8 cavalgadas no Brasil que você precisa participar

Postado em 22/07/2019
cavalgadas no brasil

Já participou de alguma cavalgada? Confira as principais do pais:

Cavalgar é uma experiência que tem ganhado cada vez mais fãs no país. Além de fortalecer o elo do homem com a natureza, a atividade é dinâmica e tem várias modalidades. A partir dessas categorias, algumas cidades organizam eventos para promover o esporte e reunir seus praticantes. Se você não só conhece, mas é um amante da atividade e já está se preparando para a próxima, confira essa lista com as mais tradicionais cavalgadas no Brasil!

Primeiro, é preciso conhecer as categorias dessa modalidade, como a cavalgada progressiva (quando já existe um roteiro definido e você faz uma travessia de uma região a outra), a de expedição (no estilo acampamento, em que diversos locais são visitados, sem um destino específico) ou a de passeio, quando é um hobby.

Para participar de uma cavalgada, deve-se considerar seu nível de experiência, porte físico e travessia. E, para ajudar na escolha do evento, nós reunimos os melhores do país. Confira.

1. Cavalgada de Araguaína (TO)

A cavalgada de Araguaína (TO) completou 19 anos em 2018 e, todo ano, traz um público de mais de 5 mil pessoas para a cidade. O desfile passa pelas principais avenidas e atrai centenas de moradores para acompanhar.

Se os cavalos são bem vestidos, imagine os donos! O figurino inclui cinto, chapéu e bota — tudo de couro! Mesmo quem não tem o costume de cavalgar gosta de assistir ao evento, atraído pela temática.

Muitas vezes os participantes se juntam em grupos, representando empresas, fazendas ou famílias de todo o país. O trajeto total tem cerca de 6 km e acontece sempre no último domingo de maio ou no primeiro de junho, dependendo dos festejos da Expoara — Exposição Agropecuária de Araguaína, organizada pelo Sindicato Rural.

2. Cavalgada de Bielândia (TO)

Também tradicional no Tocantins, mais especificamente na cidade de Filadélfia, a cavalgada de Bielândia já está em sua 17ª edição (2019). Assim como a de Araguaína, atrai multidões para o local, entre turistas e moradores, além de artistas sertanejos e autoridades da região. O lugar fica um verdadeiro fervo!

O evento é considerado um dos maiores festivais culturais da região, responsável por gerar mais renda e empregos. É realizado pela prefeitura local, com o apoio do governo do estado.

3. Cavalgada de São José (CE)

No Ceará, acontece a Cavalgada de São José (padroeiro do estado). Por não haver um local fixo, ela já aconteceu em Sobral, Baturité e Itapiúna. Nesse caso, o desfile também tem uma veia religiosa, e, com ele, acontece uma procissão até a Matriz da Paróquia de São José. Os festejos começam no início de março e, às vezes, duram o mês inteiro.

A cavalgada traz, além de fiéis de todo o estado, centenas de vaqueiros de outras partes do país, para se juntar aos cavaleiros e amazonas. O passeio é especialmente movimentado, porque São José também é tido como padroeiro do povo sertanejo.

4. Cavalgada do bem (RS)

Com o objetivo de beneficiar uma boa causa, a cavalgada do bem começou no Rio Grande do Sul e mobiliza anualmente todo o estado para arrecadação de alimentos (mais de 80 toneladas foram arrecadadas no ano anterior). O evento teve a sua primeira edição em 2018, é apoiado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e faz parte da ação Natal do Bem.

O trajeto da cavalgada passa por várias cidades, como Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Rosa e Cruz Alta, entre outras, e reúne milhares de participantes.

5. Cavalgada Ecológica de Córrego do Ouro (GO)

Outra famosa cavalgada é a Ecológica do Córrego do Ouro, que acontece há quase 20 anos, em Goiás, geralmente no mês de maio. O evento movimenta a cidade de Córrego do Ouro e traz atrações sertanejas nacionais.

Durante os três dias de ação, é servido um almoço para os participantes. O trajeto percorre os pontos principais do município e segue o curso do rio.

6. Cavalgada de Nossa Senhora das Chagas (ES)

Tradicional na região do Espírito Santo, essa cavalgada começou há mais de 20 anos, e a organização passa de pai para filho. O ponto de partida é no município de Anchieta e vai até Piúma, cerca de 10 km de distância.

A expectativa de público anual é de duas mil pessoas, entre participantes e turistas. Para não fugir da tradição, após o passeio, há uma programação artística sertaneja para animar.

7. Cavalgada de Xucras (ES)

Essa só dá mulher ajeitada! A cavalgada de Xucras, que também acontece no Espírito Santo, traz mulheres de várias partes do estado para cada edição. E elas vêm toda traiada, viu? O grupo se organiza durante o ano para criar um uniforme personalizado para o desfile, que já ocorre há mais de 10 anos.

A ideia surgiu quando o marido da organizadora, Meriane Rezende, sugeriu uma cavalgada exclusivamente feminina. Meiriane tomou gosto pela sugestão e não deu outra: todo ano, ela e sua equipe de Xucras, como elas gostam de ser chamadas, se juntam para cavalgar um trajeto de 15 km, pelo interior.

8. Cavalgada de Entre Rios de Minas (MG)

Por último, mas não menos importante, apresentamos a Cavalgada de Entre Rios, que é realizada no município de mesmo nome, em Minas Gerais. E por um motivo especial: o cavalo campolina é um símbolo e patrimônio do lugar, pois a criação de equestres é bastante comum.

Exatamente por esse costume, os passeios a cavalo se tornaram uma tradição por lá, independentemente da época do ano. Uma das últimas realizadas foi em 2018, em prol da Capela dos Olhos d’Água, um edifício local com quase 300 anos de história. O trajeto foi de 25 km e contou com a participação de grande parte dos cavaleiros e amazonas da cidade.

Você conhecia essas histórias sobre as cavalgadas no Brasil? Agora, já sabe: tem para todos os gostos, em qualquer região do país. Que tal encontrar um grupo e se juntar a ele para cavalgar por aí? Só não pode deixar de caprichar no figurino!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe este post nas redes sociais, para aqueles amigos que não abrem mão de um fervo e vão acompanhar você nessa aventura!