Descubra como investir e ganhar dinheiro na fazenda

Postado em 24/06/2019
como ganhar dinheiro na fazenda

Invista da maneira certa

Nesses anos de crise econômica, o agronegócio tem sido o alento para manter a balança comercial com saldo positivo. Em 2018, ele atingiu US$93,3 bilhões de janeiro a novembro, respondendo por 42% das exportações brasileiras, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Diante desse cenário, como ganhar dinheiro na fazenda?

As opções de atividade no campo são muitas, como a criação leiteira, de gado para corte, de suínos, piscicultura, agricultura e turismo rural, entre outros. Neste post, falaremos sobre os principais modelos de negócios, para que você decida o ramo de atividade que quer exercer e ficar bichão no assunto. Acompanhe os detalhes de cada mercado e veja o que é preciso para investir neles!

Quais são os principais modelos de investimento e negócios no campo?

Mesmo diante de um cenário incerto, com o crescimento do PIB do Agronegócio — projetado em 2% para 2019 —, o meio rural tem sido favorável para o investimento. Assim, vamos conhecer um pouco desse mercado.

Criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro tem sido uma boa opção devido à rentabilidade e ao baixo investimento, pois pode começar com um rebanho modesto em uma pequena propriedade. Os brasileiros produziram 35,1 bilhão de litros de leite em 2017, de acordo com o Anuário Leite 2018 da Embrapa.

Tanto para o mercado interno quanto externo, a produção de leite crescerá devido à demanda por produtos lácteos. A expectativa da Embrapa para a produção é chegar a 304 milhões de toneladas por ano até 2030.

Criação de gado de corte

Atividade lucrativa no Brasil, a pecuária de corte fechou 2018 exportando 1,64 milhão de toneladas de carne bovina, um aumento de 11% em relação a 2017, conforme a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes.

Na produção de gado de corte, é necessário investimento na genética do rebanho com inseminação artificial, manejo nutricional e sanitário e cuidados especiais com a pastagem. Outro dado relevante é quanto à raça escolhida, como Red Poll, Shorthorn, Hereford, British White ou Galloway.

Criação de suínos

Quarto maior produtor e exportador do mundo em carne suína, o Brasil garante um implemento para 2019 de 4,9% na produção, que atingirá regiões além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná — grandes produtores.

De acordo com o índice de desempenho da Embrapa, no ano de 2018, foram produzidas 3,97 milhões de toneladas de carne de porco. Destas, 646 mil toneladas foram exportadas.

Psicultura

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura) informou que o Brasil alavancará a produção de pesca e aquicultura em 104% até 2025.

Com uma demanda crescente por alimentos com baixo teor de gordura e colesterol, há possibilidades de expansão da aquicultura — e o Brasil tem potencial devido à sua extensa faixa costeira e à maior quantidade de água adequada para essa atividade.

Agricultura

Existem quatro razões para investir na agricultura: o retorno é certo, promove o aumento da produtividade, reduz a miséria e a pobreza em sua região, e possibilita a sustentabilidade ambiental. Mas e o cenário econômico?

A agricultura cresceu mais de quatro vezes entre 1975 e 2016 no Brasil. A produção de grãos saiu de 40,6 milhões de toneladas para 187 milhões de toneladas nesse período, segundo um estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para você investir na atividade, terá de optar pela agricultura familiar, comercial ou sustentável.

Turismo rural

Se a sua fazenda tem cachoeiras, rios e belas paisagens para se fazer trilhas, você pode investir no turismo rural, construindo uma pousada para hospedar seus clientes e oferecendo comidas típicas e até uma piscina. Essa atividade requer mais investimentos para a estrutura necessária para as atrações do local.

Uma pesquisa realizada pela Sebrae constatou que o turismo rural cresce, em média, 30% ao ano, ocupando a 4ª posição do segmento mundial. É o segundo destino da maioria dos turistas.

O que é preciso para investir e quais são os riscos?

Para começar a criação de gado leiteiro ou de corte, é necessário um local com 1 hectare para pequeno rebanho. Caso pense em expandir, o espaço deverá ter, no mínimo, 3 hectares. Além disso, é preciso contar com um estábulo e um curral de pelo menos 150m² para abrigar, no máximo, 60 vacas ou bois.

Escolha as raças de gado leiteiro mais indicadas, assim como as de gado de corte que sejam dóceis e fáceis de serem trabalhadas. Independentemente do gado, é necessário contratar um veterinário para fazer o acompanhamento da saúde dos animais.

Um dos aspectos que trazem risco ao negócio é a dependência de fatores climáticos, que podem provocar grandes impactos, assim como a má gestão do negócio e a falta de controle sanitário.

Geralmente, os animais suínos são criados em confinamento, em um espaço que caiba de 160 a 320 porcos e longe de outras criações — de acordo com as questões de biossegurança. É preciso instalações para pré-cobrição e gestação, maternidade, creche, crescimento e terminação.

A falta de controle sanitário em uma produção descuidada e a contaminação ambiental no tratamento de dejetos, provocando doenças, são os maiores risco nessa atividade.

O investimento em psicultura demandará a construção de um parque aquático, com a avaliação do solo para fazer os tanques — que devem medir um hectare, com profundidade média de 1,5 metro, para colocar 15.000 m³ de água. É preciso, ainda, investir em drenagem, sistema de abastecimento, gaiolas e nas espécies de peixes a serem criados. As oscilações ambientais de solo, clima e microrganismos podem trazer riscos à psicultura.

Para investir na agricultura, veja a documentação necessária para torná-la legal para uma atividade comercial e escolha a área adequada para fazer o cultivo das culturas selecionadas. Compre as sementes, fertilizantes e agrotóxicos registrados, organize onde vai acondicionar os produtos colhidos e a forma de transporte para a comercialização. Pragas na lavoura e mudanças climáticas são os grandes vilões da agricultura. Por isso, é imprescindível ter a gestão de risco dentro da fazenda.

Já para o turismo rural, será preciso investir em novas instalações, como suítes para acomodar os hóspedes, um restaurante interno, talvez um SPA, locais com estruturas para realizar as atividades ofertadas pela fazenda etc. Antes de começar o empreendimento, avalie os riscos de mudanças provocadas no lugar devido à atividade de turismo, pois ela deve provocar o menor impacto possível de degradação ambiental e socioeconômica.

Como ganhar dinheiro na fazenda?

Quem pretende explorar a propriedade rural para obter fonte de renda, deve fazer um planejamento estratégico do negócio a ser desenvolvido, considerando clima, solo, vegetação, economia da região, clientes, produtos e transporte, entre outros. É preciso considerar a estrutura já existente e o que precisará ser construído para estabelecer a atividade, como curral, escritório, casa de colono, sistema de comunicação e o que mais for necessário.

Você pode optar por uma atividade principal e outras secundárias para explorar comercialmente. Para controlar tudo, invista em um sistema de gestão organizacional e administrativo, identificando setores, números e perfis de colaboradores, custos, área comercial e retorno do investimento.

Viu como ganhar dinheiro na fazenda de diversas maneiras? Em qualquer atividade que for explorar, procure conhecimento e orientação para minimizar os riscos de investimento. Assim, você conseguirá maior lucratividade.

Gostou deste post? Então, aproveite para saber mais sobre a pecuária sustentável, para que possa agregá-la em seu negócio!