Cavalgadas: Saiba tudo sobre cavalgadas no Brasil [2020]

Postado em 01/06/2020
cavalgadas

Manual completo das cavalgadas!

De fato, quem vive no campo ou preza pelo contato com a natureza sabe o quanto a cavalgada é um esporte especial.
Isso porque, além de permitir uma relação próxima com belas paisagens e ambientes incríveis, a atividade, realizada com cavalos mansos e treinados permite sensação de relaxamento e tranquilidade. Ou seja, a cavalgada é, sem dúvidas, uma ótima forma para fugir da rotina, dos problemas e sentir no peito aquele gostinho único da liberdade.
Sobretudo, a cavalgada é uma atividade típica de turismo e aventura. Por esse motivo, deve ser praticada com animais mansos e previamente treinados para desenvolverem a prática. Afinal, é extremamente importante que os equinos compreendam o que é pedido a eles, só assim, podem responder de acordo com o esperado.
Portanto, se você é um praticante ou fã do passeio, com certeza, vai se interessar pelo Manual Completo das cavalgadas.
Confira a seguir:

 

História das Cavalgadas

Qual é a origem da cavalgada?

Sobretudo, a origem das cavalgadas no mundo se deu junto com a domesticação dos cavalos. A princípio, o movimento foi introduzido na Europa e, logo depois na África. Além disso, a prática desse esporte está diretamente relacionada com a origem das raças de cavalos. Entre as preferidas dos adeptos estão Quarto de Milha e Mangalarga Marchador.
Nesse contexto, a evolução dos cavalos e de suas espécies ocorreu com o cruzamento entre raças distintas.
Atualmente são categorizadas de acordo com as seguintes habilidades: força, agilidade, temperamento dócil, porte físico, rapidez, etc. Lembrando que, para a prática das cavalgadas são preferenciados animais dóceis e robustos.
No Brasil, a história das cavalgadas começou há pouco tempo, devido ao crescimento e reconhecimento das atividades interioranas.
Curiosidade: #Vocêsabia? A Raça Mangalarga foi desenvolvida em terras tupiniquins a partir do cruzamento de um cavalo Andaluz com Éguas Nacionais de origem Ibérica. Ademais, no estado de São Paulo, receberam infusões de Sangue Árabe, Anglo Árabe, Puro Sangue Inglês e American Sadle Horse. Essas espécies foram responsáveis pela característica da marcha trotada.

Qual foi a maior cavalgada do Mundo?

A Maior Cavalgada do mundo foi realizada no Brasil, mais especificamente na cidade de Caxambu, em Minas Gerais.
Contudo, os únicos animais aptos a participar do evento foram os cavalos da raça Mangalarga Marchador.
Realizada em 07 de abril de 2018, a cavalgada contou com 1568 conjuntos e 1858 cavaleiros inscritos.
Embora o evento não tenha conquistado o selo do Guinness Book como a maior cavalgada do mundo, ele foi memorado em um Livro de Ouro, no qual consta o nome de todos os cavalos e cavaleiros que, posteriormente, foi doado ao Museu do Mangalarga Marchador, em Cruzilia/MG.

As Cavalgadas no Brasil

Enfim, agora que você já sabe um pouquinho sobre a história geral das cavalgadas, que tal conferir como são as Cavalgadas no Brasil?
Devido à sua grande extensão territorial, flora repleta de diversidade e incríveis formações geográficas, o Brasil é um país excepcional para a prática de cavalgadas. Afinal, as opções de contato com a natureza são diversas, tanto nas Chapadas quanto nas inúmeras praias no litoral, ou até mesmo, para os mais aventureiros, no meio de Pantanal.
Normalmente, os praticantes que escolhem se aventurar em Cavalgadas no Brasil percorrem florestas e pastagens das fazendas por ribeiros, criações de gados e até mesmo, com probabilidade de encontrar animais selvagens. Porém, se você não pretender fazer passeios com tanta adrenalina, pode optar por trajetos mais simples. Afinal, as cavalgadas no Brasil são definidas em níveis. Falaremos sobre eles a seguir.

Níveis das cavalgadas

Embora qualquer pessoa possa realizar a prática das cavalgadas, existem níveis para estabelecer qual o tipo de atividade mais adequado para o nível de cada uma delas. Afinal, a prioridade é o bem-estar do equino e do praticante. Para isso, alguns questionamentos relacionadas à:

– Habilidade do(a) cavaleiro (a)
– Condicionamento físico e nível de treinamento
– Nível de dificuldade do passeio escolhido.

Importante: Sobretudo, quem nunca montou em um cavalo, como forma de segurança, deve, primeiramente fazer algumas aulas, assim, fica mais fácil ter, pelo menos uma base do que são as cavalgadas. Contudo, quem já tem certa experiência, pode se enquadrar facilmente em um dos três níveis das cavalgadas descritos abaixo:

– Novato: Pode haver pequena dificuldade de montar e desmontar sozinho, mas, ainda assim, pode conduzir tranquilamente e controlar os passos do animal. Bem como trotar em trechos moderados e curtos galopes.
Importante: Quem se enquadra dentro desta categoria só pode montar em cavalos mansos e bem treinados.

