Futuro da carne bovina: confira 4 grandes tendências
Quer descobrir qual será o futuro da carne bovina? Confira abaixo as 4 maiores tendências.
Sem dúvidas, a pecuária é uma das mais relevantes atividades da economia brasileira. Isso porque, o nosso país é mundialmente conhecido como um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do mundo. Ademais, esse mercado gera inúmeros empregos e garante o sustento de muitas famílias. Contudo, estamos vivenciando um cenário de constante transformação, muito disso por conta dos avanços tecnológicos e das drásticas mudanças climáticas. Nesse contexto, diversas tendências são esperadas no ramo da pecuária para garantir uma boa e rica alimentação a todos nós.
Confira a seguir, no blog da 7MBoots 4 grandes tendências para o futuro da carne bovina.
1- Tecnologia e produtividade
Sobretudo, não é possível falar sobre o futuro da carne bovina sem mencionarmos a tecnologia que, quando aliada à produtividade possibilita uma rápida evolução. Um grande exemplo disso é que a cada dia surgem novas formas de confinamento, semi-confinamento e integração das lavouras. Além disso, os mesmos produtores que têm uma produção exclusiva de pastos têm intensificado o foco no manejo de pastagens, irrigação e sistemas rotacionados.
2- Foco no mercado internacional
Sobretudo, quando se trata do futuro da carne bovina, sabemos o potencial do nosso gado no mercado internacional. Inclusive, existe uma forte tendência de aquecimento do mercado Asiático. Além disso, também é previsto uma intensificação geral da demanda por alimentos. Portanto, espera-se que o Brasil, por conta das condições climáticas apropriadas e do baixo custo de produção, seja um dos países que atenda grande parte da demanda mundial da carne bovina.
3- Carne bovina Premium
Inegavelmente, o consumo de carne bovina já é algo enraizado na cultura brasileira. Porém, a tendência para o futuro é intensificar a busca por carnes premium, com cortes diferenciados e de maior qualidade.
De fato, as chamadas Carnes Premium envolvem todo corte, de qualquer parte do animal, que seja proveniente de um método de criação ou raça que torna o produto final diferente do comum. Ademais, alguns fatores como maiores benefícios à saúde humana e ao meio ambiente também são levados em conta durante a produção desse tipo de alimento.
4- A palavra da vez: sustentabilidade
Sem dúvidas, a sustentabilidade não é só uma grande tendência da pecuária ou do agronegócio, mas sim, em todas as esferas mercadológicas do planeta Terra, sem exceções. Afinal, esse conceito engloba fatores ambientais, sociais e econômicos. Portanto, no futuro da carne bovina, observaremos, cada vez mais, grandes propriedades investindo em pontos como gestão estratégica, gestão financeira, gestão de pessoas e gestão de regiões com foco total na sustentabilidade.
Enfim, pessoal, curtiram saber um pouco mais sobre as 4 grandes tendências do mercado da pecuária e o futuro da carne bovina? Continuem ligados no blog da 7MBoots e fiquem por dentro de todas as notícias e informações sobre agricultura, mundo country, moda, dicas de empreendedorismo e muito mais.
Um abração!