Ícone do site Dicas e Novidades do Mundo Country – 7M Bota Texana

Aprenda como cuidar de um cavalo seguindo estas 5 dicas

como cuidar de um cavalo

E aí, brutos e brutas, tudo chique no último? Uma das maiores dúvidas ao comprar um animal para cavalgar é como cuidar de um cavalo. Se você é novo nesse mundo equestre, muitas questões devem vir à mente. Mas, fique tranquilo: a gente está aqui para dar aquela força!

O bem-estar animal é a principal preocupação aqui. Afinal, queremos que esse parceiro tenha muita saúde para passar longos anos conosco, nos acompanhando nos melhores passeios ou competições. Por isso, trouxemos, neste post, 5 dicas para tratar muito bem do seu cavalo. Boa leitura!

1. Escolha o ambiente

Como você vai criar o seu animal: na cocheira ou no pasto? Esse é o primeiro ponto que deve decidir. O cavalo é um animal ativo, que gosta de ter espaço para as atividades. No caso de pastagem, certifique-se de que seja formada por um capim adequado para equinos.

Já se o espaço físico é limitado, o animal precisa ficar em uma baia. A prioridade é incentivar a prática de exercícios, colocando-o no redondel para marchar ou até mesmo em piscinas próprias para essa finalidade.

2. Ofereça trato de qualidade

O trato nada mais é do que o alimento do seu companheiro. Para ter uma boa saúde, pelos brilhantes e estar sempre bonito e imponente, o cavalo precisa de uma nutrição adequada.

Não falamos apenas de ração, o volumoso (capim) também é muito importante. Independentemente se o cavalo é solto no pasto ou fica na cocheira, peça a ajuda de um veterinário ou zootecnista para balancear a dieta e garantir um animal saudável.

3. Escove os pelos do animal

Principalmente nos meses mais frios do ano, o cavalo fica com a pelagem estranha. Ela fica mais alta e abundante, justamente para ajudar a enfrentar as baixas temperaturas. Por isso, não se esqueça de escovar o cavalo frequentemente para retirar os pelos mortos e deixar a pelagem sempre bonita.

Aliás, esse hábito, além de ativar a circulação sanguínea e fazer uma massagem no animal, estreita a sua relação com ele, como se fosse um sinal de carinho e respeito entre os dois.

4. Mantenha as vacinas e os exames em dia

Para evitar que qualquer problema de saúde afete o seu animal é preciso estar com as vacinas em dia, como tétano, influenza, raiva e encefalomielite. Portanto, fique de olho no calendário de vacinação.

Outro ponto importante são os exames para detectar doenças sérias em equinos, como a Anemia Infecciosa Equina e o Mormo. Inclusive, sem esses laudos, não é possível fazer o transporte dos animais nem participar de competições oficiais.

5. Utilize bons equipamentos

Os arreios, selas, freios, mantas e outros equipamentos de montaria devem ser de boa qualidade para manter a integridade física do cavalo. Imagine que um arreamento ruim pode esfolar o dorso ou machucar a boca do animal e gerar desconfortos.

Além disso, não se esqueça de mantê-los sempre limpos, de escovar o cavalo antes de selar e dar um banho no animal após a cavalgada. Tudo isso garante maior bem-estar para o seu parceiro.

Viu como cuidar de um cavalo não tem muito mistério? Sempre prezando pelo bem-estar e saúde do companheiro, vocês passarão muitos anos juntos aproveitando os melhores passeios e a companhia um do outro.

Ainda sobre os cuidados com o animal, que tal aproveitar que está por aqui e conferir o nosso artigo que fala sobre os acessórios para cavalos?

Sair da versão mobile