5 dicas de como fazer e arrasar em um casamento country

Postado em 20/05/2019
casamento country

Organizando um Casamento Country

O casamento country é um tipo de cerimônia que tem conquistado não somente fazendeiros e moradores do campo como também os noivos urbanos que se interessam pelo tema! Não é de se admirar, uma vez que o universo country é rico em detalhes e confere despojamento e jovialidade a qualquer evento, não é mesmo?

A celebração do casamento, por si só, já é uma data festiva e memorável para os cônjuges e os convidados da festa e, por isso mesmo, deve ser pensada com antecedência, a fim de que tudo aconteça da melhor maneira possível e não haja espaço para eventuais erros.

Portanto, se você deseja realizar um casamento country, precisa levar em consideração alguns fatores a mais do que uma cerimônia tradicional, para que o evento tenha o estilo campestre e apresente equilíbrio até nos mínimos detalhes. Caso contrário, o tema não será entendido pela maioria das pessoas, concorda?

Então, confira as dicas que listamos a seguir para fazer o melhor casamento country e arrase nesse dia de magnífica importância! Vamos lá?

1. Idealize os convites

Ao considerar que o convite é o primeiro contato com o convidado, é preciso atentar ao estilo dele. Como o universo country compreende uma série de elementos rústicos, a nossa primeira dica é escolher materiais naturais ou reutilizáveis para compor o convite.

Pense em algo que traga detalhes em madeira, ráfia ou palha, tecidos de algodão ou juta e símbolos que remetam ao mundo country, tais como a ferradura, a cela, a lamparina, entre outros. Ademais, opte pelos tons amadeirados e que tragam a ideia de poeira, a fim de dar o toque rústico ao convite.

Se quiser seguir à risca a tradição norte-americana no que diz respeito aos convites de casamento, então envie-os pelo correio e espere que cada convidado confirme a presença. Diferentemente das nossas regras de etiqueta (que pedem que eles sejam entregues individualmente, em mãos) os americanos costumam agir assim!

2. Prepare a decoração

A decoração é outro item muito importante no casamento country, pois é ela que vai dar o clima ao evento. Logo, é interessante pensar, novamente, nos elementos que compõem o mundo no campo.

Os móveis de madeira fazem parte da composição da decoração e, por isso, as mesas e as cadeiras devem ser feitas nesse material. A dica é que elas sejam mais robustas e sejam confeccionadas de madeiras recicláveis.

As toalhas e os guardanapos de algodão rústico são ótimas opções para cobrirem as mesas, assim como as bandejas e os suportes para pratos que podem ser feitos em palha ou juta. Além disso, espalhe pequenos fardos de feno pelo local e disponha vasinhos de flores campestres sobre as mesas ou ilhas de comidas e bebidas.

Não esqueça das cores, pois são elas que darão o toque final de todo o cenário. Marrom, caramelo, bege e areia são as tonalidades ideais para serem usadas em tapetes, cortinas, toalhas, almofadas e até nas luminárias. Por falar nelas, aposte nas luzes amareladas, porque elas remetem ao estilo country americano!

3. Escolha o local

Escolher o local da festa é mais um item fundamental do casamento country. Então, procure por ambientes ao ar livre e faça o evento, de preferência, pela manhã ou à tarde.

Hoje em dia, existem muitos locais, como chácaras, fazendas e sítios, que podem ser alugados para realizar eventos desse tipo. Outra dica é consultar os amigos, que dispõem de lugares assim, a fim de saber se eles podem emprestar o espaço, ou mesmo, alugar por valores mais módicos!

4. Pense no traje das madrinhas

Na maioria das festas de casamento, quem sugere os trajes das madrinhas é a noiva e não seria diferente no caso de uma celebração ao estilo country, afinal todo o evento deve estar em harmonia. Logo, considere as dicas a seguir, para que todas elas estejam sintonizadas com o restante da celebração.

Cores

Escolher a mesma cor para os vestidos das madrinhas tem sido a grande aposta das noivas, principalmente, as americanas. Do mesmo modo que o modelo do vestido que deve ser igual para todas, pois dessa forma tanto o altar quanto as fotos ficam mais bonitas e harmoniosas!

Estampas

Se a opção for usar estampas, vale apostar nos florais miúdos, conhecidos como estampa Liberty, ou ainda, nos mais graúdos. Porém as cores devem ser discretas e não podem brigar entre si. Também, considere os xadrezes minimalistas, que têm tudo a ver com o estilo country.

Modelos

Os modelos longos são permitidos, desde que não tenham caudas, afinal elas estão reservadas apenas para as noivas! As versões curtas também estão liberadas e, se tiverem as saias em modelagem evasê, vão combinar ainda mais com o tema, pois esse tipo de corte confere um ar mais romântico ao evento.

Calçados

Muitas madrinhas têm dúvidas sobre o uso de botas em casamento country. A resposta é sim! Podem usar o calçado com vestido, bastando apenas atentarem aos seguintes detalhes:

  • vestido curto pede botas de canos médio ou longo;
  • vestido longo pede botas de cano curto e salto finos.

5. Combine o vestido de noiva com botas texanas

Pode parecer estranho, mas é bonito e muito comum combinar o vestido de noiva com um belo par de botas texanas, afinal elas são lindas e dão um estilo todo especial a qualquer look!

No entanto, para que o traje esteja correto e em harmonia, algumas dicas devem ser seguidas:

  • somente use as botas country se a cerimônia for realizada em uma fazenda ou em um lugar similar, pois caso o casamento seja em uma igreja, o calçado vai destoar do ambiente;
  • dê preferência para os canos médio ou longo se o vestido tiver a saia mais esvoaçante ou tiver algum tipo de fenda. Se ele for justo, aposte no cano baixo;
  • o look pode ficar maravilhoso e no clima de casamento country ao usar botas texanas de saltos grossos, mesmo que eles sejam altos.

Como você pôde ver, realizar um casamento country não é nada complicado. Basta seguir as dicas que trouxemos neste post e manter a harmonia em todos os detalhes. Então, planeje a festa com antecedência e aproveite ao máximo esse lindo momento!

Gostou das nossas dicas? Então, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para acompanhar de perto todas as nossas novidades!