O que é o rodeio infantil? Entenda mais sobre esta modalidade!

Postado em 10/07/2019
rodeio infantil

Leia e conheça tudo sobre rodeio infantil

Crianças que nasceram já inseridas no mundo country ficam loucas para participar das festividades e eventos como o rodeio. Afinal, os bichões tentando evitar levar pialo do touro ficam na imaginação dos pequenos. É justamente por isso que o rodeio infantil começou a ganhar espaço e, hoje, as maiores competições do Brasil já contam com essa modalidade.

É claro que, para preservar a integridade dos marrentinhos, esse tipo de competição traz algumas peculiaridades. Quer entender melhor como funciona o rodeio infantil no Brasil? Basta continuar lendo este artigo para descobrir!

Entenda como funciona o rodeio infantil

O rodeio mirim é realizado com carneiros que são ágeis, arisco e pequenos. Dessa forma, se a criança levar pialo, ela não vai se machucar.

O resto é bastante parecido com um rodeio de adultos. É um fervo com música, narração, cantoria e até premiações. Além disso, o júri costuma ser composto por especialistas em rodeios tradicionais.

A modalidade infantil faz tanto sucesso que está ficando cada vez mais profissional. Existem ranchos e equipes conhecidas, que competem nos maiores eventos do país — como a Festa de Barretos, que já conta com uma categoria infantil no parque do peãozinho.

O maior benefício desse esporte é ensinar as crianças sobre respeito com os animais, disciplina, aprender a perder, saber ser um bom vencedor e ainda despertar o interesse pela modalidade. Além disso, fazer algo semelhante aos seus ídolos é muito gratificante para os pequenos!

Conheça as regras do rodeio mirim

Essa modalidade de rodeio pode ser praticada por meninos e meninas entre 4 e 8 anos de idade e com até 25 quilos, capacidade máxima de peso suportado pelos carneiros. É claro que isso pode variar um pouco, dependendo da equipe que está organizando o evento, mas sempre observando as regras de segurança.

Os peõezinhos devem montar com uma das mãos levantadas e tentar dominar o bicho até um ponto determinado dentro da arena. Assim como na versão adulta, o objetivo do rodeio infantil é ficar o máximo de tempo possível em cima do carneiro.

As montarias são praticadas com colete de segurança e capacete, e ainda há a presença de salva-vidas e equipe médica.

Saiba como começar a praticar

Antes de pensar em se inscrever em um rodeio infantil, a criança precisa praticar, fi. Existem alguns poucos centros de treinamento no Brasil. Mas, com o sucesso da modalidade, esse número tende a aumentar. Nesses locais, a criança é orientada por um treinador, que corrige os movimentos e ensina todas as técnicas de montaria.

As aulas são realizadas aproximadamente duas vezes por semana. A mensalidade costuma incluir os equipamentos necessários, como o capacete, calça de couro e corda, por exemplo.

Na hora de fazer a inscrição, é necessário ter a presença e a autorização expressa dos pais ou responsável legal. Caso contrário, ela não poderá participar.

O rodeio infantil começou no Brasil há pouco tempo, mas já é uma potência. E a categoria está se profissionalizando, tanto que os maiores rodeios do país já apresentam uma versão infantil. Além disso, vários centros de treinamento investem pesado na formação dos pequenos peões.

Essa é uma ótima proposta para inserir as crianças no universo country de maneira saudável e transmitir valores a elas. Entretanto, é importante considerar a vontade do pequeno. Nem toda criança gosta ou quer participar desses eventos. Por isso, por mais que seja um sonho seu ver o filho montando em um carneiro, é o desejo dele que deve prevalecer.

E aí, fi? Já conhecia o rodeio infantil? Conte aqui nos comentários o que você acha dessa modalidade tão inovadora e alegre.