Confira, no blog da 7MBoots os impactos do coronavírus na indústria
Sem dúvidas, estamos enfrentando um dos momentos mais delicados da nossa história recente. Isso porque, o COVID-19, doença provocada pelo coronavírus já matou mais de 6mil pessoas e infectou mais de 100 mil.
Enquanto os médicos e cientistas correm contra o tempo para buscar meios para deter a disseminação do vírus, economistas tentam mensurar o impacto da doença no cenário global.
Confira abaixo, no blog da 7MBoots os maiores impactos do coronavírus na indústria brasileira.
Impactos do coronavírus na economia brasileira
Sobretudo, as preocupações em torno das consequências do coronavírus na economia global também têm influenciado nas revisões para baixo nas projeções para o crescimento da economia brasileira em 2020.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Focus do Banco do Brasil, o mercado brasileiro reduziu para 1,68% a previsão para a alta do PIB em 2020.
Já o Ministério da Economia reduziu a estimativa oficial para o crescimento do PIB em 2020 de 2,4% para 2,1%, evidenciando que o impacto da crise provocada pelo coronavírus sobre os país dependerá da sua intensidade e dinâmica de recuperação.
Ademais, vale lembrar que os choques na economia chinesa afetam diretamente o Brasil, afinal, o país é o destino de quase 30% de tudo o que exportamos atualmente.
Produções interrompidas nas fábricas brasileiras
Sem dúvidas, um dos maiores impactos do coronavírus na indústria é também uma das maiores medidas de prevenção. Grandes fábricas como a LG, a Samsung e a Motorola tiveram produção suspensas no Brasil por falta de componentes eletrônicos provenientes da China. A falta de matéria-prima “obrigou” a fábrica da LG Eletronics a dar férias coletivas para mais de 200 funcionários.
Contudo, é importante lembrar que, embora a economia sofra futuramente, a saúde ainda é a questão de maior urgência. Portanto, agora que a situação está se agravando no Brasil, é preciso que as grandes empresas encontrem formas de continuar operando sem a presença dos seus funcionários. Para isso, o trabalho remoto, ou home office, é uma boa alternativa.
Impactos do coronavírus nas indústrias da soja, minério e carne
Sobretudo, na questão da exportação, o maior impacto de curto prazo tem sido nos preços das maiores commodities comercializadas pelo Brasil. Por exemplo, as cotações da soja, do petróleo e do minério de ferro têm recuado devido ao temor causado pela economia chinesa.
Ademais, é preciso considerar que a soja representa 30% de todas as mercadorias que o Brasil exporta para a China, seguida pelo petróleo (24%) e o minério de ferro (21%).
Contudo, como os contratos de compra e venda são fechados com meses de antecedência, as vendas nos próximos meses para a China estariam garantidas. Porém, a maior preocupação é de que a pandemia desacelere ainda mais a economia chinesa.
Já as exportações da carne brasileira para o China, que estavam em alta após a peste suína africana atingir a oferta de carne do país asiático desde meados de 2018 também será bastante afetada.
Enfim pessoal, o momento agora é de calma. Infelizmente, o pânico não irá no ajudar a enfrentar esses desafios. Por isso, vamos procurar manter a tranquilidade e, principalmente, reforçar nossos hábitos de higiene e etiqueta respiratória. Além disso, é de extrema importância evitar aglomerações.
Com certeza, muito em breve, iremos superar essa grande adversidade.
Continuem ligados no blog da 7MBoots para não perder nenhum conteúdo!
Um abração!