5 vantagens de usar bota de couro legítimo

Postado em 27/08/2019
Tendências country para o inverno

Ei, bichão!

Se você realmente entende do universo country, sabe que a bota de couro legítimo é um pré-requisito para compor o visual. Nada de couro ecológico ou sintético, pois esses materiais têm menor durabilidade em comparação com os produtos fabricados a partir de couro animal.

Botas de couro legítimo podem durar uma eternidade nas suas mãos — ou melhor, nos seus pés. Além disso, o conforto e a flexibilidade na hora de calçar são incomparáveis. Pensando nisso, preparamos este post com as 5 vantagens da bota de couro animal para você acertar em cheio na escolha e fazer bonito no fervo. Vamos lá!

Como se fabrica um calçado de couro?

Antes de falar dos benefícios das botas de couro legítimo, não podemos deixar de fazer um breve contexto histórico sobre a importância desse item. Quem é entendido do assunto sabe que ela surgiu muito antes da popularização dos rodeios. Existem registros de calçados feitos com esse material entre os anos 2500 a 188 a.C. Muito antigo, não é fi?

Isso se deve justamente à durabilidade e resistência do couro, que naquela época tinha a função de proteger os pés em terrenos ásperos e no clima desfavorável. Com o passar dos anos, as botas passaram a ser símbolo de status, estilo e elegância. As tecnologias de produção também evoluíram, é claro.

Hoje em dia, elas são fabricadas com o mais rigoroso controle de qualidade na escolha da matéria-prima e durante o processo de produção. Tudo isso para manter as propriedades do material e o melhor acabamento do produto final. Assim, fica fácil entender por que a bota de couro legítimo é um item indispensável no guarda-roupa de qualquer cowboy ou cowgirl que se preze!

Quais são as vantagens da bota de couro legítimo?

1. Durabilidade

Desde que seja armazenada e higienizada corretamente, sua bota de couro legítimo pode durar mais de dez anos. Esse não é um material delicado — pelo contrário, é bastante flexível e resistente —, mas precisa ser bem guardado para conservar suas propriedades. Deixá-lo muito tempo exposto ao sol, por exemplo, não é recomendado, pois pode desbotá-lo.

Ele não se danifica ou rasga com facilidade, sem falar que resiste muito bem à ação da água. Ou seja, as botas de couro são perfeitas também para aqueles dias chuvosos em que o peão nem quer descer do boi — e, se descer, poderá andar com ela no barro sem o menor grilo. Os pés ficarão sequinhos e protegidos.

É claro que, com todas essas vantagens, a bota de couro legítimo costuma ser mais cara em relação aos produtos de couro sintético ou ecológico. Porém, estamos falando de custo-benefício. Vale muito mais a pena investir em uma peça de qualidade e durabilidade garantidas do que em outra que vai estragar com pouco tempo de uso, certo?

2. Conforto

De nada adianta compor aquele visual traiado, mas abrir mão do conforto nos pés. Peão nenhum merece ficar com as solas doendo enquanto tenta manter a pose, não é mesmo? Com uma bota de couro legítimo, isso não acontece. Ao lado da resistência, a comodidade é o maior benefício desse tipo de calçado.

Isso porque o couro original é extremamente macio e flexível, ao contrário dos materiais sintéticos, que são bastante rígidos. Escolhendo a bota certa, dá até para melhorar a postura e evitar as temidas dores nas costas. O peão pode laçar o dia todo sem o menor cansaço. Também dá para aguentar o fervo até o sol raiar. É bão demais!

Outra grande vantagem é que, mesmo ficando calçado o dia inteiro, os pés vão se manter arejados e livres de odores. Não há risco de problemas com fungos ou micoses graças à excelente ventilação de uma bota de couro legítimo, diferentemente das botas sintéticas ou de material ecológico.

3. Flexibilidade

Quando o assunto é calçado, todo mundo sabe: cada pé é um pé. Não basta considerar a numeração correta. É preciso respeitar a silhueta natural dos pés, que é diferente de pessoa para pessoa. Com as botas de couro original, você não tem que esquentar a cabeça com isso.

O material é muito flexível, esticando-se facilmente para encaixar de forma perfeita em cada tipo de pé. Por consequência, essa característica ainda favorece o conforto e a durabilidade da bota. Viu só? Mais um motivo para incluí-la no look do dia a dia.

Lembramos ainda que a limpeza correta também ajuda a aumentar a vida útil das botas de couro legítimo. Não é nada difícil: basta um pano umedecido com sabão neutro e elas estarão prontas para o próximo rodeio.

4. Estilo

Dá para manter os pés aquecidos, sequinhos, confortáveis e ainda fazer bonito no dia a dia ou nos fervos típicos. Afinal, estilo é uma coisa que não pode faltar, principalmente quando o assunto é moda country. A bota de couro legítimo é um verdadeiro ícone nesse sentido.

Atemporais, elas dão aquele toque ajeitado no visual em qualquer época, sem sair de moda. Isso significa que você pode usar um mesmo modelo de botas por anos a fio que, com certeza, estará fazendo bonito. Tudo isso, sem abrir mão do conforto e da praticidade na sua rotina.

5. Versatilidade

Eis mais um diferencial da bota de couro legítimo: a versatilidade. Esse tipo de calçado é muito fácil de combinar, seja em versão masculina ou feminina. A possibilidade de looks é imensa, indo desde os mais clássicos aos mais traiados, para bichão nenhum botar defeito.

A combinação jeans e bota de couro é a versão mais clássica do look. Já os mais arrojados não abrem mão de usar outras peças de couro com a bota, como um colete ou uma saia bem justa, no caso das cowgirls de plantão. Com vestido soltinho, também fica um charme!

É claro que não podemos nos esquecer das camisas xadrez, que são peças curingas para qualquer composição que inclua bota de couro legítimo. De cano longo ou curto, claras ou escuras, lisas ou estampadas… Independentemente do modelo, a combinação está garantida.

Como vimos, a bota de couro legítimo é um item obrigatório no guarda-roupa de qualquer cowboy ou cowgirl que quiser ficar traiado para fervo ou para a lida. Então, se você está procurando um calçado de excelente durabilidade, conforto garantido e estilo de primeira, já sabe o que priorizar!

Gostou do post? Aproveite e conheça nosso catálogo com as melhores opções de botas de couro legítimo para eles e para elas!