Couro sintético: esclareça 4 dúvidas sobre esse material!

Postado em 16/08/2019
couro sintético

Saiba mais sobre o que é e como é feito!

Tanto os cowboys como as cowgirls gostam de andar ajeitados com roupasacessórios e calçados de couro que são atemporais, imprimindo elegância, charme e luxo aos looks. Porém, existe no mercado um material que imita o couro, denominado couro sintético. Esse produto tem se popularizado, mas não significa que você esteja fazendo um bom negócio ao adquirir uma peça.

O couro legítimo é oriundo de animais como gado, carneiro, cabra etc. Já o sintético pode ser semelhante e confundir muito as pessoas, mas tem características próprias. Assim, explicaremos, a seguir, como diferenciar os produtos no momento de suas compras. Continue a leitura e vire um bichão no assunto!

1. O que é o couro sintético?

O couro sintético é feito de PVC, um laminado com um tipo de substrato (tecido ou não tecido) derivado do petróleo, que não prejudica o meio ambiente quando reciclado.

Conforme determinação do artigo 8º da Lei 11.211, de 2005, “é proibido o emprego (…) da palavra “couro” e seus derivados para identificar as matérias-primas e artefatos não constituídos de produtos de pele animal”.

2. Como ele é feito?

Os materiais sintéticos recebem a classificação de courino ou courvin. O courino é uma malha artificial flexível que pode ser encontrada em móveis, roupas, calçados e acessórios. Em sua categoria, ainda existe o corano, que tem, em sua composição, PVC, poliéster, poliuretano e algodão.

Já o courvin é um tecido de náilon, algodão ou sarja, mais espesso, resistente e com menos brilho, podendo apresentar um acabamento inferior. É encontrado em confecção de roupas e acessórios, como na indústria automotiva.

Há, no mercado, três processos de couro sintético indicados para um determinado tipo de produto. Saiba mais!

Poliuretano

Também conhecido como PU, é muito utilizado na produção de couros sintéticos. Está presente em peças de roupas e calçados, principalmente os femininos, pois apresentam maior resistência mecanicamente. É um material que pode ser combinado com outros produtos ecológicos e se encontra com facilidade no mercado.

Polipropileno

Material indicado para a produção de bolsas e acessórios, uma vez que apresenta fácil manuseio e elasticidade. No entanto, sua resistência é mais baixa que o couro legítimo, ainda que seja mais alta que a do PU.

Polivinílico

Sua aparência lembra o vinil, apresentando texturas particulares e originais. É o menos presente nas grandes produções.

3. Como identificar um produto fabricado com couro sintético?

Quando for comprar um produto, verifique se a etiqueta apresenta informações como 100% PVC, 100% poliuretano ou 100% PU. Compre sempre em lojas idôneas e de credibilidade, uma vez que as etiquetas de mercadorias falsificadas podem trazem dados falsos

Examine, também a aparência do material. O produto sintético apresenta cor e textura regular e homogênea nas peças — detalhes que aparecem de forma irregular no couro original. Além disso, sinta a textura mais macia e lisa em relação ao produto de origem animal, que é áspero por causa do tingimento usado.

Para saber se o produto é realmente de couro, analise a superfície em busca de pequenas deformações e poros. Nesse quesito, os defeitos são pontos positivos. Veja, ainda, se tem arranhões, vincos e rugas.

Pressione o couro para ver se ele enruga, pois os sintéticos apenas se comprimem, mantendo a sua forma e rigidez. Mais uma maneira de verificar é deixando cair um pouco de água: se o material absorvê-la, é couro; se ficar uma poça, é sintético.

Outra característica dos sintéticos é que, quando ficam guardados durante um tempo, ele pode esfarelar ao ser usado novamente. Isso ocorre por causa da composição química de baixa qualidade, que provoca a hidrólise do material.

O mesmo não acontece no couro legítimo, que é resistente. Porém, também pode sofrer um pouco de desgaste por causa dos atritos em superfícies mais espessas. Como o couro é um produto natural, isso não é considerado falha.

As peças produzidas em material sintético não apresentam durabilidade. Por isso, fique atento ao valor, para que o barato não saia caro.

4. Quais são as diferenças entre o couro sintético e o de origem animal?

O couro legítimo, em relação ao sintético, apresenta diferenças marcantes. Se bem conservado, pode apresentar durabilidade de muitos anos. Por ser impermeável, não permite que líquidos passem por ele.  Sendo um material nobre, oferece exclusividade e firmeza à peça que será vestida pelo comprador.

Ele deve ser limpo com pano seco imediatamente após o uso, para evitar manchas que depois não saem. Se a sujeira estiver muito grudada ao material, utilize um pano úmido — nunca use produtos químicos, pois podem causar o ressecamento do couro.

Ao contrário do couro de origem animal, o sintético apresenta menor resistência devido à sua qualidade inferior. Dessa forma, os produtos se danificam com facilidade, podendo apresentar arranhões causados por impactos e excesso de peso — reduzindo, assim, o seu valor.

Por conta desses fatores, a durabilidade é baixa. Ou seja, você paga por uma mercadoria achando que ela fosse parecida com o couro, mas, infelizmente, não é. Assim, o custo-benefício não é interessante, já que o mercado oferece algo muito melhor.

Como as fibras do material são sintéticas, podem sofrer rachaduras, fazendo com que o seu produto perca a beleza que tinha ao ser comprado — podendo, até mesmo, impossibilitar um uso futuro.

Uma coisa é certa fi: couro original é insubstituível, pois o sintético apresenta fragilidade ao sol, ao calor e à luz. Além disso, a durabilidade das peças feitas com courino ou courvin é inferior e ainda impedem a transpiração do corpo, provocando odores ruins.

Como vimos neste artigo, não vale a pena investir em uma mercadoria mais acessível, mas que não oferece uma relação de custo-benefício atraente. Caso contrário, no momento em que mais precisar, você poderá ficar raiado.

Dessa maneira, não leve pialo! Procure por botas, cintos, chapéu e jaquetas de couro legítimo para ficar sempre traiada para conseguir atrair o bitelo!

Gostou deste texto? Conseguiu entender o que é o couro sintético e por que optar pelo produto de origem animal é mais vantajoso? Então, não seja abeia: visite o nosso site e fique bem ajeitada para o próximo fervo!