Como surgiu o dia dos namorados?

Postado em 12/06/2019

Confira como surgiu o dia dos namorados, a data que irradia amor, carinho e paixão.

Ao longo do ano, diversas datas são comemoradas como forma de homenagear as mães, os pais, ao avós, personalidades notórias e certamente, os apaixonados. Afinal, os pombinhos merecem boas celebrações. Por isso, dia 12 de junho, é considerado, oficialmente o dia dos Namorados no Brasil.

Porém, o dia dos namorados possui diversas origens que envolvem curiosidades, crenças populares e fatores econômicos.

Confira alguns fatos históricos.

São Valentim 

Contudo, uma das lendas que envolve a criação da Data é superinteressante. Em 270 AC, na Roma Antiga, o Imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens. O principal intuito era reduzir o número de homens casados para ter mais soldados em seu contingente.
Foi aí Valentinus, um bispo totalmente contra a proibição, começou a fazer casamentos escondidos.
Infelizmente, o bispo foi descoberto, preso e condenado à morte. Durante o tempo de prisão, Valentinus se apaixonou por uma mulher cega. A partir de um milagre, ele recuperou a visão da sua amada e deixou uma carta antes de ser decapitado.
A mensagem dizia “From your Valentine” (do seu Valentinus, em português. Por isso, a partir dessa frase, surgiu o Valentine`s Day, também conhecido como dia de São Valentim. A data estabelecida foi  14 de fevereiro e é comemorada até os dias de hoje nos EUA.

Dia dos Namorados no Brasil

Em terras Tupiniquins, o dia dos namorados tem contexto comercial.
Em 1948 a rede de lojas Clipper percebeu que, durante o mês de junho as vendas sempre caiam por conta da ausência de uma data considerável no mês.
Com o objetivo de contornar a situação adversa, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de incorporar o Valentine`s Day, e definiu o dia 12 de junho como a data oficial dos namorados.

Desde então, os casais apaixonados trocam presentes como perfumes, ursinhos, cartas, chocolates e diversas lembranças de modo a reafirmar o amor e carinho que sentem um pelo outro.

O melhor presente é sempre 7MBoots!

Nós da 7MBoots esperamos que você já tinha garantido um presentão para essa data tão especial.

No nosso site você encontra diversos tipos de Botas Texanas masculinas, Botas Texanas Femininas, Botinas Country, chapéus e muitas outras opções para presentear o seu amor com todo estilo.

Gostou da informação? Fique ligado no blog da 7MBoots e descubra muitas outras histórias interessantes sobre datas comemorativas.