Rodeio, tourada e vaquejada: descubra as principais diferenças entre as modalidades

Rodeio, tourada e vaquejada

Rodeio, tourada e vaquejada: descubra as principais diferenças entre as modalidades.

Pois é pessoal, quem cresceu na roça ou esteve por muito tempo no ambiente do campo, sabe do valor dos eventos como festas de peão, touradas e vaquejadas. Isso porque, além de serem acontecimentos muito característicos do universo sertanejo, eles levam alegria por onde passam.
Contudo, embora as festas tenham uma coisa ou outra em comum, o fato é que elas possuem diferenças marcantes. Por isso, no post de hoje, nós, do blog da 7M Boots, vamos explicar direitinho as principais individualidades das festas de rodeio, tourada e vaquejada. Confira a seguir:

Rodeio, tourada e vaquejada: descubra as principais diferenças entre as modalidades

Rodeio

A princípio, o rodeio é um tipo de evento focado em apresentações com temática rural. Por isso, essa modalidade envolve diversos tipos de competições como equitação, laços e outras práticas inspiradas no peão de boiadeiro, bem como montaria em touros ou cavalos.
Além disso, toda Festa de Rodeio conta com cinco principais concursos. São eles: Laço do Bezerro (modalidade cronometrada, com objetivo de laçar o bezerro e desmontar o animal), Bullriding (montaria em touro), Cutiano (modalidade exclusivamente brasileira, que consiste na montaria em cavalos bravos), Sela Americana (estilo de montaria mais tradicional do rodeio mundial) e Bareback (modalidade onde o competidor fica praticamente deitado sobre o cavalo.

Vaquejada

Já a vaquejada é uma modalidade esportiva muito presente e típica do Nordeste brasileiro. Basicamente, os desafios consistem em uma dupla de cavaleiros e um boi, que dividem espaço na arena.
O princípio das provas é que os cavaleiros desenvolvam o trabalho em grupo para cercar e derrubar o boi com as quatros patas para cima em um local estratégico da arena.
Embora a prática seja reprovada pelos defensores de animais, que veem a atividade como cruel, a verdade é que as vaquejadas contam com inúmeros itens para garantir a proteção e o bem-estar dos animais como protetor de caudas e colchões de areia, para evitar quaisquer ferimentos.

Touradas

Tradicional em países como Espanha e Portugal, as touradas também já ocorrem no Brasil. Mas hoje, são proibidas por lei dentro do território nacional.
Também conhecida como “Corridas de Touros” as touradas são realizadas por um toureiro, que provoca o animal e estimula os ânimos do público com manobras artísticas para desviar do bicho feroz.
Em alguns eventos, o touro pode ser imobilizado pelas mãos do toureiro ou sofrer golpes de lâminas para ser abatido.

Rodeio, Tourada e Vaquejada: descubra as principais diferenças.

Primeiramente, vale lembrar que o rodeio é a única prática “cronometrada” que conta com a regra dos “8 segundos”.
Por outro lado, as vaquejadas são atividades realizadas em duplas com o intuito de derrubar o boi em local estratégico.
Já as touradas resumem-se em um duelo de um toureiro (a pé) com um touro furioso. De fato, essa prática, proibida do Brasil, pode resultar em um final sangrento.
Sem dúvidas, algumas provas e campeonatos que envolvem a lida com animais geram polêmicas, principalmente porque algumas pessoas e alguns órgãos consideram as atividades prejudiciais aos animais.
Por isso, com o passar do tempo, diversas normas e cuidados foram elaborados para garantir a segurança de todos os envolvidos.

E aí, turma, curtiram ficar por dentro sobre as principais diferenças entre Rodeio, tourada e vaquejada? Contem para nós nos comentários e continuem de olho aqui no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço proceis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *