Cuidados com a crina do cavalo: confira os 5 principais no blog da 7MBoots
Embora a crina de um cavalo faça total diferença na beleza do animal, não é só por estética que devemos cuidar dela, afinal, essa parte do corpo é um ótimo termômetro identificador da saúde do equino. Isso porque, quando a crina não é higienizada de maneira adequada, pode acarretar uma série de infecções.
Portanto, é de suma importância que os criadores e apaixonados por cavalo estabeleçam uma rotina de cuidados com a crina do animal, levando em conta sempre a beleza, o brilho e é claro, a higienização. Dessa forma, é possível garantir animais sempre belos e muitos saudáveis. E para deixar vocês por dentro das precauções necessárias, a 7MBoots criou um post superbacana!
Confira a seguir os 5 principais cuidados com a crina do cavalo.
1- Cuidados com a crina do cavalo: Banhos
Antes de mais nada é preciso lembrar que você só poderá dar um banho completo em seu cavalo nos dias de sol e calor. Isso porque, caso o animal demore muito para secar, pode ser prejudicado pelo frio, que causa sensações de estresse e nervosismo. Portanto, durante os meses de inverno, o recomendado é lavar somente as patas, crina e caudas para que ele não fique molhado por longos períodos.
Enfim, além de observar a temperatura adequada, na hora de banhar o seu cavalo, procure um shampoo específico para equinos para lavar a crina.
Atualmente, existem diversas opções de shampoos com citronela – substância que protege os animais das pulgas, carrapatos e outros insetos incômodos.
Ademais, os shampoos de cor clara evitam o amarelamento do pelos.
2- Não se esqueça de pentear a crina
De fato, a higienização do cavalo deve começar pela crina, por ser o ponto mais alto do animal. Dessa forma, os resíduos de sujeira são removidos do topo até a parte mais baixa. Portanto, para realizar a limpeza, é importante que o tutor penteie a crina do animal com uma escova ou pentes adequado. Ademais, é necessário que esses utensílios não contem com cerdas muito duras, para evitar causar estresse no animal.
Por fim, tenha calma, penteie com tranquilidade e divida os pelos da crina em mechas, para pentear uma de cada vez e ter a garantia de que você observou com cautela cada uma delas.
3- Em casos mais complexos, aposte em um desembaraçador
Primeiramente, destacamos que os desembaraçadores agem como condicionadores para cavalos. Ou seja, deixam os fios mais macios e maleáveis e permitem que o pente ou a escova deslize com mais facilidade. Portanto, caso você sinta os pelos muito embaraçados, vale apostar nesse tipo de cosmético que pode ser facilmente encontrado em casas específicas para equinos.
4- Não se esqueça do repelente
Embora muitas pessoas pensem que esse tipo de prática é “frescura” ou desnecessária. A verdade é que os cavalos ficam extremamente estressados quando entram em contato com grande quantidade de mosquitos e insetos. Portanto, se você realmente se preocupa com o –bem-estar do seu animal e quer deixa-lo livre de moscas, borrachudos, pernilongos e outros tormentos, sempre aplique repelente no animal. Existem diversos tipos de produto a base de citronela, cravo e outros ativos naturais.
5- Posicione-se da maneira correta e deixe o animal totalmente confortável
Sobretudo, precisamos destacar que os cuidados com a crina do cavalo nem sempre são simples de serem realizados. Afinal, esse tipo de tarefa demanda bastante paciência. Por isso, deixe seu equino preso com uma folga, para evitar qualquer tipo de lesão durante a lavagem.
Além disso, sempre se posicione do lado do cavalo, nunca atrás dele, principalmente nos momentos em que estiver realizando a limpeza da crina e da cauda. Isso porque, essas áreas são muito sensíveis e qualquer toque mais intenso pode estressar o cavalo e acarretar em coices.
Enfim, pessoal, curtiram saber os quais os cuidados com a crina do cavalo ? Continuem ligados no blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui!