Cowboy: como escolher botas masculinas para o inverno?

Postado em 26/07/2019
botas masculinas para inverno

Saiba como escolher a melhor bota para inverno com o nosso post:

Cowboy que se preze não abre mão de um bom calçado country, ainda mais nos meses mais frios. Além de manter os pés aquecidos, ele é perfeito para compor um visual ajeitado e fazer bonito no dia a dia, no rodeio ou no fervo das festas típicas. Mas escolher botas masculinas para o inverno não é algo assim tão simples.

Comprar um calçado de qualidade exige atenção para escolher a melhor marca e um acabamento potente. As botas texanas, por exemplo, saem na frente nesse quesito porque o couro é super resistente e o design bastante traiado. Outros fatores como a altura do cano e a cor vão depender mais do gosto e estilo de cada pessoa.

Neste post, vamos explicar como surgiram as botas masculinas e dar dicas de modelos e combinações para você acertar em cheio na moda country. Continue a leitura e escolha logo a sua!

Como surgiram as botas masculinas?

Fi, para começo de conversa, temos que concordar que as botas são bem mais práticas do que os sapatos pela facilidade de calçar e conforto que proporcionam. Além disso, a altura protege os tornozelos, servindo de apoio para eles, e o couro torna esse tipo de calçado mais macio e resistente.

Em época de chuva ou frio intenso, as botas de couro são mesmo a melhor opção, mantendo os pés sempre secos e quentes. Por todas essas características, elas se tornaram itens indispensáveis no guarda-roupa masculino, fazendo história desde os tempos mais antigos de batalhas e montarias.

Ao longo dos anos, as botas foram evoluindo para se tornarem ainda mais seguras, confortáveis e duráveis. Hoje, são verdadeiros sinônimos de masculinidade, compondo um visual ajeitado e, ao mesmo tempo, muito viril. Tanto é que os cowboys que se amarram no fervo e na vida ao ar livre sempre têm mais de um par no armário.

Quais são os modelos mais indicados?

Como vimos, o modelo ideal de botas masculinas é o texano, pois alia conforto, durabilidade e estilo em doses certas. Quanto ao design da peça, isso vai depender do gosto de cada cowboy: se ele prefere lisa ou estampada, clara ou escura, de cano curto ou mais longo. Inclusive, as de cano longo são ainda mais recomendadas para o inverno, pois protegem totalmente os pés no tempo frio.

A seguir, listamos algumas dicas básicas para você escolher as botas masculinas que têm tudo a ver com seu estilo, fi!

Formais ou casuais

Para diferenciar botas formais de casuais, deve-se olhar com mais atenção o cabedal. Quanto mais textura tiver o couro do cabedal, mais casual será a bota, como no caso das rústicas e countries.

Aquelas botas formais que vemos em escritórios e ambientes de trabalho têm cabedal de couro liso. Já a camurça ou couro texturizado é ideal para quem não abre mão do estilo country e texano típico das fazendas e rodeios.

Com ou sem cadarço

Nesse caso, a regra é bem simples: botas com cadarço são mais formais, enquanto os modelos sem cadarço dão um ar informal à produção. Geralmente, as opções sem cadarço são as preferidas, pois são muito mais versáteis para combinar com qualquer tipo de visual, principalmente no estilo country.

Sola fina ou grossa

Quanto mais grossa for a sola da bota, mais despojada ela será. Modelos com solado de borracha ou de couro duplo são as opções mais rústicas e estilosas. Isso sem falar que dão total apoio aos tornozelos, deixando o calçado ainda mais seguro e confortável para aguentar o fervo a noite toda.

Clara ou escura

Botas escuras costumam ser mais formais. Porém, a escolha da cor tem mais a ver com uma questão pessoal do que com o tipo de ocasião em si. As pretas texturizadas e com solado grosso são mais informais do que as claras e lisas, por exemplo.

Bico redondo ou fino

Botas arredondadas ou com bicos altos são mais informais, sendo também mais largas e robustas. Já as para uma ocasião formal têm os bicos baixos e preferencialmente mais finos. A desvantagem, nesse caso, é que as botas muito formais costumam ser menos confortáveis.

Quais são as melhores combinações?

Agora que você já sabe como escolher botas masculinas para inverno, vamos às melhores combinações para valorizar toda a potência do estilo country.

Jeans com jeans + bota texana

Escolher duas peças de jeans, mais a bota texana, é sempre uma combinação curinga que vai bem tanto em produções informais quanto nas ocasiões mais sérias.

A calça pode ser um jeans de lavagem básica, que combina com tudo. Já para a peça de cima, você pode apostar em uma camisa de botões, jaqueta ou até mesmo um colete estiloso.

Jaqueta de couro + bota texana

Assim como as jaquetas jeans, as de couro são peças importantes na composição do visual country, dando um ar ainda mais rústico à produção. Esse efeito só é possível graças ao peso e à textura característicos do couro, que têm tudo a ver com a masculinidade dos cowboys.

Camisa xadrez + bota

É claro que as camisas xadrez não ficariam de fora da nossa lista. Os peões mais bitelos têm várias dessas no guarda-roupa. Peça queridinha dos looks countries, ela dá um ar alegre e descontraído ao visual, quebrando um pouco a robustez da produção, seja para eles ou para elas.

Estampas de cores vivas são ainda mais potentes para criar esse efeito. Nesse caso, devem ser combinadas com jeans de lavagem neutra.

É melhor usar por dentro ou por fora da calça?

Não poderíamos nos esquecer dessa perguntinha básica na composição do look. Os adeptos de uma produção mais discreta preferem bota para dentro da calça. Já quem é mais bichão e gosta de valorizar o visual, costuma deixá-la sempre à mostra. Não existem regras para esse caso: tudo vai depender do seu estilo e, é claro, da potência da bota texana!

Pronto! Com essas dicas, não vai ser difícil escolher as melhores botas masculinas para inverno, aliando conforto e personalidade tanto no seu dia a dia quanto no fervo do rodeio!

Gostou deste post? Então, aproveite que está inspirado e conheça os melhores modelos de botas texanas no nosso site!