Você sabe como surgiu o rodeio? Aprenda mais sobre sua história

Postado em 03/07/2019
como surgiu o rodeio

Aprenda mais sobre Rodeio

Fi, se você gosta mesmo desse mundo rural, precisa saber como surgiu o rodeio, considerado uma festa e um esporte ao mesmo tempo. Afinal, essa foi uma atividade que logo conquistou o coração dos brasileiros quando surgiu no país.

Permanecer em cima de um cavalo ou boi por oito segundo não é fácil, somente um homem bichão mesmo para domar o animal sem ir para o chão. E, como diz a música de Leandro & Leonardo, “quem quiser ser o primeiro, tem que ter o braço forte”. Bora conhecer esse universo dos cowboys?

Como surgiu o rodeio?

É preciso voltar um pouco na história para explicar a origem ao rodeio. A Guerra Mexicano-Americana ocorreu entre os dois países nos anos de 1846 a 1848, devido à ganância dos americanos em conquistarem territórios mexicanos — expansão que ficou conhecida como a marcha para o oeste, no século XIX.

Tudo começou com a ida de colonos americanos ao Texas, em 1820. Nesse período, o México estava independente e tinha herdado os territórios da parte do Vice-Reino da Nova Espanha. Assim, o governo começou a estimular a ocupação dos novos locais, por meio de acordos com os Estados Unidos.

Com o tempo, a relação entre ambos sofreu abalos, pois os colonos americanos não queriam obedecer às ordens do México para libertar os escravos, converterem-se ao catolicismo e pagar certos impostos. Por consequência, teve início a batalha de independência do Texas: os mexicanos foram derrotados e rompeu-se, então, as relações entre os países.

Como houve um relacionamento entre os povos nesse período, os americanos acabaram adotando alguns costumes espanhóis, como a doma de animais. Assim surgiu o rodeio nas fazendas de gado do centro-oeste dos Estados Unidos.

A cidade de Deer Trail, no estado do Colorado, realizou a primeira prova de montaria em sela, em 1869. Ranchos e fazendas, parecendo filmes de faroeste, foram os cenários para as provas e diversões. Vaqueiros participaram de testes como a montaria e o laço. O evento fez tanto sucesso que, entre 1890 e 1910, virou entretenimento público no oeste americano.

Quando o rodeio virou um negócio?

Já no início do século XX, o rodeio se tornou um esporte competitivo, virando campeonato em Boston e em Nova Iorque e atraindo a atenção nacional dos admiradores desse estilo de vida e de esporte.

Empresários do mundo do espetáculo viram nessa modalidade a oportunidade de transformar o rodeio em um grande evento americano. Com suas habilidades, popularizaram a festa além das fronteiras do país.

Os integrantes do rodeio eram tropeiros que cuidavam dos cavalos e touros. Foram bichões nos negócios, fortes e grandes juízes de gado. Nos Estados Unidos, 50 tropeiros mantinham os bichos vivos para os mais de 600 rodeios promovidos no país pela Professional Rodeo Cowboys Association (PRCA) durante o ano.

A partir daí, diversas organizações surgiram para profissionalizar o rodeio — como a National Intercollegiate Rodeo Association (NIRA), em 1948, que expandiu o esporte para outras gerações de cowboys, e a Final Nacional de Rodeio (NFR), em 1959, que melhorou o campeonato profissional. Antes, quinze cowboys de cada modalidade do esporte tinham que participar de todos os circuitos regionais para adquirirem pontuação e concorrerem à premiação.

Muitos cowboys se aperfeiçoaram e se tornaram atletas profissionais, com destaque nacional e internacional. O número de eventos aumentou, com a divulgação na mídia e a publicação de revistas como Hoofs and Homs The Buckboard. Assim, os anos 50 ficou conhecido como a Idade Dourada de Rodeio.

Desde essa época, os profissionais do rodeio têm se tornado articuladores e empreendedores, conquistando grandes prêmios e se preocupando com sua condição física para manter a competitividade.

Quando surgiu o rodeio no Brasil?

O primeiro rodeio no Brasil aconteceu na praça central de Barretos, no estado de São Paulo, em 1947. O evento surgiu em uma quermesse da Prefeitura e despertou a atenção do público presente. Não havia arena, e sim os bancos da praça delimitando o espaço.

Barretos já era uma cidade em que os boiadeiros faziam suas paradas para o transporte de gado, e eles inventavam formas de se divertir mostrando suas habilidades.

A cidade promoveu o primeiro rodeio em 1956 com o surgimento do clube Os Independentes, formado por 20 jovens solteiros e independentes financeiramente. O objetivo era arrecadar fundos para as entidades assistenciais na festa de aniversário de Barretos.

Assim, surge o maior rodeio do Brasil, que se tornou referência para outras cidades promoverem festas parecidas. A década de 60 foi de expansão para o evento, transformando os competidores brasileiros em profissionais que corriam atrás de prêmios.

No Brasil, foi reconhecido oficialmente como esporte pela Lei nº10519/2002 e se tornou mania nacional, reunindo pessoas de todas as idades e lugares para ver peões exibirem coragem, técnica e perícia. O rodeio para os brasileiros, assim como nos Estados Unidos, se tornou um estilo de vida.

Quais são as modalidades e atrações atuais?

Além da montaria em touro, que é a grande atração do evento, há outras modalidades que fazem parte do circuito. Conheça três delas, a seguir.

Mala de louco

Para a prova, é colocado um tambor a uma distância de 60 metros da largada. O competidor fica na espera, enquanto o parceiro monta no cavalo do outro lado e vai em direção ao tambor. Quando o cavalo contorná-lo, o parceiro que estava esperando sobe no cavalo e os dois retornam para a largada juntos. Ganha a prova quem fizer em menor tempo.

Três tambores

A amazona monta no cavalo e contorna três tambores, que estão do outro lado da arena formando um triângulo. Se o tambor for derrubado, sofrerá a penalidade de 5 segundos, acrescidos no tempo final.

Team Penning

Geralmente, é uma prova disputada por três pessoas da família. Na arena, há um curral de um lado e, do lado oposto, trinta animais numerados e formando um grupo. É feito um sorteio para saber o número dos animais que os participantes terão de apartar do resto do rebanho e colocá-los no curral. No entanto, se mais de três animais fugirem, perde-se a prova.

Como vimos, o rodeio surgiu de forma bem interessante, com uma disputa por territórios e incorporação de costumes que acabou levando uma diversão a se tornar um grande negócio!

E então, você sabia como surgiu o rodeio de verdade? Se você conhecia uma versão diferente dessa história, conte para a gente nos comentários!