Descubra 8 curiosidades sobre o Texas e a cultura country

Postado em 19/07/2019
curiosidades sobre o texas

Quer conhecer mais sobre curiosidades e a cultura do Texas? Leia nosso post e descubra!

Ao companheirada! Chique no último? Bom, todo mundo que curte o estilo bruto de ser tem lá suas curiosidades sobre o Texas. Afinal, o estado americano tem uma cultura rica que inspira o mundo todo, inclusive o Brasil.

A gente ouve falar na região, que é referência do mundo country, e sempre fica aquela vontade de aprender ainda mais. Pensando nisso, trouxemos este post com 8 curiosidades para você ficar por dentro de tudo o que acontece por lá. Então, continue a leitura e confira. Tá top!

1. História

Você sabia que o Texas é o segundo maior estado americano, perdendo apenas para o Alasca? Pois é! Ele também fica em segundo lugar em número de habitantes, atrás da Califórnia. O seu nome vem da palavra indígena “tejas”, que significa amigos.

A sua história começa pela colonização espanhola. Depois, chegou a fazer parte do território mexicano quando o país deixou de ser colônia da Espanha. Em 1836, tornou-se independente e virou uma república. Nove anos depois, foi admitido como o vigésimo oitavo integrante dos Estados Unidos da América.

2. Gastronomia

Se há algo que os texanos têm em comum com os brasileiros é o gosto por churrasco. Assim como a gente, para eles, qualquer motivo é válido para assar uma bela peça de carne. Eles fazem até competições, que são levadas muito a sério.

O preparo, porém, é diferente. Enquanto nós preferimos a picanha mal passada apenas no sal grosso, eles gostam das carnes assadas lentamente, durantes horas, envolvidas em temperos e servidas com o tradicional molho barbecue. Como acompanhamento, não pode faltar o chili — uma herança mexicana que contém feijões, pimentas e carnes. Para beber, eles têm as tradicionais cervejas artesanais!

3. Rodeio

Mais uma paixão que dividimos com os texanos é o rodeio. A cidade de Houston comporta o maior evento do mundo, realizado anualmente no mês de março. A festa também conta com shows famosos, competição de churrasco, exposição de animais e muito mais!

A festança dura três semanas e atrai 2,5 milhões de pessoas. Estima-se que o faturamento supera 1 bilhão de dólares. A cultura do rodeio é tão forte, que até as crianças competem em ovelhas. Não é à toa que é o esporte oficial do estado.

4. Música

A música country é a popular dos EUA, principalmente nos estados em que a população tem uma ligação forte com o meio rural, como é o Texas. É essa referência com a terra e tudo que vem do campo que o nosso sertanejo aproveita das modas de lá.

Aliás, muitos artistas daqui usaram referências texanas para compor as suas canções, como as de Leo Canhoto. Por falar nisso, o sotaque texano é mais carregado e também junta algumas letras, assim como o nosso “caipirês”.

Outra curiosidade bem interessante é que a cidade de Austin é considerada a capital mundial da música ao vivo, já que é local de dois grandes festivais de música: o Austin City Limits Festival e o South by Southwest.

5. Turismo

Quer conhecer de pertinho toda a cultura country? Visite o Texas! Na cidade de Fort Worth, por exemplo, é possível encontrar os tradicionais saloons, cavalos, cowboys com grandes chapéus e toda a atmosfera típica dos filmes que vemos no cinema. Chique no último!

Mas não termina por aí! Outras cidades interessantes para conhecer são Austin, Houston, Dallas e San Antônio. Cada uma com sua história rica no universo country e de muita importância nos EUA.

6. Cowboys

Você sabe como os cowboys surgiram? Bom, como o território texano é bem extenso, ele tem alguns contrastes. As regiões norte e leste são bastante irrigadas, enquanto o sul e oeste têm clima árido e desértico — e é aí que entram esses homens.

Os cowboys surgiram nessas áreas menos povoadas, com intenção de cuidar do gado e defendê-lo dos ataques indígenas. Dessa maneira, eles se tornaram um símbolo do estado e estão por toda a zona rural do Texas.

As roupas country refletem muito dessa época, já que o couro e o jeans são materiais muito resistentes, ideais para esse tipo de serviço — além do chapéu, que era essencial para guardar o sol, e o lenço, que protegia o nariz. Hoje, tudo isso faz parte de um traje ajeitado.

7. Velho oeste

O velho oeste é uma das maiores referências da cultura texana e mexe com o imaginário de muita gente: a cidade pequena, o clima pacato, os bares com jogos, bebidas, mulheres e charutos. Quem nunca se imaginou tomando algumas doses em um típico saloon ou assistindo a um duelo de cowboys com direito a xerife de estrela no peito e tudo?

Por falar nisso, você sabia que o velho oeste era mais tranquilo do que mostrado nos filmes? Pois é! Aquelas cenas de tiroteio não eram comuns de acontecer por lá. Os duelos, por exemplo, eram bem raros. O recorde foi em 1878: contando o Texas e o Kansas, aconteceram 36 confrontos, resultando em 50 mortes.

8. Economia

O Texas concentra 40% das reservas de petróleo dos EUA. Por isso, é tão rico que, se fosse um país, estaria em 13º lugar no ranking de riqueza. Além da indústria petrolífera e do gás natural, o estado também é reconhecido pela agropecuária.

Ela é uma das mais dinâmicas em todo território americano, tendo o maior rebanho bovino — tanto para carne, quanto para leite. Assim, dá para ter noção de onde a lida no campo é tão forte por lá, não é mesmo? Além disso, é mais um ponto em comum com o Brasil, já que a nossa economia também gira muito em torno da agropecuária.

Você conhecia todas essas curiosidades sobre o Texas? Deu para perceber várias relações da nossa cultura sertaneja com o universo country de lá, como a música, a gastronomia, a paixão pelo campo e os rodeios. Não é à toa que o estado é referência para cowgirls e cowboys do mundo.

Está sempre ligado nas redes sociais? Então, vá até a nossa página no Facebook, dê o seu like e veja na sua timeline todas as novidades do meio sertanejo. Bora, meu povo!