Tipos de gado do Brasil: conheça os mais comuns

Postado em 02/07/2019
tipos de gado do brasil

Conheça Os Mais Comuns

Aow, companheiros! Tudo joia por aí? A gente sabe que a pecuária no nosso país é muito forte, tanto de carne quanto de leite. Mas você sabe quais são os tipos de gado do Brasil mais populares?

Algumas raças se adaptaram melhor ao clima e ao território brasileiro, assim como os animais mestiços, que reúnem o que cada uma tem de bom. Por isso, quem lida diretamente com bovinos deve entender do assunto para tirar o melhor proveito.

E aí, quer saber mais? Então, brutos e brutas, continuem a leitura, pois é sobre isso que a gente fala neste post. Acompanhe!

Nelore

Quem não fica admirado em ver um pasto cheio de gado nelore? O animal é bonito e imponente, mas muito dócil e fácil de manejar. A raça é de origem indiana e se adaptou muito bem ao clima quente do Brasil. Por ter pelagem mais grossa, tem maior resistência aos parasitas.

Você sabia que o Nelore corresponde a mais ou menos 80% da produção de carne no país? Um dos fatores para isso é o fato de ser um gado que responde muito rápido aos cuidados.

Gir

O Gir também vem da Índia. Dócil, robusto e de boa aparência, é a segunda raça mais registrada no Brasil. Em um primeiro momento, ela foi utilizada para produção de carne. Porém, hoje, tem dupla aptidão — corte e leite — e muito sucesso no cruzamento com outras raças, como o Girolando.

Juntando essa característica à sua fácil adaptação a diversos climas, como de sol intenso ou alta umidade, o animal torna-se de grande valor econômico, inclusive no mercado externo.

Holandês

A vaca Holandesa é a típica leiteira que a gente vê em desenhos por aí: de pelagem branca, malhada de preto ou vermelho. Embora sua aptidão seja a produção de leite, também se estimulou o seu cruzamento com o gado de corte na década de 80.

Por ser uma raça acostumada com climas mais frios, a Holandesa teve que passar por cruzamento com gados mais rústicos, como o guzerá e o gir, para fazer parte do rebanho do nosso país — resultando no Guzolando e no Girolando, respectivamente.

Girolando

O Girolando é o mestiço entre o Gir com a Holandesa, criado — com sucesso — para ser um gado leiteiro. Em 2017, uma vaca exemplar do cruzamento bateu o recorde mundial de quilos de leite em um único dia: foram 120,48 quilos contra os 115 do recorde anterior. Impressionante!

Entre as características que tornam esse tipo de gado um dos mais criados no país são a fácil adaptação às regiões tropicais e a longevidade. Existem animais que chegam a produzir 100 mil quilos de leite em toda a vida.

Esses são alguns tipos de gado do Brasil mais populares. Porém, é preciso dizer que a pecuária no país é bem vasta e conta com diversas outras raças — tão importantes quanto as que falamos aqui. Afinal, somos uma nação rural.

E aí, gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter para receber todas as novidades em primeira mão. Chique demais!