Como reduzir o uso de agrotóxicos na lavoura. Confira as 5 dicas do Blog da 7MBoots.
Sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos é a intensa utilização de agrotóxicos no meio ambiente. Afinal, essa prática gera inúmeros impactos negativos à saúde das pessoas e causa danos ao planeta de maneira geral.
De fato, nesse quesito, os pequenos agricultores levam vantagem, afinal, utilizam menos agrotóxicos ou, até mesmo, comercializam produtos totalmente orgânicos. Contudo, nem sempre os agricultores que trabalham com grande demanda conseguem reduzir o uso de pesticidas.
Mas, a verdade é que existem várias maneiras de saber como reduzir o uso de agrotóxicos na lavoura e, se você pretende produzir e comercializar alimentos mais saudáveis, confira abaixo as dicas que a 7MBoots preparou para você.
1. Aposte no controle biológico de pragas
Sobretudo, a técnica do controle biológico de pragas consiste na implantação de predadores ou parasitas das pragas na lavoura. Relativamente simples, ela pode ser uma ótima alternativa para promover a redução dos agrotóxicos.
Um dos parasitoides mais utilizados no controle de pragas é uma vespa. Conhecida cientificamente como Trichogramma spp. Esse inseto, ao ser inserido nas plantações, deposita ovos sobre o corpo das pragas que, ao eclodirem, liberam larvas que se alimentam dos animais que prejudicam a plantação.
2. Confie na tecnologia
De acordo com a Emater (empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) uma execução mal planejada pode fazer com que a sua lavoura perca quase a metade dos agrotóxicos aplicados. Ademais, o prejuízo pode se estender após a aplicação. Afinal, se as pragas não forem totalmente eliminadas da plantação, haverá necessidade repetir as aplicações.
Outro desastre que pode facilmente ocorrer é o agrotóxico não atingir o local de cultivo e abranger áreas indevidas, provocando a contaminação do meio ambiente e contaminando plantas e animais.
Ou seja, por esses e outros riscos, é imprescindível investir em tecnologias eficientes para a aplicação de agrotóxicos. Dessa forma, é possível obter maior controle e eliminar as repetições de aplicações de pesticidas por safra.
Como reduzir o uso de agrotóxicos na lavoura.
Adote o sistema de plantio direto
Sem dúvidas, uma das técnicas mais populares para reduzir a utilização de agrotóxicos e máquinas agrícolas na lavoura é o sistema de plantio direto. O método envolve a abertura de sulcos no solo para o depósito das sementes e fertilizantes. Contudo, é preciso que a palha e os resíduos de vegetais sejam mantidos na superfície, pois eles ajudarão no controle da erosão das ervas daninhas.
Além disso, é preciso destacar que, para que o sistema seja bem-sucedido, será necessário adotar a rotação de cultura para que as necessidades de adubação sejam distintas em cada ciclo. Por fim, as espécies escolhidas para esse procedimento devem ter, além de demanda comercial, alguma utilidade na recuperação do solo.
MIP
A Sigla MIP representa a técnica conhecida como Manejo Integrado de Pragas e Doenças.
Sobretudo, o método foca no controle das pragas de forma sustentável e pode ser realizado a partir de diversas práticas, como, por exemplo, a rotação de cultura.
Geralmente, o processo é baseado em análises de custo-benefício que consideram impactos no meio ambiente e, até mesmo nos próprios produtores, para que a manutenção das pragas fique abaixo do nível de dano econômico.
Ademais, uma das maiores vantagens do MIP é que, através dele, o produtor poderá ter mais controle, gerar menos impactos negativos e garantir mais economia na utilização de agrotóxicos.
Como reduzir o uso de agrotóxicos na lavoura.
Biopesticida: uma boa alternativa
De antemão, todos nós sabemos o quanto os pesticidas tradicionais são tóxicos. Por isso, surgiram no mercado os biopesticidas, elaborados a partir de substâncias naturais e outros microrganismos.
Entre as principais vantagens dos biopesticidas, podemos destacar que eles atacam somente pragas específicas e não atingem mamíferos e pássaros. Ademais, podem ser utilizados em pequenas quantidades e têm rápida composição.
Pois, é, produtor, é preciso entender que, atualmente, os consumidores estão cada dia mais preocupados com a alimentação e conscientes dos impactos causados por suas ações. Por isso, é hora de considerar esses e outros tantos fatores para promover uma verdadeira revolução.
Aproveite e conte para a gente, qual desses métodos você acha mais eficiente para a redução do uso de agrotóxicos?
No mais, continuem ligados no Blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um abração!