Ícone do site Dicas e Novidades do Mundo Country – 7M Bota Texana

Como proteger o gado do calor

Como proteger o gado do calor

Como proteger o gado do calor

Pois é pessoal, nos últimos dias, estamos passando por uma verdadeira onda de calor. Várias regiões do país estão batendo recordes de altas temperaturas. E se nós, humanos, já sofremos com esse clima quente e absolutamente seco, imaginem só os animais, que têm seus corpos cobertos de pelos e absorvem muito mais calor.
De fato, os dias quentes podem afetar bastante a saúde dos animais e, inclusive provocarem prejuízos à sua produção.
Afinal, o gado perde peso e a expectativa de produção de leite é consideravelmente reduzida.
Pensando nisso, no post de hoje, o blog da 7M Boots. apresenta 5 dicas sobre como proteger o gado do calor e manter a sua produtividade.
Confira a seguir.

1. Aposte em corredores agroflorestais

Em suma, os corredores agroflorestais são cercados de árvores dos dois lados. Por esse motivo, é uma excelente alternativa para deixar os animais mais fresquinhos nos períodos mais quentes do dia, que, normalmente, costumam ser entre 10 e 17 horas. Dessa forma, é possível manter os bovinos em temperaturas entre 18ºC e 22ºC graus.

2. Resfrie as vacas leiteiras

Sem dúvidas, o calor excessivo prejudica bastante a produção e, até mesmo, a fertilidade das vacas. Então, para amenizar esses problemas, é fundamental garantir a elas uma melhor sensação térmica. Uma das técnicas mais comuns é o resfriamento corporal. Para aplica-la, basta molhar os animais e depois ventila-los. Afinal, nesse processo, a água fará a troca de calor com o corpo e resfriação prevenirá casos de gripe e pneumonia.

Como proteger o gado do calor

3. Sempre ofereça água fria

De fato, um animal adulto precisa consumir cerca de 45 litros de água diariamente. No caso do gado de corte, o indicado são três litros para cada quilo de matéria seca consumida. Mas, obviamente, essa medida varia de acordo com o clima, a umidade e as variações da região.
Em contrapartida, um bovino de leite deve ingerir até quatro litros de água para cada um litro de leite produzido. Além disso, é importante sempre oferecer água fria aos animais, pois ela auxilia no resfriamento do organismo e proporciona mais bem-estar aos animais.

4. Aposte na plantação de mudas

Para garantir mais bem-estar ao gado, vale investir na plantação de mudas a cada três metros no pasto para formar várias fileiras no mesmo ambiente. Além de oferecer sombra, as plantas deixarão o ambiente mais fresco. Outro ponto positivo é que as raízes das mudas, depois de adulta, farão uma ótima absorção da água da chuva, favorecendo os nutrientes da pastagem.
Uma boa sugestão para iniciar o plantio é o Eucalipto, que se adequa bem ao solo brasileiro, cresce rápida e tem custo relativamente baixo.

Como proteger o gado do calor

5. Construa galpões

Por fim, os galpões podem proteger os gados tanto do sol, quando das tempestades. Isso porque, os pastos são sempre abertos, e, quando começa a chover forte, os bovinos tendem a se aproximar das cercas, que atraem raios e causam várias mortes de animais.
Portanto, pense sobre a construção de galpões, bem como a instalação de para-raios na propriedade para garantir maior proteção.

Enfim, pessoal, curtiram o post sobre como proteger o gado do calor? Contem para nós nos comentários e continuem de olho aqui no blog da 7M Boots. Em breve, teremos muitas novidades para vocês.
Um grande abraço!

Sair da versão mobile