Cooperativa agrícola: o que é, como funciona e quais os benefícios.
De fato, seguir no ramo da produção rural no Brasil não é uma das tarefas mais simples. Isso porque, para conseguir consolidar o seu negócio, é necessário muita disposição e trabalho. Devido a esses fatores, muitos produtores têm se filiado às cooperativas agrícolas. Quer saber como elas realmente funcionam? Confira abaixo, no blog da 7MBoots!
Afinal, o que é uma cooperativa agrícola?
Sobretudo, uma cooperativa agrícola é um tipo de organização formada por indivíduos que desejam desempenhar uma atividade econômica em comum. Ou seja, é como se fosse uma empresa, administrada por várias pessoas. Dessa forma, cada cooperado tem uma parte. Isso significa que os ganhos são divididos proporcionalmente para todos os membros. Quando há necessidade de se fazer investimentos, eles também são repartidos entre os membros.
Além disso, qualquer cooperativa agrícola tem como lema “A União faz a força”. Por isso, todos os participantes têm como propósito atingir o maior poder de negociação e também filtrar um volume maior de produção.
E na prática, como funciona uma cooperativa agrícola?
Basicamente, as cooperativas agrícolas funcionam de maneira simples: Um número x de produtores rurais que desempenham a mesma atividade se unem e organizam suas produções para comercializá-las ao mercado em grandes quantidades. Por exemplo, produtores de leite se unem para vender toda a produção leiteira de modo agrupado, os produtores de soja fazem o mesmo e assim por diante.
Ademais, a tomada de decisões dentro de uma cooperativa nunca é feita por uma só pessoa, mas sim, de forma democrática, por meio de assembleias. Por fim, o funcionamento das cooperativas agrícolas é estabelecido pela lei n° 5.764/1971.
Benefícios de uma cooperativa agrícola
1- Prestação de serviço
Sem dúvidas, uma cooperativa agrícola com boa estrutura, presta serviço por meio da beneficiação de algumas plantas e pasteurização do leite para o produtor. Essa é uma ótima maneira de assegurar a qualidade do produto para aqueles que estão começando.
2- Direitos garantidos
Além disso, por se tratar de uma entidade adequadamente registrada, uma cooperativa agrícola garante os direitos dos trabalhadores rurais como pagamento de INSS, décimo terceiro salário e acesso à saúde e educação.
3- Assistência necessária
De fato, além de deter maior poder de negociação, uma cooperativa agrícola conta com uma equipe de técnicos como veterinários e agrônomos para acompanhar, assistir e auxiliar o pequeno produtor em todos os procedimentos necessários.
A relação entre cooperativa agrícola e o desenvolvimento tecnológico.
Sobretudo, as cooperativas agrícolas são grandes aliadas do desenvolvimento tecnológico voltado ao campo. Isso porque, elas buscam sempre as melhores soluções para os problemas dos produtores.
Devido à grande necessidade rural, atualmente, é possível encontrar softwares que conseguem fazer a rastreabilidade de um produto, automação de tarefas e redução de custos.
Ademais, conforme começamos a observar e analisar essas informações, fica claro que se afiliar a uma cooperativa agrícola pode ser uma grande vantagem para o seu negócio. Afinal, a partir dela, será possível consolidar a sua marca e garantir que produtos de boa qualidade cheguem aos consumidores.
Enfim, cowboys e cowgirls, curtiram saber o que é, como funciona e quais os benefícios de uma cooperativa agrícola? Continuem ligados no blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui!