Ícone do site Dicas e Novidades do Mundo Country – 7M Bota Texana

Afinal, qual será o futuro das fazendas a da produção de alimentos?

futuro das fazendas

Fazendas verticais – A agricultura do futuro

 

Confira no post do Blog da 7MBoots uma perspectiva para o futuro das fazendas e da produção de alimentos.

Sobretudo, todos nós sabemos os obstáculos que os produtores rurais de todo mundo têm enfrentado para intensificar a produtividade. Isso porque, a cada nova safra o acesso às novas áreas e produção não aumentam, porém, a demanda por comida sim.

Contudo, diversas inovações têm surgido no mercado para acompanhar a tendência da “Agricultura Digital” que chegou para tornar as atividades agrícolas mais eficientes e produtivas.

Portanto, no post de hoje, nós da 7MBoots iremos apresentar algumas inovações tecnológicas e mudanças comportamentais que prometem influenciar diretamente os produtores de todas as culturas, até mesmo as grandes, como o milho e a soja.

Quer descobrir qual o futuro das fazendas e da produção de alimentos?

Produção de leite em alto mar

Antes de mais nada, esclarecemos que sim, é exatamente o que você leu. A cidade de Rotterdam, na Holanda, iniciou ainda este ano um projeto de uma “fazenda flutuante”.
A princípio, o local conta com 40 vacas e tem estrutura adequada para comportar animais, realizar ordenhas e beneficiar o leite coletado.

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens desse projeto é a diminuição da distância entre os centros urbanos e as zonas rurais. Atualmente, os produtos fabricados nas áreas rurais precisam ser transportados por longos períodos antes de chegarem até os comércios. De fato, esses longos percursos, além de tornar os preços dos produtos mais elevados, ainda contribuem com a geração de impactos ambientais.

Agricultura vertical

Seguindo a proposta de solucionar os problemas de logística e custo, precisamos considerar os alimentos perecíveis como folhas, folhas e legumes, que sofrem bastante com a questão transporte. Um grande exemplo disso é o tomate, que, após a colheita, tem uma vida útil extremamente curta. Por isso, uma maneira viável de abastecer os grandes comércios sem perder a qualidade dos produtos são os projetos de agricultura vertical.

Funciona mais ao menos assim: Ao invés de utilizar uma grande área rural, são criadas estufas dentro de pavilhões, onde os vegetais são nutridos com água, luz ultravioleta e abrigados em ambientes totalmente controlados para evitar pragas e doenças.

Mini fazenda na cozinha

De fato, as mudanças que estão ocorrendo no mercado agrícola, em conjunto com os novos comportamentos dos consumidores, trazem consigo uma outra tendência: eletrodomésticos que auxiliam você a cuidar dos seus cultivos dentro de casa.

Sobretudo, diversas pessoas já plantam suas próprias frutas, legumes e verduras. Porém, nem todos os moradores possuem espaço suficiente para realizar esse tipo de cultivo. Por isso, algumas ferramentas utilizam sensores dentro do solo para possibilitar o acompanhamento do desenvolvimento da cultura de modo a auxiliar, e, até mesmo, automatizar esse tipo de trabalho.

Embora essas tecnologias ainda sejam bastante caras e experimentais, futuramente, elas serão mais acessíveis e poderão mudar a percepção de qualidade que as pessoas têm sobre as hortaliças oferecidas em supermercados.

Futuro das fazendas: Farinha de inseto

Embora essa tendência nos pareça um pouco estranha, o fato é que o consumo de insetos já é bastante popular nos países orientais. Ademais, esses bichos já estão inclusos na alimentação de mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Preparem-se, pois alguns produtos como farinha de insetos já estão a caminho brasileiro. Isso porque, diversas pesquisas já confirmaram os benefícios do consumo de insetos na alimentação. Além disso, a força dessa cultura auxilia na redução dos impactos ambientais, visto que a produção de um quilo de proteína de insetos consome menos água e terra do que o equivalente de proteína animal.

Enfim cowboys e cowgirls, curtiram saber sobre o futuro das fazendas a da produção de alimentos?

Qual dessas tendências foi a sua favorita? Conte para nós nos comentários e continuem ligados no blog da 7MBoots, vem muuuita coisa boa por aí!

Sair da versão mobile