5 dicas de moda country masculina para acertar no visual

Postado em 14/06/2019

Você quer ficar bem ajeitado e bitelo para a mulherada, não é? Que tal conhecer as 5 dicas de moda country masculina para acertar no visual e arrancar suspiros?

O estilo country vem reforçando sua permanência. Nascido em 1920 na zona rural do sul dos Estados Unidos, foi incorporado pelo homem do campo brasileiro na década de 60, pois houve uma identificação de estilo quase imediata — no Brasil, está associado à música sertaneja e aos rodeios.

Botas, camisas, coletes, chapéus, cintos e fivelas dão aos cowboys uma personalidade de aventura, de forma selvagem e bem masculina. Portanto, continue lendo o post e aprenda a se manter traiado!

Confira as características da moda country masculina

A moda country masculina traz peças-chave, como botas, cintos, camisas xadrez, chapéus, fivelas e bonés. Um estilo rústico e natural é traduzido pelos artigos em jeans, couro e camurça. Os tons terrosos, como cáqui, marrom, caramelo e terra, são contrastados com branco, azul, vermelho, laranja e verde.

Nas vestimentas, o uso das franjas está presente em coletes, jaquetas e botas que fazem referência aos vaqueiros. A camisa dentro da calça e uma sobreposição com colete são elementos texanos interessantes para o look. Caso, queira se sentir mais à vontade, saia com um visual mais básico.

Conheça as peças e acessórios essenciais ao estilo

Para ir aos rodeios ou baladas sertanejas, os looks têm ficado mais jovens e despojados. Porém, o figurino tradicional se faz presente entre os demais acessórios. A seguir, veja quais são as peças essenciais!

1. Bota country

Denominadas botas texanas, country ou cowboy, geralmente são confeccionadas em couro com modelagem variada. Podem ter fivelas ou não, cano alto ou médio, e tons diversos. O ideal é que sejam usadas com camisa e calça jeans, xadrez, estampas ou básicas, se for para o campo. Já uma balada pede um look mais casual: calça jeans clara, branca ou creme, para dar destaque à bota.

Você pode usar o cano para fora ou para dentro da calça, dependendo da situação e se quer chamar a atenção para o calçado. A calça mais indicada para esse figurino é com a perna justa ao corpo. Assim, a barra ficará por dentro do cano da bota, evitando sobras e aquela aparência afofada.

2. Chapéu e boné

chapéu é um acessório icônico, uma peça tradicional dos vaqueiros e apreciadores de rodeios e música sertaneja. No entanto, muitas pessoas ficam na dúvida no momento de sua compra devido à variedade de modelos. Veja alguns deles agora mesmo!

Gambler

Um clássico, é o chapéu usado nos filmes de faroeste. Sua origem é mexicana, tem coroa plana, baixa e aba larga. Estiloso, é uma peça coringa que combina com diferentes looks.

Cattleman

É o mais usado pelos cowboys e agroboys. O modelo cattleman traz três vincos em sua coroa e as laterais da aba são para cima. Um estilo mais ousado e que combina com os jovens.

Gus

Também considerado clássico, o Gus tem a coroa alta e três vincos profundos. Geralmente, homens mais velhos optam por este modelo, mas pode ser usado quando estiver traiado.

Nevada

Similar ao Gambler, com coroa curta e plana, esse modelo é feito de materiais sofisticados. Os seus amantes, normalmente, buscam um estilo mais elegante para fugir do tradicional.

Boné

Mais uma opção é o uso dos bonés, que reforçam o estilo country casual com uma camiseta básica ou camisa xadrez. Para escolher o modelo, é preciso combinar com sua fisionomia — por exemplo, para um rosto redondo, o ideal é um boné de aba reta; se for longo e fino, o de aba curva.

Conheça os tipos de bonés:

  • esportivo com abas curvas: é ótimo para se proteger dos raios solares no campo;
  • trucker: o queridinho dos caminhoneiros e trabalhadores das áreas rurais, tem tela perfurada, permitindo a respiração do couro cabeludo;
  • snapback: tem detalhe em plástico no tamanho do acessório, é ousado e traz mais jovialidade;
  • estampado: é o que se sobressai no look devido à sua casualidade, mas combina apenas com camisetas;
  • strapback: é um dos modelos mais usados atualmente, tem aba reta e uma fivela de metal para ajustar o tamanho.

3. Camisa xadrez

A camisa xadrez vermelha, verde, azul, multicolorida ou de diversos padrões de estampa deixa qualquer homem estiloso e pronto para todas as ocasiões. O xadrez é uma boa peça para compor um visual, e combina com calças jeans claras ou escuras, botas e cintos. Pode ser, ainda, usada com camiseta branca por baixo.

O xadrez é uma estampa que marca o estilo country. Por isso, pode vir acompanhado de jaquetas e coletes em tons neutros para não entrar em conflito com as demais cores.

4. Calças

O modelo mais usado de calça country é o skinny. Em sua confecção, é usado elastano para que se ajuste ao corpo e possa ser colocado dentro das botas de cano alto. Para os homens, que preferem que o cano da bota fique por dentro, invista em calça de modelagem mais larga na boca.

As calças de couro também são opções que vão deixar o seu figurino mais sofisticado. Caso a tonalidade seja escura, você poderá ousar na camisa e nos demais acessórios.

No entanto, analise a modelagem disponível e experimente para ver qual favorece o seu corpo. Calças de cintura alta são mais confortáveis e não marcam as “gordurinhas” — principalmente as de corte reto, que equilibram as curvas do corpo.

5. Cinto e fivela

Grandes parceiros, o cinto e a fivela no estilo country deixam o look original. Aproveite para usar esse acessório com calça jeans de lavagem escura — você até pode usar com a clara, mas esses acessórios devem ser mais básicos.

Cuidado com o cinto quanto às combinações de cores, estampas e materiais, para que possa harmonizá-lo com o restante do visual. Na fivela, temas como peão montado, touro, boi e cena de rodeio podem indicar a sua personalidade. Mesmo assim, verifique se o desenho da fivela e o seu tamanho não deixarão a sua composição pesada.

Não é complicado acertar o visual na moda country masculina, basta seguir estas 5 dicas para estar sempre ajeitado ou traiado. Dessa forma, poderá cercar o porco nas baladas sertanejas ou rodeios. Então, aproveite que o estilo rural tem invadido a moda urbana!

Gostou deste post? Então, aproveite para conhecer mais sobre a linha masculina country e fique por dentro das tendências!