Cavalos de apartação: Quem são, de onde vêm, como se multiplicam?

cavalos-de-apartacao

Cavalos de apartação: saiba tudo sobre eles no blog da 7MBoots.

De fato, os cavalos de apartação desempenham uma importante função na lida com o gado. Afinal, eles permitem selecionar e retirar do rebanho um único animal para receber tratamento, medicação ou qualquer outro cuidado.
Ademais, além das funções do cotidiano, esses animais também participam de modalidades competitivas. Para isso, eles devem estar preparados fisicamente e ter boa comunicação com o cavaleiro.

Afinal, o que é apartação?

Sobretudo, apartação é o nome concedido a uma modalidade em que se adentra o rebanho para retirar um único animal do grupo. Dessa forma, o cavaleiro e o cavalo precisam realizar movimentos pausados, até encontrarem a rês desejada e conduzi-la para dentro da arena, de forma que fique longe do rebanho. Assim, o cavalo se mantém frente e frente com a rês, que deverá antecipar seus movimentos para evitar que ela retorne ao rebanho.
Logo após, o juiz observa a habilidade do cavalo em impedir o retorno da rês ao rebanho, além de sua coragem e perseverança. O tempo para a realização do desafio é de 2 minutos e 30 segundos. Durante este período, é possível apartar mais de um boi do rebanho.
No momento em que o cavaleiro afrouxa as rédeas do cavalo e permite que o animal desenvolva o seu trabalho, sua presença se torna mais marcante.
Ademais, logo no início da modalidade, os grupos somam um total de 70 pontos, que podem ser descontados por penalidades ou manobras errôneas. Contudo, também é possível adicionar pontos por crédito.

Cavalos de apartação: quais os mais indicados?

Sem dúvidas, o quarto de milha apartação é a melhor raça para executar esse tipo de desafio. Isso porque ele sabe, naturalmente, como manobrar um gado.
Além disso, é necessário que o cavalo e o cavaleiro tenham precisão nos movimentos que executam para serem bem sucedidos. Vale lembrar que essa modalidade esportiva pode ser praticada por pessoas de todas as idades, independentemente do seu nível de equitação.

Características do Cavalo Quarto de milha

Sobretudo, o quarto de milha faz parte do grupo de cavalos para apartação pois são fortes e possuem altura média de 1,52 metros. Ademais, suas cabeças são pequenas, seus olhos são grandes e distanciados entre si. Com pescoço em formato de pirâmide e lombo e dorso curtos, eles possuem garupa levemente inclinada e musculatura destacada. Além disso, têm comportamento dócil e inteligência aguçada.
Os cavalos quarto de milha ainda caminham com elegância, seguem em linha reta com naturalidade no trote e são considerados um dos cavalos mais versáteis. Podem ser utilizados para modalidades como saltos, corridas, uso de rédeas e muitos outros.

Treinamento para a prática

Antes de mais nada, se você se interessou por essa modalidade, precisa saber que, além de ter um cavalo para apartação, você precisa se dedicar a uma rotina de treinamento. Isso porque, o desenvolvimento do cow sense depende da prática do cavalo durante a realização da atividade. Dessa forma, quanto mais o animal vivencia a experiência de encontrar e separar uma rês com sucesso do rebanho, mais consegue se tornar preparado para desempenhar esse papel novamente.

Cavalos de apartação são bons investimentos?

Sobretudo, os cavalos de apartação são ótimos animais para quem é apaixonado por esportes equestres. Ademais, essa modalidade esportiva vem crescendo e sendo mais aceita popularmente, por isso, a tendência é que se fortifique ainda mais nos próximos anos. Portanto, para fazer dos cavalos de apartação um bom investimento é, preciso, primeiramente, foco por parte do cavaleiro para que ele consiga desempenhar bem o seu papel.

Enfim, pessoal, curtiram saber mais sobre os Cavalos de apartação? Continuem ligados no blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *