Descubra 4 receitas da roça mineira para comer rezando

Postado em 15/08/2019
receitas da roça mineira

Uma receita melhor que a outra:

É, fi, quem nunca ficou com água na boca só de pensar naquelas receitas da roça mineira, com cara de comida que a avó fazia, né não? Pratos bem temperados, carne suculenta e, para acompanhar, aquela pinguinha de dar pialo em peão manso.

A boa notícia é que, como aqui todo mundo é bichão, você não vai precisar esperar até o próximo feriado para comer uma comidinha de roça.

Neste post, reunimos 4 deliciosas receitas típicas, que todo mundo precisa conhecer. Está esperando o quê? Leia o texto até o final, separe as panelas, ligue o som e coloque as mãos na massa!

1. Prepare o frango com quiabo, uma das receitas da roça mineira mais tradicionais

Para essa receita, você vai precisar de 1 quilo de coxinha da asa. Em seguida, higienize bem as peças com limão e reserve. Refogue em uma panela um pouco de alho, adicione o frango e vá acrescentando os temperos da sua preferência, como cebola e noz moscada.

A dica aqui é colocar a água aos poucos, para que o frango fique corado. Não jogue tudo de uma vez, senão nem vira! Depois de dourado, acrescente água até cobrir e deixe cozinhar.

Feito isso, basta limpar o quiabo e colocar para cozinhar no caldo do próprio frango, por cinco a dez minutos, e servir. Eita, potência!

2. Experimente a delícia de um angu de fubá

Essa é uma das receitas da roça mineira mais tradicionais e que nunca podem faltar no seu almoço. Em uma panela, acrescente 3 xícaras de água e 3 colheres de fubá grosso. Coloque no fogão e vá mexendo até começar a ferver.

Quando começar a borbulhar, tampe a panela, abaixe o fogo e mexa eventualmente. Quando o fubá soltar do fundo, depois de aproximadamente 40 minutos, é sinal de que está pronto.

Caso deseje, acrescente alguns temperos. No entanto, a receita tradicional de angu não leva nenhum tipo de condimento, sabia? Nem mesmo sal. Pode servir junto com o frango com quiabo.

3. Sirva o arroz de pequi, uma iguaria bem regional

Para uma refeição completa, prepare o arroz de pequi, um fruto típico do cerrado e muito usado nas receitas de roça mineira. Para isso, separe 100 g de arroz, 100 g de pequi amarelo, alho, cebola, pimenta e temperos da sua escolha.

Em uma panela, refogue o alho, a cebola e acrescente o pequi descascado. Em seguida, adicione o arroz lavado e deixe “fritar” um pouquinho. Coloque aproximadamente 300 ml de água fervendo e deixe cozinhar. Depois, basta acrescentar pimenta à gosto, cheiro verde e servir.

4. Capriche na hora da sobremesa com doce de leite, queijo e goiabada

Uma refeição mineira que se preze precisa de uma sobremesa de respeito! Por isso, quando todo mundo terminar de comer, você pode servir uma porção de doce de leite com queijo minas e goiabada cascão. Você pode colocar ambrosia e doces caseiros variados à mesa também.

É, bichão, com essas receitas de roça mineira, você prepara uma refeição de deixar goiano de boca aberta. Para começar, sirva uma dose de pinga para abrir o apetite e encerre o banquete com um cafezinho preto. Difícil vai ser voltar para a lida depois de provar essas iguarias todas!

Com essas dicas, você vai poder botar cancha e tudo. Por isso, compartilhe este post nas suas redes sociais e chame seus amigos para apreciarem esses pratos com você!