Aprenda agora como fazer uma decoração country impecável

Postado em 03/06/2019
decoração country

Siga as dicas para decorar seu espaço country

Para quem vive na cidade com esta correria do dia a dia muitas vezes sente falta de um ambiente bucólico para buscar a paz e tranquilidade na hora do seu descanso. Nem sempre é possível estar em meio à natureza, numa fazenda ou casa de campo, mas você pode levar este ambiente para dentro de sua casa.

Como? Por meio de uma decoração country. Pense só que lugar aconchegante seria! Os admiradores deste estilo encontram muitas opções em decoração para deixar o lar charmoso, simples, sofisticado e rústico. Elementos típicos no mercado não faltam para agradar todos os gostos.

Continue conosco e veja como esta tendência dá vida aos ambientes. Boa leitura!

O que é o conceito country e como aplicá-lo

O country nasceu em 1920 na zona rural dos Estados Unidos e começou a ser retratado na música que falava sobre o sentimento de pertencer e de trabalhar com a terra. No entanto, foi a partir de 1940 que o country realmente foi difundido. As canções ganharam o mundo e o estilo alcançou o universo da moda com as botas, fivelas grandes, calça jeans, camisa xadrez e chapéu. Hoje, é considerado um estilo de vida.

Os amantes do country têm uma ligação forte com o meio rural, mesmo vivendo nos grandes centros urbanos. Por isso, têm buscado decorar suas casas com temas ruralistas, reforçando a identificação com o modo de vida que gostariam de ter.

Simplicidade é a característica fundamental de uma decoração country. Móveis rústicos em madeiras, provençal apresentando um certo desgaste do tempo traduz uma lembrança campestre com muito aconchego.

Geralmente as cores dos móveis tem tonalidade marrom ou branco. Os enfeites como almofadas, colchas, cortinas trazem motivos florais e xadrez dando uma leveza ao ambiente. Outro detalhe encontrado está em temas de animais em quadros e bibelôs. Também são vistos objetos feitos à mão, colheres de pau, latas, carrinhos etc. É o campo dentro da cidade!

1. Foque nos detalhes

São os detalhes que fazem a diferença. Por exemplo tapeçarias de manta, chapéu de peão e ferraduras penduradas na parede, tapetes trançados coloridos, uma mesa vintage e um cesto rústico compõem a decoração. Flores nas cores do amarelo, violeta, rosa, branca em vasos fazem parte da decoração country.

2. Use painéis de madeira

A madeira é um elemento primordial no estilo country. Podendo ser usada como painel, revestimento de parede e piso. Aproveite para combinar tapetes em tons claros e até mesmo de textura variada. Busque uma atmosfera natural para harmonizar o ambiente rústico.

3. Aposte em objetos de porcelana

Para a cozinha use porcelanas de época em xícaras, pires, travessas, bules, canecas dando um toque ao ambiente onde toda a família fica reunida. É nessa hora que lembramos do café da vovó na roça!

4. Utilize luminárias rústicas

Vale investir em luminárias rústicas que irão compor a decoração country. Mesmo com energia elétrica, aposte nos castiçais, velas, candelabros e lampiões para decorar os ambientes como quarto, salas de leitura e televisão. A luz amarelada oferece relaxamento, aconchego e conforto. Independentemente desses itens estarem ligados à energia da casa, sua presença é primordial.

5. Escolha as cores certas

Móveis de madeira conversam bem com tecidos estampados em cortinas, tapetes, almofadas, estofados e mantas. Além do tradicional xadrez, inclua tons quentes como vermelho, amarelo e laranja com outras cores contrastantes.

6. Defina as estampas de tapetes e cortinas

Na decoração country os tapetes podem trazer temas de animais, pelos, quadriculados ou manchas no couro. Como também existem os tapetes de barbantes que podem contrastar com as tonalidades do ambiente.

As estampas country nas cortinas apresentam o tradicional xadrez, em vermelho e preto, mas outras cores podem ser inseridas para compor com o ambiente. Por exemplo, cortina xadrez em cores claras vai bem em banheiro e cozinha. Outras estampas muito usadas são as florais, como a chita, e frutas. Além dessas, fora do ambiente da cozinha, para salas e quartos os tons em marrom e cru são bem requisitados.

7. Decore o quarto das crianças

Incremente o visual dos quartos das crianças com temas country bem divertidos. Use mobílias desgastadas em madeira em tons neutros e terrosos. Se for usar estampas, escolha as delicadas. Os adornos devem ser em ferro fundido com acabamento esmaltado. Preencha o dormitório com elementos de fazenda, sem perder o lado lúdico.

Pinte as paredes em tons pastel, marrom-claro, bege ou cinza. Os adesivos são ótimos para trazer estampas de bichinhos, bandeirolas e outros temas do universo rural. Inclusive para o quarto do bebê, se for o caso.

Os ambientes que combinam a decoração country

Quando se fala em decoração country logo queremos embelezar todos os cômodos da casa, porém é preciso ter alguns critérios quanto aos ambientes ideais. Geralmente, os amantes deste estilo optam pela sala de estar, sala de jantar, varanda e cozinha.

Assim como o quarto, outro ambiente que precisa promover conforto é a sala de estar. No estilo country, dos móveis à iluminação, escolha sofás confortáveis, poltronas em couro, um tapete para compor o ambiente, principalmente os felpudos para os dias frios.

As salas de estar e jantar podem estar em um mesmo local deixando o ambiente mais amplo, porém mantenha o equilíbrio na divisão de elementos, cada um com suas características.

Crie uma varanda gourmet com panelas de barro e ferro, fogão e forno à lenha e uma mesa grande para receber os familiares e amigos. Acrescente balanço de madeira e poltronas para os momentos de descanso. Capriche nos vasos de flores e plantas.

Para a cozinha, além dos móveis de madeira rústicos ou com estilo usado, incremente, se couber, um aparador no meio para ficar bem style. Ornamente com flores-do-campo ou em pequenos vasos plante alguns temperos e deixe próximo das janelas.

Agora você já sabe como fazer uma decoração country! O universo rural é amplo em termos de elementos para ornar cada ambiente de sua casa. Uma vez que você tenha entendido o conceito de country, poderá deixar sua imaginação voar, pois a simplicidade está em tudo. Depois dos ambientes decorados verá o quanto ficou cheio de estilo e aconchegante ao mesmo tempo. Vale a pena investir!

Conhece outras dicas de decoração country? Comente no post para que aumente nosso leque de opções!