De fato, a chegada da quarentena, traz consigo grande preocupação e incerteza por parte dos trabalhadores. Infelizmente, não é mais possível evitar ou desconsiderar todos os males causados pela pandemia do coronavírus. Contudo, ainda é possível pensar no lado positivo e tirar algumas experiências gratificantes de tudo isso.
Portanto, com o objetivo de ajudar você bruto ou bruta que está em casa e precisa, não só de atividades para se distrair como também de algo que te traga um pouco mais de economia, no post de hoje, nós da 7MBoots apresentamos 5 dicas de como cultivar seu próprio alimento em casa. Dessa forma, além de garantir uma atividade terapêutica, você acaba colocando menos a mão no bolso em questões alimentícias.
Confira a seguir:
Como cultivar seu próprio alimento em casa
1- Selecione o ambiente
Sobretudo, se você quer saber como cultivar seu próprio alimento em casa, precisa, primeiramente, escolher o ambiente para o plantio. Vale lembrar que, morar em apartamento não é mais uma desculpa. Afinal, é totalmente possível (e prático) estabelecer as hortas verticais. Por isso, defina um local fresco que tenha, no mínimo, 4 horas de sol por dia para dar início ao processo.
2- Escolha os recipientes que receberão as plantinhas
De fato, se você está com tempo livre e quer saber como cultivar seu próprio alimento em casa, é chegada a hora de escolher os recipientes que abrigarão as plantinhas. Para isso, uma maneira interessante é utilizar a técnica do “Faça você mesmo” e customizar garrafas pet, pneus, caixinhas de leite e muito mais. Deixe a imaginação te levar.
Importante: Independentemente do objeto escolhido, é essencial fazer alguns furinhos para deixar a água escorrer.
3- Prepare o terreno
Após definir os recipientes que serão utilizados, é hora de preparar o terreno para receber as plantinhas. Para isso, forre o vaso escolhido com uma camada de cascalho. Isso, além de auxiliar bastante na drenagem de água na terra ainda ocupa, em média, 10% do local escolhido.
4- Escolha o que plantar em casa
Com certeza, se você realmente deseja saber como cultivar o seu próprio alimento em casa, precisa identificar as mudas mais propícias para a plantação caseira. Sobretudo, temperos e ervas como alecrim, manjericão, orégano, salsa e cebolinha são ótimas opções para dar início à sua mini horta, já que são relativamente simples. Ademais, algumas folhas como alface, couve e agrião também são boas apostas.
5- Compre suas plantas
De fato, o ideal é adquirir suas plantas em estágio inicial e depois, transportá-las para um vaso maior, preencher o recipiente com o composto e cobrir com cobertura de solo.
Cuidados extras
Irrigação: De fato, se você pretende descobrir como cultivar seu próprio alimento em casa, precisa saber quando a sua planta precisar de irrigação. Para isso, coloque o dedo na terra e esfregue os dedos. Se sujar, indica umidade, se ficarem limpos, indica que a planta está seca e precisa de água.
Ademais, as pragas são verdadeiras vilãs das plantas que não estão sadias. Isso porque, da mesma fora que ocorre com as pessoas, doenças também acometem plantas com baixa imunidade. Por isso, verifique constantemente se os seus cultivares precisam de alguma nutrição extra.
Enfim, pessoal, curtiram as 5 dicas sobre como cultivar seu próprio alimento em casa? Quem aí vai colocar em prática agora mesmo? Contem para nós nos comentários e continuem ligados no blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.