– Intermediário: Apresenta bom equilíbrio e postura sobre a sela, possui confiança e sabe como acompanhar as andaduras básicas como passo, trote e galope. Pode cavalgar com frequência ou não. Mas, de qualquer forma, sabe lidar com o comportamento do animal e não se assusta com facilidade.

– Experiente: Tem boas habilidades por cavalgar frequentemente, monta confortavelmente em jornadas de, ao menos, cinco horas diárias. Além disso, sabe como acompanhar e conduzir o cavalo em terrenos mais complexos e tem capacidade de controlar os comandos e comportamentos adversos do animal.
Conte para nós, quais desses níveis das cavalgadas você se enquadra?

Os tipos mais comuns de Cavalgadas

Embora as cavalgadas sejam definidas de inúmeros modos, objetivos e propósitos, existem os tipos mais comuns de cavalgadas, que são aqueles mais praticados pelos adeptos do esporte. Saiba um pouco mais sobre eles a seguir:

1. Cavalgadas Progressivas
Esse passeio consiste no deslocamento de um ponto ao outro. Normalmente, os adeptos dormem cada noite em um local diferente e a bagagem de todas segue em um carro de apoio.
Basicamente, é uma ótima maneira de explorar paisagens, provar a culinária local de cada região e descobrir roteiros sensacionais.
2. Cavalgadas de campo fixo
Entre os tipos mais comuns de cavalgadas, está o de campo fixo. Esse tipo de passeio é caracterizado por cavaleiros que saem, andam com seus cavalos mas, sempre retornam à base. Ou seja, por esse trajeto ser, normalmente, mais curto, não é necessário levar tanta bagagem. Normalmente, as pessoas ficam hospedadas alguns dias na base e conhecem destinos inesquecíveis em meio à natureza selvagem.
3. Cavalgadas de expedição – tipo acampamento
De fato, esse tipo de cavalgada consiste em passar por lugares afastados e sem muita infraestrutura. Justamente para que os participantes sintam-se em meio à selva. Quem escolhe esse passeio deve saber fazer uma fogueira, ter facilidade em dormir em barracas e tomar banhos de rio. Porém, os cenários exuberantes são totalmente recompensadores.
4. Cavalgada de passeio
Com certeza, uma das práticas mais comuns entre os tipos de cavalgadas está a cavalgada de passeio. Isso porque, devido às distâncias curtas e vasta opção de entretenimento, podem ocorrer em grupos de amigos ou familiares.
5. Cavalgadas de desfile
Geralmente, esse tipo de passeio tem caráter político, festivo ou religioso e reúne uma enorme quantidade de cavaleiros. Uma das mais famosas cavalgadas de desfile no Brasil ocorre em Araguaína, a 383 km da capital do Tocantins, Palmas.

Como aprender a cavalgar em um cavalo?

De fato, infelizmente, não é possível aprender a cavalgar em um cavalo somente lendo matérias e informações sobre. Contudo, a parte boa é que com estudo, é possível identificar algumas técnicas e aplica-las de maneira mais fácil.
Além disso, é preciso lembrar que não existe uma idade ideal para aprender a cavalgar, em um cavalo porém, é muito importante escolher o animal certo, de acordo com a sua idade e levar em conta a estatura e condição física do montador.
O primeiro passo para aprender a cavalgar em um cavalo é consultar um especialista. Para isso, você pode entrar em uma escola de equitação ou, se preferir, contatar professores particulares.

Dicas para aprender a cavalgar em um cavalo

– Sempre escolha um animal propício para a aprendizagem.
– Utilize equipamentos de proteção como capacetes e botas.
– Saiba como conduzir o cavalo e sempre demonstre sensação de segurança e tranquilidade.
– Nunca fique atrás do cavalo ou corra na direção do animal.
– Não pule de repente no cavalo, isso pode causar uma reação agressiva no animal.
– Seja firme, mas não brusco.

O que usar na cavalgada?

Enfim, se você se interessou pela História da Cavalgada, as cavalgadas no Brasil, os níveis das cavalgadas e os tipos mais comuns de cavalgadas, provavelmente, já deve estar esperando a hora de fazer o seu próprio passeio e sentir toda a liberdade que ele proporciona. Por isso, listamos a seguir os principais itens que você deve levar para a cavalgada para garantir um trajeto livre de contratempos e empecilhos.
Embora essa lista esteja diretamente relacionada com a duração da cavalgada, é possível destacar alguns objetos fundamentais como:

– Alimentos leves como frutas e barras de cereal;
– Água, muita água para que você ou o cavalo não corram o risco de sofrer desidratação;
– Acessórios para garantir o seu bem-estar e o do cavalo como: rédea, cabresto, manta, estribos, loro, barrigueiras e luvas;
– Um kit de primeiros socorros com curativos e remédios para dor;
– Uma mochila ampla, com compartimentos internos e externos e bastante resistente. Se você ainda não tem uma dessas, pode comprar a sua no site da 7MBoots, que apresenta grande diversidade de modelos.

