Cuidados essenciais com as plantas no inverno
De fato, junho é marcado pelo início do inverno. Se a estação mais fria do ano requer cuidados redobrados para nós humanos, com as plantas não seria diferente. Isso porque, a queda de temperatura costuma trazer alguns riscos às espécies que não são adaptada a esse tipo de clima. Como consequência, a sua produção pode ser seriamente comprometida. Por isso, o ideal é tomar medidas preventivas para evitar possíveis problemas.
Portanto, para te ajudar a garantir total saúde da sua horta, no post de hoje, nós, do Blog da 7MBoots, listamos 4 Cuidados essenciais com as plantas no inverno. Confira a seguir:
Cuidados essenciais com as plantas no inverno
1. Se possível, opte por plantas resistentes ao frio
Sobretudo, esse conselho é mais sobre prevenção do que sobre cuidado. Isso porque, quando você escolhe cultivar espécies resistentes ao clima frio, é possível minimizar os impactos causados pelas baixas temperaturas e garantir maior produtividade durante o ano inteiro.
Em suma, hortaliças de folhas e bulbos são as que melhor se adaptam aos dias frios. Entre elas, podemos destacar alface, cenoura, rabanete, ervilha e beterraba.
Em contrapartida, plantas como berinjela, abóbora e pepino não costumam ter bom desenvolvimento durante o período de frio intenso.
2. Proteja suas plantações
Mesmo as plantas que dependem do frio para se desenvolveram devem ser protegidas da geada (formada quando a temperatura do ar fica abaixo do ponto de congelamento da água). Isso ocorre quando cristais de gelo se formam nas superfícies e congelam a seiva das plantas, impedindo a ação adequada das células e prejudicando o crescimento dos vegetais.
Portanto, para prevenir possíveis estragos causados pela geada, é preciso verificar a temperatura no início da noite. Por exemplo, se não ocorrer chuva e o clima estiver em torno de 13°C, pode indicar possibilidade de geada na madrugada. Nesses casos, deve-se cobrir as plantas com sacos de algodão ou outros materiais de cor escura.
Cuidados essenciais com as plantas no inverno
3. Regue com cuidado
Sem dúvidas, durante o inverno, outro procedimento que requer cuidados redobrados é o fornecimento de água para as plantas. Afinal, como a evaporação da água é reduzida, o solo leva mais tempo para secar. Por isso, se a irrigação ocorrer na intensidade de costume, a terra pode ficar encharcada e comprometer a saúde das suas plantações.
Portanto, o mais indicado é regar os cultivos somente quando a terra estiver seca. Além disso, é importante fornecer água durante a manhã para que as folhas possam secar durante o dia.
Cuidados essenciais com as plantas no inverno
4. Atenção nas podas e adubações
Durante o inverno, as plantas que não são adaptadas a este clima têm lento desenvolvimento e mais dificuldade para crescer. Portanto, se você perceber a presença de folhas doentes ou secas, pode realizar a poda para que essas partes não consumam os demais nutrientes das plantas. Mas, ainda assim, é preciso atenção.
Ademais, é preciso considerar que, durante o inverno, as plantas não precisam da mesma quantidade de adubação. Isso porque, como o metabolismo fica mais lento, elas não conseguem absorver os nutrientes após a aplicação. Ou seja, o recomendado é realizar a adubação cerca de 30 dias antes do início do inverno.
Enfim, pessoal, curtiram as dicas da 7MBoots? Para ficar por dentro de diversas informações sobre o universo country, moda, agricultura e muito mais, continuem ligados no blog da 7MBoots. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um abração!