Saiba como surgiu o dia do trabalhador

Postado em 01/05/2019
dia do trabalho

Confira no post da 7MBoots um pouco mais sobre 1º de maio, a data que homenageia todos os trabalhadores.

Conhecido na maior parte de mundo como Dia Internacional do Trabalhador, é inegável a importância histórica do dia 1/05. Neste feriado do dia do trabalhador, os trabalhadores de diferentes partes do mundo ganham recesso no trabalho. Além disso, são organizados diversos eventos que incluem desde opções de lazer até comícios por melhorias para a classe trabalhadora.  Afinal, a data surgiu graças às lutas e reivindicações dos trabalhadores antepassados.

Mas, a história do Dia do Trabalho se deu no ano de 1886 na cidade de Chicago – EUA. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores realizaram uma greve geral e foram às ruas manifestar contra as condições precárias de trabalho, entre elas a carga horária exploradora de 13 horas diárias.

Contudo, três dias após a greve, houve um conflito entre policiais e trabalhadores, que resultou em mortes e ferimentos de manifestantes. Os protestos realizados em 4 de maio de 1886 ficaram mundialmente conhecidos como “A Revolta de Haymarket”.

Portanto, como forma de homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a central sindical de Paris, nomeou o dia 1º de maio como o Dia Mundial do Trabalho.

A partir dali, diversas melhorias começaram a surgir para a classe trabalhadora.

Em 23/04/1919, o governo francês oficializou a carga horária diária de 8 horas e proclamou o dia 01/05 como feriado nacional.

Mas mo Brasil, a data tornou-se oficial 09/1925, quando  Presidente Artur Bernardes criou decreto específico para o dia.

Por conta da consolidação da data no mundo todo, o dia do Trabalhador passou a ser oportuno para a anunciação de medidas relacionadas ao trabalho.

Confira abaixo outros notáveis feitos realizados em 1º de maio:

1º de maio de 1940
O dia em que o então Presidente Getúlio Vargas estabeleceu a criação do salário mínimo.
A quantia deveria oferecer as necessidades básicas de uma família como moradia, alimentação, saúde, educação e lazer.

1º de maio de 1941
Criação da Justiça do Trabalho, que surgiu com o objetivo de resolver questões relacionadas ao trabalho.

Agora que você já sabe porque o feriado é tão importante, que tal aproveitá-lo para conferir conteúdos  da 7Mboots?
Aproveite para ficar por dentro das principais notícias do mundo sertanejo e das maiores tendências de moda country.