Descubra a rotina de um boi de rodeio

Postado em 10/07/2019


Confira os cuidados necessários para que um boi de rodeio torne-se uma verdadeira estrela das festas de peão.

É fato que o um boi de rodeio é considerado uma verdadeira celebridade. Isso porque, além de brilhar nas arenas, ele dificulta bastante a vida dos cowboys competidores, que devem permanecer oito segundos sobre o animal.
Embora muitos não saibam, esses animais dispõem de tratamentos diferenciados para alcançarem tamanho rendimento nas festas de peão.

Confira no blog da 7MBoots como é a rotina de um boi de rodeio.

Treinamento

O início do treinamento ocorre quando os animais são ainda bezerros. Por meio de um cowboy mecânico de cerca de 11kg, são realizadas simulações de competições para que os animais entendam suas funções de saltar, dar coices e impedir que o peão fique em cima deles. Ao contrário do que muita gente pensa, os animais não são agressivos fora da arena. Afinal, esses treinamentos são focados no desenvolvimento de uma personalidade dócil, para facilitar o manejo no dia a dia.

Contato com as arenas

Primordialmente, os bois iniciam suas experiências nas montarias com dois anos e meio de idade. Entretanto, se o animal demonstrar habilidades naturais de salto, coice, grito e pulos, ele poderá começar a participar de competições profissionais a partir dos 4 anos de idade.

Cuidados essenciais

Devido às frequentes competições que exigem do animal total condicionamento físico, o acompanhamento veterinário é contínuo. Por exemplo, um boi de rodeio realiza exames de sangue a cada dois meses e tem constantes verificações de carrapatos. Além disso, esses animais dispõem do uso de palha de arroz no revestimento do piso para manter seus cascos sempre descansados.

Alimentação balanceada

Conforme imaginamos, uma alimentação nutritiva é essencial para que um boi de rodeio tenha qualidade de vida. Por isso, esses animais contam com uma dieta balanceada, elaborada por um profissional especializado.
Todavia, esses animais ingerem, em média 30 kg de silagem diariamente, além de 1,5 kg de aveia e 5 kg de ração balanceada. Contudo, essas quantidades podem variar de acordo com o porte físico do animal.

Proteção

Com o objetivo de evitar qualquer lesão nos bois de rodeios, algumas regras são estabelecidas como a utilização de cordas de lã e feltro e a proibição de rosetas pontiagudas. Além disso, durante os rodeios, há sempre um veterinário presente para verificar se as condições estão adequadas para garantir a total saúde do animal.

Aposentadoria

Normalmente, um boi de rodeio pode competir durante um a cinco anos. Porém, alguns animais conseguem ir além do período estipulado. Quando chega a hora de aposentadoria, os animais retornam para as fazendas em que foram treinados e continuam sendo bem tratados da mesma forma, mas sem praticar os treinamentos.

E aí cowboys e cowgirls, curtiram as informações?
Continuem ligados no Blog da 7MBoots, vem muuita coisa bacana por aí!

Inscreva-se e receba descontos exclusivos

Fique por dentro das novidades do Mundo Country, cadastre-se e receba tudo em primeira mão, além de descontos exclusivos na 7MBoots



X
INSCREVA-SE