Curiosidades sobre rodeios: confira as maiores
Pois é moçada, quem aí também está sentindo falta dos rodeios?
Gente bonita, música animada, diversão garantida. Nós, aqui da 7MBoots não aguentamos mais de saudade das nossas festas country. Mas, nesse momento, precisamos seguir firmes e preservarmos a nossa saúde e bem-estar, não é mesmo?
Então, no post de hoje, para ficarmos um pouquinho mais próximos desse universo, o blog da 7MBoots apresenta as sete maiores curiosidades sobre rodeios. Bora conferir?
1. Origem do esporte
Provavelmente, o rodeio é um esporte mais antigo do que qualquer sertanejo. Isso porque a modalidade surgiu no século retrasado, em 1867, nos EUA.
A princípio, os peões só queriam se divertir e descontrair montando em seus animais após uma longa e cansativa jornada de trabalho.
Mas, o esporte, tão contagiante, logo, ganhou o mundo.
Já no Brasil, esse hobby chegou bem depois, em 1955 graças ao grupo ‘Os Independentes’ na cidade de Barretos.
2. Dificuldade
Enquanto quem está assistindo pensa que ficar 8 segundos em cima de touro é moleza, só os peões sabem o quanto eles sofrem para garantirem o triunfo.
Isso porque, enquanto está montado, o peão só pode usar uma das mãos para dar apoio (a outra deve ficar levantada, sem tocar em NADA). Após a conclusão da prova, os jurados atribuem uma nota que varia de 0 a 50.
Curiosidades sobre rodeios
3. O sofrimento em comum dos peões
De fato, muitos peões sofrem com a temida hérnia de disco. Esse problema é muito comum nesses profissionais por conta dos impactos causados pelos pulos dos animais em suas colunas. Ademais, as lesões motivadas pelos tombos frequentes também podem causar inúmeras fraturas e torções.
4. Cuidados com os animais
Você sabia que as esporas utilizadas pelos peões não podem ter pontas e nem girar? Essa é uma das diversas formas que eles encontraram de proteger e zelar pelos animais que participam das competições.
Curiosidades sobre rodeios
5. Nós temos uma modalidade exclusivamente brasileira!
Enfim, já ouviu falar sobre o Cutiano? Essa é uma prova totalmente brasileira onde o peão precisa ficar 8 segundos em cima de um cavalo. Após a conclusão, os jurados avaliam a quantidade de esporeadas que são dadas no animal e então, atribuem notas que variam de 0 a 100.
6. Touro Bandido – Como esquecer?
Sem dúvidas, o touro bandido foi uma verdadeira estrela nacional. Isso porque, até de novela global o animal participou. Além disso, derrotou mais de 300 peões nas competições e fez a fama de Carlos de Jesus Boaventura – o único peão que conseguiu permanecer por 8 segundos em cima do Bandido.
Curiosidades sobre rodeios
7. A maior festa do peão da América Latina também é brasileira!
Por fim, como falar de rodeio sem falar de Barretão?
A festa do peão mais famosa do Brasil é também a maior de toda a América Latina.
Em seguida, vem a festa de Americana, Limeira e Jaguariúna. Todas as cidades estão localizadas no interior de São Paulo.
Enfim, moçada, curtiram saber sobre as maiores curiosidades dos rodeios? Continuem ligados no blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um abração!