Descubra como surgiram as festas juninas

Postado em 29/05/2019

Quer saber como surgiram as festas juninas? Confira as informações no texto informativo da 7MBoots!

Há centenas de anos, na Antiga Europa, surgiram as Festas Juninas. Elas ocorriam durante o verão para comemorar o início da colheita e eram organizadas pelos celtas, egípcios e outros povos.

Desde então, o mês de junho tem um gostinho especial por conta dos eventos. Caracterizados por fogueiras, danças, bebidas, bandeirinhas e outras tantas peculiaridades.

As explicações para a expressão “festa junina” são divididas. Enquanto alguns historiadores acreditam que o termo surgiu por conta do mês de junho, outros afirmam que o nome é originário dos países católicos da Europa, em homenagem a São João.

Como surgiram as festas juninas no Brasil

O fato é que os portugueses foram os responsáveis por trazer as festividades ao Brasil, ainda durante o período colonial.
Isso porque os índios que habitavam as terras tupiniquins, organizavam rituais para celebrar a agricultura no mês de junho. Com a chegada dos jesuítas, as festas e culturas foram mixadas e os pratos passaram a utilizar alimentos nativos como o milho e mandioca.

Sobretudo, podemos concluir que a festa junina é uma celebração que carrega um pedacinho da cultura de cada país.
Afinal, a dança que influenciou as quadrilhas veio da França, a tradição dos fogos de artifício foi originada da China, e a dança de Fitas foi trazida de Portugal e Espanha.

Tratando-se do Brasil, as festas juninas ocorrem em todas as regiões, mas ganham ainda mais destaque no Nordeste. Repletos de alegria, dança, música regional e comidas típicas, os tradicionais eventos incluem fogueira, quadrilha, além de promessas e simpatias.

Em razão da colheita do milho ser realizada em junho, a maioria dos sabores das festas são preparados com o alimento. Entre os quitutes estão a pamonha, o cural, milho cozido, pipoca, broa de fubá, pé-de-moleque, canjica e muito mais.

E você? Já sabe onde vai pular quadrilha esse ano?

Não se esqueça de visitar a 7MBoots e escolher um look junino cheio de estilo e bom gosto!

Para conferir mais informações históricas, dicas de moda e notícias sobre o universo country, continue ligado no blog da 7MBoots!