Decoração de casa country: aprenda a montar um ambiente aconchegante!

Postado em 18/08/2019
decoração de casa country

Você sabia que dá para fugir da agitação do dia a dia em sua própria residência?

Os móveis, pinturas e outros detalhes que trazem tranquilidade na decoração de casa country transmitem a simplicidade do campo e muito aconchego para os momentos de descanso.

Esse estilo foi criado nos estados americanos do Texas, Alabama e Tennesse para retratar o estilo de vida dos cowboys que ali moravam. Devido à aceitação, tornou-se uma estética decorativa, conquistando tantas outras regiões. O brasileiro logo se identificou com essa cultura, absorvendo-a para o seu modo de viver.

Neste post, aprenda a montar uma decoração country em sua casa para que ela fique bem ajeitada. Confira!

Conheça os objetos que fazem a diferença na decoração de casa country

Os detalhes trazem um diferencial e a personalidade dos moradores à decoração de uma casa. Assim, saiba escolher almofadas, placas, potes, revisteiros, elementos artesanais, plantas e outros objetos que transmitam bons sentimentos para você, sua família e seus convidados.

Mais uma particularidade está nas cores que vão compor os ambientes, desde a pintura na parede aos elementos decorativos, que devem transitar pelo verde-escuro — remetendo à natureza —, marrom, tons crus e pastéis.

Para os tecidos, é possível contar com uma composição entre lisos e estampados em almofadas e cortinas, tapeçaria na parede e um caminho sobre a mesa, para que o lugar remeta ao estilo rural em combinação com os móveis.

Veja os principais itens para criar uma decoração country

Buscando referências nas fazendas e sítios, o aspecto artesanal — assim como os materiais mais naturais, com forma crua e aparência desgastada — conversa com o estilo country. Essa união permite realçar os elementos com desenhos de cavalos, ferraduras, celas, chapéu, tecidos em xadrez e outros detalhes.

Também podem ser usados:

  • fotos de família;
  • bandeiras e itens patrióticos;
  • objetos antigos, até mesmo de trabalho;
  • placas decorativas;
  • taxidermia.

Para o mobiliário, geralmente, são usadas madeiras em tons escuros e mais rústicos. Ela se faz presente na mesa de jantar, em cadeiras, bancos, pés de sofá, aparadores etc., pois traz a sensação de conforto ao ambiente. O couro nas poltronas e sofás, em nuance marrom, fazem uma boa composição com o ferro e cobre de aspecto desgastado nas luminárias, braços, pés e puxadores dos móveis.

No entanto, o lugar pode ganhar uma leveza com almofadas, toalhas em crochê e tecidos de aparência natural, como o linho, para cobrir o sofá ou uma banqueta.

Saiba como compor diferentes ambientes na casa

Para os apaixonados pelo country, uma coisa é certa: o estilo aparecerá no traje, no casamento, na música e, até mesmo, na decoração. O importante é fazer com que ele se encaixe ao seu dia a dia.

A seguir, veja como compor o cenário ideal em sua casa.

Sala

Começando pela entrada, a sala deve abrigar móveis de madeira, principalmente os rústicos. Pode ter um painel ou estante em patina, e almofadas em tecido xadrez ou bege, para ficar em cima do sofá marrom de couro. As paredes podem ser enfeitadas com chapéus, ferraduras, roda de madeira, quadros de cavalos e outros animais.

A sala é um ambiente que deve trazer muito conforto para os seus momentos de descanso. Por isso, a iluminação é um fator importante. Além de decorativa, precisa ser adequada e, preferencialmente, mais amarelada para garantir o relaxamento.

Cozinha

Quer lembrar de sua infância, quando passava as férias na roça com os seus avós? A cozinha é o ambiente propício para isso. Invista em colheres de madeira penduradas ao lado de um fogão a lenha, toalhas de crochê em uma mesa de madeira, bules, chaleiras, porcelanas de época, canecas de cobre e metal.

E, claro, uma comida mineira e os copos pequenos para tomar um corote com os amigos — podendo ser mijo de água ou não, fica a seu critério.

Quarto

Fi, o quarto tem de trazer aquela potência. Afinal, é lá que o cowboy ou a cowgirl recarregarão suas energias. Nele, você pode usar cama de madeira rústica coberta com uma colcha de retalho, tapete com pele de bicho ou de barbante, cômodas e prateleiras envelhecidas. Dê um toque com porta-retratos e caixas de artesanato.

Para o quarto de criança, use bichos de pelúcia que existem em uma fazenda, papel de parede temático, bancos coloridos e quadros com elementos rurais.

Banheiro

O banheiro pode sim trazer a atmosfera country. Escolha janelas largas e cortinas finas, para que entre a luz natural. Os azulejos e pisos devem ter cores neutras, com leve colorido para combinar com a pia, banheira e vaso sanitário. Os tons pastéis deixam o ambiente mais amplo e charmoso. Você pode incluir vasos de flores ou outras plantas para dar um toque mais delicado e um colorido ao ambiente.

Entenda a importância de a decoração ter o seu estilo

A casa não é somente um lugar onde você vive — ela reflete a personalidade dos moradores. Essas informações ficam marcadas na decoração dos ambientes com os estilos, cores, composições e elementos, transmitindo os hábitos, hobbies e o que se passa no interior de cada pessoa.

Por isso, a decoração deve ser pensada em todos os seus detalhes para que cada lugar tenha a sua marca, pois é uma forma de comunicação não verbal. Ela deve ser única aos seus habitantes.

Você sabia que uma casa iluminada, colorida e com espaços interligados indica que o morador é extrovertido e radiante? E que um ambiente entulhado de objetos, com tons pasteis, cortinas escuras e cômodos divididos demonstra uma personalidade mais introvertida?

Pois é, seu estilo fala mais por você do que imagina. Então, imprima em cada elemento decorativo o seu quebra-cabeça para ele que seja decodificado.

Mesmo em uma decoração de casa country, é possível trazer sua personalidade e estilo de vida. Agora que você não é mais abeia na arte de decorar, que tal mudar o ambiente de sua casa?

Aprendeu como montar uma decoração do seu gosto, bem rural? Aproveita e curta nossa página no Facebook, para que você possa receber muitas informações legais e ficar antenado com o universo country!