Feira agrícola: conheça as 7 principais que acontecem no Brasil

Postado em 26/06/2019
feira agricola

Feira Agrícola

Cowboys e cowgirls que se prezem nunca ficam de fora dos eventos mais famosos do agronegócio. Afinal, eles são ótimas oportunidades para conhecer as tendências da feira agrícola, fazer bons investimentos e firmar parcerias, aprendendo novas técnicas para colocar em prática na gestão do próprio negócio.

A previsão é de que os próximos anos sejam muito vantajosos para o agronegócio, o que torna os eventos da área ainda mais concorridos e atrativos. Pensando nisso, listamos, neste post, as 7 principais feiras agrícolas que acontecem Brasil afora. Anote na agenda e confirme a sua presença!

1. Tecnoshow — Rio Verde, Goiás

Organizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), a Tecnoshow é uma das feiras mais famosas da lista, e acontece todos os anos em Rio Verde (GO), no mês de abril. A cada nova edição, o evento se supera na quantidade de expositores e na comercialização de produtos do setor.

O número de visitantes também é crescente. Eles vêm de toda a parte do país, atraídos pela variedade e qualidade dos produtos oferecidos. A diversidade, inclusive, é uma das principais características da Tecnoshow, que reúne variadas máquinas e equipamentos agropecuários de primeira linha. Isso, sem falar na exposição de animais de diversas espécies.

Considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro, a Tecnoshow é um evento perfeito para homens e mulheres do campo conhecerem as novas tecnologias do setor e firmarem parcerias promissoras, atraindo pequenos, médios e grandes produtores rurais e oferecendo palestras técnicas, econômicas e de educação ambiental.

2. Expozebu — Uberaba, Minas Gerais

A Exposição Internacional de Gado Zebu (Expozebu) é um evento clássico da cidade de Uberaba, interior de Minas Gerais. Ela acontece anualmente entre os meses de abril e maio, no tradicional parque de exposições da cidade. Essa feira agrícola é tão famosa que já está em sua 85ª edição.

Como o próprio nome indica, a Expozebu gira em torno do gado tipo zebu e é tão famosa que reúne até comitivas de visitantes internacionais. Para participar, o encontro exige inscrição prévia para expositores. As informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

No local, são comercializados maquinários agrícolas, equipamentos pecuários, veículos, barcos, embriões, produtos veterinários e de nutrição animal, entre outros atrativos do setor. A feira agrícola conta ainda com leilões de variadas raças de animais, organizados em diversos lotes em meio ao evento, além de concursos leiteiros, campeonatos de bezerros e muitas outras atrações segmentadas por raças.

3. Femec — Uberlândia, Minas Gerais

Apesar de ser uma feira agrícola recente, a Femec atrai visitantes de todo o país desde o ano de 2012, data de sua primeira edição. O evento acontece anualmente no mês de março, no parque de exposições do Camaru, na cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais.

O foco do evento é a comercialização dos mais variados equipamentos e insumos do ramo. A Femec tem, ainda, um grande diferencial que é a possibilidade de capacitação técnica de produtores rurais do setor agropecuário, sendo uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento para os trabalhadores da área.

4. Megaleite — Belo Horizonte, Minas Gerais

A feira agrícola Megaleite é a maior exposição pecuária leiteira do Brasil, reunindo as principais raças leiteiras do país. O evento acontece anualmente no mês de junho, em Belo Horizonte (MG), e é administrado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A Megaleite conta, inclusive, com apoio técnico e financeiro do governo do estado.

A iniciativa é coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), demarcando-se como um evento já tradicional no calendário agrícola mineiro. A programação é variada, reunindo feiras de negócios, campeonatos leiteiros, julgamentos, leilões, debates e palestras educativas.

5. Expointer — Esteio, Rio Grande do Sul

Maior feira agrícola a céu aberto da América Latina, a tradicional Expointer é realizada anualmente entre os meses de agosto e setembro, na cidade de Esteio, interior do Rio Grande do Sul. O palco do evento é o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, situado no KM 13 da BR 116.

Além de ser um encontro famoso por sua extensão, a Expointer se destaca por reunir as tecnologias mais inovadores do segmento e os animais de maior destaque entre as raças criadas no estado. Workshops, palestras e audiências públicas sobre o mercado agro são outros destaques da feira, sem falar nas áreas de lazer e nos típicos shows para entretenimento do público.

6. Festa do Boi — Parnamirim, Rio Grande do Norte

A Festa do Boi é uma das mais tradicionais do nordeste brasileiro, sediada em Parnamirim, região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. É o maior evento do setor agropecuário e de agronegócio do estado, organizado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC) e com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE).

Anualmente no mês de outubro, o parque de exposições Aristófanes vira palco do evento e reúne visitantes de toda região. O público é atraído pela variedade de atrações do setor, que inclui julgamentos de todas as raças de animais participantes, torneios leiteiros, shows musicais e os famosos leilões.

7. Feira Internacional da Amazônia — Manaus, Amazônia

Tradicional evento da região norte do país, a Feira Internacional da Amazônia (FIAM) está em sua décima edição e acontece anualmente no mês de novembro, em Manaus. Essa feira agrícola faz parte das iniciativas promovidas pelo governo brasileiro para divulgar e valorizar os produtos e serviços amazônicos.

Desde 2002, a FIAM está incluída no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, atraindo investimentos para a promoção e comércio regionais. A feira se destaca pela excelência, qualificação e confiabilidade dos produtos, reunindo mostras de projetos resultantes das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da região e incentivo às exportações.

Anotou? Com o calendário de feira agrícola recheado de opções, fica até difícil escolher qual evento participar. Mas uma coisa é certa: independentemente da escolha, todos esses encontros têm muito a oferecer para quem trabalha na área ou se interessa pelo universo agro. Então, planeje sua agenda e não fique de fora!

Gostou do post? Aproveite e curta nossa página no Facebook para conhecer mais novidades do setor!