Conheça as principais regras do rodeio

Postado em 28/06/2019

Ei, bichão! Todo mundo gosta de um bom rodeio. Mas, além do fervo e do mijo de égua, tem muita coisa que você precisa saber. Por exemplo, sabia que ele veio dos Estados Unidos para o Brasil na década de 80? De lá para cá, virou uma potência, atraindo mais gente para a arena que o futebol. Pode acreditar, fi!

Além de tomar corote, você sabe quais são as regras do rodeio? Para não passar vergonha e parecer abeia na frente dos bitelos, continue lendo este post e entenda mais sobre o show!

Saiba como funciona o rodeio

Que no rodeio o touro causa um piseiro na arena, até dar pialo no peão, todo mundo sabe. No lombo do bicho, o sujeito se segura como pode, com o braço esticado até não aguentar mais!

O que pouca gente entende é que existem várias categorias, e cada uma tem uma regra específica. Há rodeios de cavalo, que são os mais antigos e podem ser realizados com ou sem estribos, e aqueles em que o bichão precisa laçar o bezerro.

Além desses, há o modelo que todo marrento conhece: aquele em que o peão monta no touro. Neste post, vamos abordar as regras dessa modalidade mais tradicional.

Entenda mais sobre as regras do rodeio

Tudo na vida tem regras, não é, fi? Com o rodeio, não poderia ser diferente — caso contrário, seria um evento bem cara de gato. Para entender bem direitinho o que está acontecendo na arena, é só continuar lendo o texto!

Os trajes

Andar traiado todo mundo quer. Mas, na hora do rodeio, existem algumas regras específicas. O peão tem que estar bem ajeitado, com chapéu ou capacete, calça de couro com botões, camisa de manga longa com os punhos abotoados, bota e colete de proteção no caso da montaria em touros.

Antes de entrar na arena para o piseiro, o peão e o touro precisam estar ajeitados e com todos os equipamentos roiados. Qualquer sujeito tranqueira com objetos cortantes que possam machucar o animal será advertido. Por isso, espora só rombuda!

Os equipamentos do animal

Os equipamentos do bicho variam de acordo com a modalidade. No caso do rodeio com cavalos, existem três tipos de montaria que variam entre as modalidades saddle bronc, cutiano e bareback.

No touro, é usado o sadém roiado na virilha do bicho e uma corda com nó de ajuste.

O tempo e a avaliação

O peão precisa sair do brete assim que o competidor puxar o trecho, a menos que o animal comprovadamente impossibilite a saída. Então, ele precisa segurar por oito segundos com a mão para cima, sem tocar seu corpo, o animal ou qualquer outro acessório além da cerca e portões.

Isso é chamado de apelo, e a nota pode ser zerada se ficar comprovado que ele obteve vantagem.

A nota varia de 0 a 100 para o animal e para o bichão. São avaliados os desempenhos de ambos, e a nota final é calculada considerando 50% da nota de cada um.

As regras do rodeio são simples, mas trazem muitos detalhes que podem variar bastante de acordo com a categoria. Se você não quer passar de abeia ou dar cancha com informação errada, é bom dar uma pesquisada nas regras do evento que vai assistir. Depois, é só aproveitar para cercar o porco e tomar corote no fervo.

Pronto para o próximo evento? Continue com a gente e descubra quais são as características de um bom cavalo de rodeio!