Tipos de rodeio no Brasil: confira as principais modalidades

Postado em 24/05/2019
tipos de rodeio

Entre na febre pelo rodeio também

A tradição do rodeio surgiu nos Estados Unidos, mas em terras tupiniquins tem crescido por suas competições e atrações de shows direcionados ao público amante do estilo country. Há diversos tipos de rodeio desde montaria em touro a team penning.

Considerado um esporte nas festas de peão, o evento tem conquistado um número cada vez maior de público. Atualmente, são 8 modalidades internacionalmente conhecidas. Assim, o estilo country tem se perpetuado no Brasil.

Vamos abrindo a porteira para acompanhar os tipos de rodeio e qual lhe agrada mais! Vem conosco!

Com o crescimento da música sertaneja universitária os cowboys e cowgirls têm migrado para as festas de peão e rodeios do país. São cidades que realizam grandes eventos como a Festa do Peão de Barretos (a maior do Brasil) de Americana, Limeira, Jaguariúna, Cajamar, Piracicaba e Itapecerica, todas no Estado de São Paulo. No entanto, nos outros estados também são realizadas as Festas de Peão e Rodeios.

A cultura do campo e da música sertaneja no interior do país mantém viva as tradições regionais e estas se tornam fontes de turismo para o progresso de suas cidades. Diante disto, a fomentação por estes eventos é crescente.

Conheça os tipos de rodeio

Sempre há um rodeio perto de você ou de sua cidade. E nele ocorrem diversas modalidades de provas que vamos explicar a seguir.

Bull Riding

A grande atração das arenas é o Bull Riding — ou a montaria em touro —, em qualquer lugar do mundo. O peão tem de domar um touro com mais de 900 kg por 8 segundos. Sem encostar a mão de equilíbrio no animal ou no seu próprio corpo, para não tirar nota zero.

É uma prova de coragem, equilíbrio e coordenação motora. Para sua segurança é utilizada luva de couro na mão que segurará a corda americana, colete de segurança e capacete (opcional).

A corda americana é confeccionada em nylon ou rami/fibra e trançada à mão, e tem uma alça para o peão encontrar o apoio necessário para a prova.

Cutiano

Esse é um tipo de rodeio brasileiro em que a montaria em cavalo, segue o estilo do touro. O peão fica por 8 segundos no lombo do animal, partindo de sua saída do brete. Ao primeiro pulo o atleta coloca a espora sem pontas acima da paleta do cavalo. No segundo pulo puxa as esporras para trás.

Nessa modalidade o atleta tem de garantir seu equilíbrio entre os pulos do cavalo, segurando apenas uma das cordas que estão presas à peiteira do bicho. Os equipamentos usados são arreio, baixeiro, peiteira e rédeas com duas canas.

Sela americana

A montaria mais antiga do rodeio americano é feita em cavalos. Não é fácil de ser executada, pois precisa de habilidade técnica. A sela é sem pito e baixeiro. O peão segura uma corda de 1,20 m presa ao cabresto. A mão de ponto de equilíbrio não pode encostar em nenhuma parte do cavalo.

No primeiro pulo são colocadas as duas esporas em sua paleta, mas sem pontas. Ao segundo pulo, o competidor traz as esporas e passa na barriga do animal até o final da sela.

Bareback

Prova também americana, o competidor precisa fazer o mark-out. Com equipamento bareback , uma alça de couro sob medida, inserida na altura da cernelha do cavalo. O atleta monta no dorso do animal. Nesse tipo de competição as esporas são puxadas em direção ao pescoço do cavalo para que o peão fique deitado sobre o animal pulando por 8 segundos. A nota varia de 0 a 100.

Três tambores

Em um ambiente masculino, a prova de três tambores é feminina. São milésimos de segundos para completar o percurso, contado eletronicamente. É feita uma linha imaginária em que inicia a competição e acionado o cronômetro.

A atleta precisa contornar três tambores posicionados em forma triangular o mais rápido possível. Se algum cair, perderá 5 segundos de prova. Um detalhe é que, ao finalizar sua tarefa, o cavalo é avaliado para detectar se não houve maus tratos para que ele corresse mais.

Para participar dessa modalidade a atleta e seus equipamentos terão de pesar no mínimo 65 quilos, caso a soma seja menor é inserido peso para atingir o mínimo.

Team Penning

Uma prova realizada em trio, geralmente, por familiares. Na arena, em um dos lados, existe um curral. Do lado oposto são soltos aproximadamente 30 animais com numeração.

Cada três animais recebem um mesmo número, formando um grupo. É feito um sorteio e os atletas terão de apartar os três animais com os números iguais e levá-los para o curral. Porém, há uma linha imaginária em que somente os três animais apartados poderão ultrapassar.

Se um animal a mais atravessar, os jurados consideram como “estouro da boiada” e os competidores são desclassificados. A duração da prova é de 60 segundos.

Prepare-se para as festas de peão e rodeios

Como citado no início do texto, muitas são as festas de peão e rodeios que ocorrem no Brasil, mas duas delas conseguem levar um número de público para mais de 1 milhão de pessoas.

Festa de Peão de Barretos

Pioneira no Brasil, a Festa de Peão de Barretos (SP) é considerada o mercado do rodeio no Brasil, realizada no mês de agosto. Os investimentos são altos para levar ao Parque do Peão os artistas nacionais e internacionais, peões consagrados no Brasil e no mundo, diversas modalidades de provas, muitos bares, lojas e diversão aos amantes do mundo country.

Com uma população de um pouco mais de 121 mil habitantes, Barretos no período da festa chega a receber mais de 1 milhão de habitantes.

Festa de Peão de Jaguariúna

Outra festa igualmente importante é a Festa de Peão de Jaguariúna (SP) que ocorre em setembro. Em sua arena, no Complexo Red Park, recebe músicos brasileiros e internacionais, peões de grandes competições, provas internacionais, muita descontração e gastronomia variada. O ano de 2007 bateu o recorde de público com 305,5 mil pessoas.

Com números tão elevados é possível constatar que a festa de peão e o rodeio são um sucesso no Brasil e que cowboys e cowgirls já podem preparar as botascalça jeans, fivelas e chapéu para participarem de todos os tipos de rodeio que são encontrados nas arenas. Afinal, agora você já sabe qual modalidade escolher, depois das orientações deste artigo.

Sabe de mais alguma festa de peão ou rodeio bem bacana, que vale a pena ir? Deixe a dica aqui no post para os apaixonados pelo estilo colocarem em suas agendas!