4 fenômenos meteorológicos que afetam a agricultura
4 fenômenos meteorológicos que afetam a agricultura
É inegável o quanto o clima influencia na vida das pessoas. Isso porque os raios, tempestades, chuvas, ou até mesmo o calor excessivo, impactam diretamente nas tarefas cotidianas, nas locomoções e, inclusive, nas plantações, que podem sofrer grandes perdas em suas safras.
Por isso, no post de hoje, nós, do blog da 7MBoots, vamos apresentar os 4 fenômenos meteorológicos que afetam a agricultura. Confira a seguir:
4 fenômenos meteorológicos que afetam a agricultura
1. El Niño
Sobretudo, o El Niño é um fenômeno bastante recorrente que envolve um aquecimento maior do que o normal na zona tropical do Oceano Pacífico.
De fato, quando a água do oceano se aquece, ela tende a evaporar mais rápido, e, a partir desse vapor, saí a energia que vai para a atmosfera. Dessa forma, os ventos se encarregam em espalhar essa energia para a atmosfera e mudar tanto a frequência de chuva, quanto a própria temperatura ambiente.
2. La Niña
Enquanto o El Niño provoca o calor, a chamada La Niña contribui para o resfriamento da atmosfera. Mas, nem sempre, as temperaturas baixam muito. Por exemplo, na região Sudeste, o fenômeno resulta em um verão menos quente e com maior incidência de chuva.
Em relação à agricultura, quando há um longo período de tempo encoberto, as plantas começam a sentir o efeito da falta de luz. Além disso, o clima úmido e as baixas temperaturas são verdadeiros facilitadores da proliferação de doenças.
4 fenômenos meteorológicos que afetam a agricultura
3. Efeito estufa
Entre os fenômenos naturais, sem dúvidas, o efeito estufa é um dos mais conhecidos.
Gerado a partir de uma grande quantidade de emissão de gás carbônico, proveniente da queima de combustível fóssil, a concentração de dióxido de carbono causa um gradativo aquecimento no Planeta Terra.
Embora esses efeitos não sejam notados com facilidade no dia a dia, basta analisar as mudanças nas temperaturas ao longo de várias décadas para comprovar um considerável aumento. Ano após ano, a Terra bate novos recordes de ondas de calor.
Em relação às plantas, existem algumas resistentes à estiagem e outras que necessitam de água o tempo todo. A ideia é que, futuramente, sejam utilizadas as variedades com mais tolerância à seca, já que a tendência é que os próximos verões sejam ainda mais quentes e menos úmidos.
4. Alterações no tempo
De fato, a atmosfera é volátil, por isso, o clima está sempre em constante mudança. Por esse motivo, alguns fenômenos meteorológicos como as chuvas e os ventos podem gerar inúmeros impactos nas propriedades rurais. Um problema recente é a morte de inúmeras abelhas devido à aplicação de defensivos agrícolas e alta incidência de ventos, que atingem colmeias e matam insetos ao redor do mundo todo. Por esse motivo, é preciso analisar a direção do vento antes de fazer essas aplicações.
Além disso, é necessário que o produtor rural tenha domínio sobre o comportamento da atmosfera. Dessa forma é possível tomar decisões assertivas a curto e médio prazo, como, por exemplo, garantir o conforto térmico para o rebanho durante as ondas de frio ou calor.
Enfim, pessoal, curtiram ficar por dentro sobre os 4 fenômenos meteorológicos que afetam a agricultura? Contem para nós nos comentários e continuem ligados no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um abração proceis!