5 dicas para escolher botas resistentes para a lida no campo

Postado em 08/07/2019

Saiba como escolher a melhor bota para o trabalho

E aí, companheiros, tudo chique? Para lidar no campo e fazer o serviço bruto, nada é melhor do que um belo par de botas resistentes, não é mesmo? Esse tipo de calçado aguenta o tranco ao mesmo tempo em que deixa a gente bem confortável.

Sempre que é preciso comprar novas botas, surgem algumas dúvidas, como qual é o modelo ideal, se ele serve para o serviço que será feito, e se dá para usar a bota de trabalho para passear. Para ajudar você na missão de encontrar um par perfeito, trouxemos este post com 5 dicas sensacionais. Bora lá conferir?

1. Conheça os modelos

Muita gente acha que só a botina é apropriada para o serviço rural, mas isso não é verdade. Existem outros modelos tão bons quanto ela, com os quais você pode se adaptar melhor. A seguir, conheça os principais.

Botina

Como dissemos, as botinas são as preferidas de quem lida no campo. Isso porque são cômodas, resistentes e muito práticas. Se antes elas eram muito básicas, hoje temos uma infinidade de modelos, entre bico quadrado e redondo, cores, materiais, fechos e detalhes.

O bacana desse tipo de bota é que dá para usar tanto na roça quanto em uma festa, um bailão ou, até mesmo, um lugar mais casual, como restaurante ou barzinho. Para isso, basta escolher uma mais ajeitada.

Texana

A bota texana é a preferida dos cowboys de rodeio e dos que curtem um bom bailão. De cano curto ou longo, bico fino ou redondo, com ou sem bordado, ela chama a atenção por onde passa.

No trabalho rural, a de cano comprido é ótima para montar a cavalo, já que não deixa o suor do animal molhar a calça. Além de tudo isso, a feita em couro é muito resistente e protege os pés.

Galocha

As galochas ou botas de borracha não são exatamente bonitas, mas são muito úteis. Elas podem ser usadas em dias de chuva ou quando o serviço é para mexer com água, já que não deixam molhar os pés.

Coturno

O coturno deixou de ser exclusivo do vestuário do roqueiro e invadiu o armário de outros estilos, inclusive do country. Com modelos mais modernos e diferenciados, eles oferecem conforto para o trabalho e beleza para curtir umas modas.

2. Saiba quais são os melhores materiais

As botas são as melhores amigas do cowboy. Afinal, elas o acompanham em todos os lugares, seja no trabalho ou no lazer. Por isso, o material utilizado na fabricação deve ser de primeira qualidade para durar bastante e ser resistente. Nada é pior do que ser deixado na mão pelo seu calçado, concorda?

Todo mundo sabe que o couro legítimo é a matéria-prima mais resistente para as botas, além de ser confortável, bonito e muito durável. Quem preza por essas qualidades de um sapato, deve escolher os feitos nesse material.

Preste atenção também ao solado: os produzido em couro também são mais resistentes. Mas existem outros bons materiais, basta procurar por uma marca de confiança e que você saiba que fabrique botas de excelente qualidade.

3. Aposte no seu estilo

Não é porque você vai usar a bota na lida no campo que ela tem que ser feia. Pelo contrário: muitas vezes, a gente sai do serviço e precisa ir a outro lugar, mas não tem tempo para trocar o calçado.

Sendo assim, o melhor é usar um par que seja bonito e funcional ao mesmo tempo, sem deixar o seu estilo de lado. Tem gente que prefere botina, já outros, as mais variadas texanas. Leve em consideração o seu gosto pessoal na hora de comprar.

4. Aprenda a combinar

Até mesmo as botas para serviço devem combinar com as suas roupas. Uma boa aparência também é importante no trabalho.

Quer aprender a combinar bota e traje? Olha só essas dicas:

  • aposte nas calças jeans, que não tem erro: podem ser de cores escuras ou claras, com ou sem rasgado, do jeito que preferir;
  • com texanas de cano longo, prefira calças com modelagem mais justa, para não ter muita sobra de tecido se colocar a bota por fora;
  • combine com camisas de botão, gola polo ou camisetas;
  • se estiver frio, use um colete acolchoado ou uma bela jaqueta de couro;
  • não se esqueça dos acessórios: chapéu ou boné e cinto com fivela.

5. Entenda como comprar

Tem coisa pior do que um calçado machucando? Quando isso acontece, a gente não consegue pensar em mais nada além do incômodo, e perde tempo de serviço ou da diversão. Pensando nisso, veja as nossas dicas na hora de comprar as suas botas:

  • conheça o formato do seu pé e busque sapatos que combinem com ele;
  • experimente os calçados à tarde ou depois de andar. Assim, seus pés estarão mais inchados e você não corre o risco de comprar um número menor;
  • prove as botas com o tipo de meia que você vai usar com elas;
  • ao experimentar, certifique-se de que consegue mexer os dedos — mas o espaço não pode ser muito grande. Preste atenção se o calcanhar aperta ou é difícil de encaixar os pés;
  • calce os dois pés da bota e ande um pouco para perceber se está incomodando em algo ou se está ok;
  • não compre calçado apertado, pensando que vai lacear depois — você precisa de conforto agora;
  • na hora de escolher o modelo, leve em consideração o clima e o solo em que você vai usá-lo;
  • não compre opções bonitas, porém desconfortáveis. O principal é o conforto, especialmente se você vai usá-la para trabalhar.

Todos esses pontos são importantes na hora de escolher botas resistentes, pois, além de beleza e comodidade, elas devem oferecer segurança. Isso porque uma das intenções é calçá-las para lidar no campo, e o encaixe perfeito nos pés é fundamental.

Botas resistentes, bonitas e confortáveis fazem parte de uma traia ajeitada e são tudo que o cowboy precisa para trabalhar, montar ou festar. Sendo assim, escolha as suas com muita atenção para usufruir toda comodidade que elas podem oferecer.

Já sabe onde encontrar suas botas ideais? Na 7mboots, é claro! A loja online conta com diversos modelos do calçado, além de roupas e acessórios. Além disso, você pode comprar no site e receber em sua casa. Não dá para ser mais moleza do que isso!