Recomendações gerais para cavalgadas:

Sobretudo, vale destacar que as recomendações gerais para cavalgadas variam de acordo com o grupo escolhido. Porém, existem algumas dicas unânimes que são bem-vindas em qualquer tipo de passeio, são elas:
– Sempre leve um equipamento de chuva para a sua cavalgada e verifique a previsão do tempo para o dia do passeio com antecedência;

– Para as cavalgadas durante o dia, o uso do protetor solar é indispensável;

– Evite bolsas ou mochilas muito pesadas, elas podem prejudicar o seu desempenho durante o trajeto;

– Cuidado com a alimentação: procure ingerir alimentos leves e jamais fique sem se alimentar por longos períodos;

– Se passar por situações perigosas ou de emergência, procure manter a calma;

– Leve agasalhos ou trajes de banhos, assim, você estará preparado para qualquer mudança climática.

Trajes para cavalgadas

Além das recomendações gerais para cavalgadas, também é preciso estar atento aos trajes específicos para cavalgadas. Esse tipo de dica é importante porque as peças de roupas, calçados e acessórios escolhidos farão total diferença no seu desempenho durante o passeio.
Sobretudo, escolha roupas confortáveis que cubram todo o seu corpo. Dessa forma, fica mais fácil prevenir-se de possíveis atritos.
Para isso, as calças jeans e blusas de manga longa são ideais. Além disso, se você pretende reforçar a proteção contra os raios solares, vale apostar em um chapéu, afinal, esse tipo de acessório, além de muito estiloso, ainda previne possíveis queimaduras causadas pelo sol.
No site da 7MBoots é possível encontrar grande variedade de chapéus country e calças jeans country para arrematar os trajes para cavalgadas.
Por fim, proteja os seus pés com conforto e segurança. Para isso, aposte em uma Bota Texana, de preferência, fabricada a partir de couro legítimo. Acesse o site da 7MBoots e confira todos os modelos disponíveis. Lá, é possível encontrar Botas Texanas femininas, masculinas, infantis e, até mesmo, modelos personalizados para comitivas e equipes de cavalgadas.

Curiosidade: músicas sobre cavalgadas.

Pois é, as cavalgadas são tão queridas pelos cowboys e cowgirls que existem, até mesmo, grandes canções destinadas a elas. Portanto, se você pretende iniciar essa prática ou se já é praticante, com certeza, sabe que uma boa trilha sonora pode deixar esse passeio ainda mais divertido.
Entre as músicas mais famosas sobre cavalgadas, podemos listar:
– Cavalgada – Roberto Carlos
– Forró de Cavalgada- Forrozão Mulekalenga
– Mano Walter – Balada do Vaqueiro
– Mano Walter – Meu Cavalo é Show.

Além dessas canções, você também pode embalar o seu passeio com grandes clássicos do sertanejo e da moda de viola.
E você, sabe alguma música sobre cavalgadas? Se sim, deixe para nós nos comentários!

Tradições das cavalgadas

Sobretudo, as tradições das cavalgadas mudam de acordo com o teor dos passeios (religiosos, turísticos, de expedição ou campo fixo). Contudo, o certo é que essa paixão, realmente, passa de pai para filho. Por isso, é muito comum ver famílias inteiras participando de cavalgadas.
Devido ao vasto território brasileiro e as inúmeras paisagens e trilhas, todas as regiões possuem locais tradicionais para a realização dos passeios. Entre as mais famosas estão Caximbu e Itanhandú – MG, Canindé – CE, toda a região serrana do Rio Grande do Sul, Ilha do Marajó/PA, Itu/SP, e a região do Pantanal/MT.

Cavalgadas para Mulheres

Quem pensou que as mulheres ficaram de fora dessa prática tão prazerosa, realmente, se enganou. Nos últimos tempos, o interesse feminino pela atividade cresceu e ganhou grande destaque. Por conta disso, surgiram inúmeros grupos de cavalgadas totalmente destinados as mulheres. Entre eles, podemos citar: “Brutas no Comando” (São Joaquim – SC) “Cavalgada das Patroas (São Lourenço – MG) “Cavalgadas das Amazonas (Florianópolis – SC). Inclusive, se você é mulher apaixonada por cavalos, que tal reunir as amigas e criar o seu próprio grupo de cavalgadas?
Eventos de organização de cavalgadas em 2020 no Brasil
Devido à pandemia do novo coronavírus, grande parte dos eventos de organização de cavalgadas em 2020 no Brasil foram cancelados ou adiados.
Contudo, a maior parte dos sindicatos afirma que irá avaliar o cenário dentro dos próximos dias para confirmar as novas datas. Tudo indica que os eventos serão realizados ainda no segundo semestre de 2020.
Vale lembrar que as cavalgadas não foram os únicos eventos adiados. Shows, orquestras, rodeios, sessões de cinema e teatro e outros espetáculos que causam aglomerações foram proibidos como forma de frear a disseminação do vírus no Brasil.

Enfim, pessoal, curtiram o nosso Manual completo sobre cavalgadas? Continuem ligados no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um abração!