Ícone do site Dicas e Novidades do Mundo Country – 7M Bota Texana

5 dicas para ter uma fazenda sustentável

fazenda sustentável

Quer saber qual a melhor forma de garantir que a sua fazenda seja sustentável? Fique ligado nas dicas da 7MBoots!

O papel desenvolvido pela agropecuária dentro da economia brasileira é fundamental. De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), só em 2017, o setor produziu entre 224,1 a 228,2 milhões de toneladas e foi responsável por mais de 19 mil empregos.

Ou seja, oportunidades de crescimento é o que não faltam. Contudo, é preciso que toda essa prosperidade seja acompanhada de respeito à natureza e ao meio ambiente. Até porque, é inaceitável utilizar os recursos esgotáveis do nosso planeta de maneira imprópria.

Por isso, para você ganhar destaque no mercado com uma gestão agrícola focada no pensamento ecológico, a 7MBoots trouxe 5 dicas para ter uma fazenda sustentável.

Confira e inspire-se:

Descarte os resíduos de forma correta

A princípio, qualquer atividade humana gera resíduo, com as ações do agronegócio não é diferente.
Porém, um dos principais males causados ao meio ambiente está concentrado no descarte incorreto de resíduos. Afinal, qualquer embalagem ou produtos utilizados em sua produção deve ser direcionado ao local correto.
Contudo, grande parte dos produtores ainda não participa da coleta seletiva e não pratica a reciclagem dos materiais utilizados. Infelizmente, esses atos têm consequências gravíssimas como contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Por isso, comece a estudar a sua forma de produção e faça uma análise de como é possível reaproveitar os materiais.
Dica: Utilize pneus velhos em algumas plantações ou transforme-os em artigos decorativos.

Priorize energias renováveis

Uma maneira eficaz e econômica de tornar a sua fazenda mais sustentável é substituindo as fontes de energia não renováveis por opções renováveis. Por exemplo, combustíveis petrolíferos podem ser substituídos por biodiesel ou etanol. Além disso, é possível investir no uso de placas solares para o abastecimento de energia para a sede ou outras instalações do espaço.

Reutilize a água da chuva

Sustentabilidade tem tudo a ver com reutilização. Além do mais, a água é, sem dúvidas, o bem mais valioso do nosso Planeta. Por conta da abundância de rios e lagos, muitas pessoas não se preocupam com a falta d’agua e praticam o desperdício, mas um produtor que respeita a natureza e os recursos oferecidos pelo meio ambiente age de forma diferente. Afinal, uma fazenda sustentável utiliza a água com consciência.
Uma ótima maneira de aproveitar a água da chuva é a partir da criação de um sistema de capta, armazena e distribui a água ao longo de toda a propriedade. Com isso, além de garantir o abastecimento da lavoura por um período mais longo, você ainda reduz os riscos de possíveis perdas causadas pela seca.

Fique atento ao desperdício

Certamente, o desperdício é um dos principais causadores da situação alarmante do planeta Terra. Infelizmente, existe uma falsa ideia de que os recursos naturais são inesgotáveis, mas, se os produtores e consumidores continuarem nesse ciclo de desaproveitamento, as próximas gerações podem sofrer longos períodos de seca.
Sobretudo, para conquistar uma fazenda sustentável, é preciso que haja constante observação sobre o uso consciente dos recursos naturais. Isso envolve utilizar apenas os elementos necessários para a sua produção, otimizar os sistemas de irrigação e procurar novas e eficazes maneiras de reaproveitamento de materiais.

Repense o uso de agrotóxicos

Para que uma fazenda seja, de fato, sustentável, é preciso que os administradores repensem o uso de agrotóxicos. Afinal, essa prática é extremamente prejudicial para o meio ambiente e até mesmo para a saúde humana.
Contudo, é possível utilizar alternativas naturais e tornar-se um produtor livre de pragas. Para isso, recomendamos o estudo de estratégias que utilizam insetos, adubos verdes e muito mais. Faça uma pesquisa com especialistas para encontrar a melhor solução para aplicar na sua fazenda.
E aí pessoal, gostaram das dicas? Já praticam algumas dessas ações em suas fazendas? Conte para nós!
Ah, e continuem ligados no Blog da 7MBoots, vem muuita coisa boa por aí!

Sair da versão mobile