O artesanato e a cultura sertaneja: descubra a relação entre eles.
Com peças marcantes, repletas de simbolismo e outras consideradas verdadeiras “joias raras” a junção entre o artesanato e a cultura sertaneja teve início no Nordeste e é, até hoje, uma importante fonte de renda para a população. Devido ao sucesso alcançado na região, atualmente, inúmeros artesãos de todas as partes do Brasil elaboram itens relacionados à cultura sertaneja. Isso porque, os objetos de decoração sertaneja envolvem uma parte fundamental da cultura brasileira.
Por isso, se você quer saber quais as peças mais características do artesanato na cultura sertaneja, confira abaixo, o post da 7MBoots.
O artesanato e a cultura sertaneja: carrancas
Como o próprio nome já diz, as carrancas são esculturas de pessoas ou animais com expressões “zangadas”.
Criadas ainda no século 19, as peças eram muito utilizadas como adorno de barcos com o propósito de afastar maus espíritos.
Atualmente, as carrancas são utilizadas para transformar a decoração de um ambiente, agregando toque rústico e retrô.
Figuras do Nordeste Brasileiro
De fato, a região Nordeste é a pioneira em artesanato brasileiro. Por isso, a cada dia, ganha mais espaço, não só em outras regiões, como também em diversos ambientes urbanos e rurais. Personagens como baianas, araras e cangaceiros enfeitam espaços como salas de estar e jardim e ainda adicionam toque totalmente característico, com peças de cores vibrantes e formatos bem modelados.
O encanto das rendas
Embora o segmento da moda já venha utilizando as rendas há um bom tempo, o fato é que a cultura sertaneja serviu de base para esse e muitos outros itens da indústria têxtil. Isso porque, a tecelagem nordestina conta com trabalhos únicos, repletos de qualidade e diversidade. A partir das rendas, é possível desenvolver toalhas, caminhos de mesa, roupas e muito mais.
O artesanato e a cultura sertaneja: Pinturas de areia
Sobretudo, uma das peças que relacionam o artesanato e a cultura sertaneja que conquistou o coração dos brasileiros são as garrafas com paisagens feitas a partir de areia colorida. As peças são elaboradas com grãos de várias cores que, além de levar um pedacinho do Nordeste para o seu ambiente, ainda criam verdadeiras obras de arte. Ademais, esses itens podem ser excelentes presentes para admiradores de itens decorativos.
Fatores econômicos e culturais
Sem dúvidas, o artesanato sertanejo conta a história do povo da região Nordeste. Além disso, gera importante fonte de renda às diversas comunidades rurais que necessitam de oportunidades para garantir prosperidade. Por isso, se você deseja contribuir com o crescimento e difusão da cultura sertaneja, é interessante adquirir os itens das comunidades que apresentam trabalhos sociais junto com as suas vendas.
Contudo, neste momento de isolamento social, é possível utilizar a internet como uma ferramenta de busca para te ajudar a descobrir os melhores grupos e comerciantes de peças artesanais.
Enfim, pessoal, curtiram nosso conteúdo sobre a relação entre o artesanato e a cultura sertaneja? Continuem ligados no blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um abração!