7 passos para começar a trabalhar com apicultura
7 passos para começar a trabalhar com apicultura.
Sobretudo, a apicultura tem como objetivo a criação de abelhas para a produção de diversos produtos como mel, própolis, cera, pólen, geleia real e muitos outros. Ademais, as abelhas têm grande relevância dentro dos ecossistemas, podendo, até mesmo, acelerar a florada de plantações de café e aumentar o nível produtivo de plantas como laranjeiras e maracujazeiros.
Enfim, quer descobrir os 7 passos para começar a trabalhar com apicultura? Confira no post abaixo no blog da 7MBoots!
1 – Obtendo as suas abelhas.
A princípio, para iniciar a sua criação, o criador pode conseguir abelhas de três formas diferentes. São elas, a partir da compra de colônias de abelhas de outros apicultores, a partir da captura de colmeias em estado natural ou a partir da atração de famílias ou enxames para caixas ou outras armadilhas. Para assegurar que a opção escolhida seja realmente a melhor para o seu negócio, uma boa dica é pesquisar a fundo sobre elas e conversar com pessoas que já estejam no ramo durante um tempo considerável.
2.Formação dos apiários
De fato, o segundo passo para trabalhar com apicultura envolve a formação dos apiários. Isso porque, as colmeias, sejam elas iscadas ou capturadas, quando se encontram em um conjunto de até 20, formam um apiário. Nesse contexto, a distância entre elas deve ser de 3 a 5 metros. Ademais, é importante que as colmeias sejam dispostas em cavaletes, com uma altura média de 0,50 m do solo.
Ademais, enquanto nas colmeias os quadros são inseridos no ninho são de madeira, as melgueiras, existem quadros fabricados em plástico polietileno – material que tem apresentado bons resultados. Também é possível encontrar telas em plástico que ajudam bastante no trabalho do apicultor.
3. Alimentando as suas abelhas
Sobretudo, a melhor forma de alimentar suas abelhas para garantir o fortalecimento das colmeias é a partir de produtos artificiais. Como, por exemplo, o xarope à base de água e açúcar. O líquido deve ser fornecido durante 60 dias e substituído a cada três.
4. Multiplicando a sua colmeia
De fato, uma colmeia estará pronta para ser multiplicada quando possuir uma grande população de abelhas e uma rainha forte. Contudo, existem inúmeras vantagens em aplicar a técnica. Isso porque, além de aumentar a possibilidade de produção e lucratividade, ela pode reduzir o custo dos produtores que já possuem colmeias. Ou seja, a execução desse procedimento permite a formação de mais enxame e foca na ampliação do apiário. Porém, é de suma importância contar com o acompanhamento de um profissional especializado durante o desenvolvimento do processo.
5. Colhendo o mel
O primeiro passo para iniciar a colheita do mel das abelhas é trazer as melgueiras com os quadros cheios para uma mesa e fazer a retirada da cera protetora que bloqueia os favos de mel. Contudo, é de extrema importância durante o processo utilizar um instrumento apropriado, chamado garfo desoperculador. Logo depois, é preciso colocar os quadros na centrífuga para permitir a separação do mel dos favos e assim, realizar a coleta em baldes. Sobretudo, após o processo de centrifugação, o mel é levado em baldes de inox para a decanta durante sete dias.
Depois do período de decantação o mel deve ser despejado em baldes plásticos novos e devidamente apropriados para o armazenamento de alimentos.
6. Produzindo o própolis
Além de ser bastante utilizado nas indústrias alimentícias e farmacêuticas, o própolis é uma substância que a abelha produz para a proteção e limpeza da colmeia. Para iniciar a produção de própolis é preciso inserir uma tela da plástico simples embaixo da tampa da colmeia. Dessa maneira, as abelhas irão preencher os furos da tela com própolis e assim que ela estiver cheia, é necessário leva-la ao congelador para que endureça e, posteriormente, possa ser retirada.
7. Comercialização
É preciso que haja uma organização em grupos por parte dos produtores para que eles possam fazer o beneficiamento do mel e obter vantagens na comercialização. Além disso, existem diversas maneiras de comercializar o mel produzido. Isso porque esse produto pode ser utilizado em diversas maneiras de alimentação. Por isso, vale à pena fazer uma campanha com o intuito de divulgar e informar à população sobre os benefícios do mel. Além disso, é preciso lembrar que outros derivados do mel também podem ser facilmente comercializados, como é o caso do própolis e da cera, bastante utilizada na fabricação de velas decorativas.
Enfim cowboys e cowgirls, curtiram ficar por dentro sobre os 7 passos para começar a trabalhar com apicultura? Continuem ligados no blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui!