições equestres. Tem temperamento dócil, é veloz e inteligente para ser adestrado com facilidade. Muito usado também nas fazendas por sua robustez.

Mangalarga

Cotado para a lida na fazenda com gado e para o esporte que envolva o animal. É dócil, como o Quarto de Milha, sendo indicado como animal de sela por seus membros fortes.

Mangalarga Machador

Essa raça, devido à sua resistência e força, consegue percorrer longas distâncias sem exaustão e se adéqua a qualquer solo e clima. Além de trabalhar na roça, pode ser aproveitado para momentos de lazer.

Para ter um companheiro como esse é necessário ter conhecimento sobre o animal, inclusive a respeito dos acessórios para cavalo, indispensáveis para sua proteção e bom desempenho. Portanto, trate bem o lombo do seu cavalo, fi.

O artigo foi bom e interessante para você? Compartilhe o post com seus amigos e ajude a disseminar esse conhecimento!