Bois mais temidos dos rodeios: descubra as raças!

Postado em 27/10/2020
Bois mais temidos dos rodeios

Bois mais temidos dos rodeios: descubra as raças!

Pois é pessoal, por aqui, a saudade do rodeio já está batendo forte.
Mas, enquanto nossos espetáculos não voltam, vamos tentando nos aproximar desse universo da maneira como podemos né?
No post de hoje, do Blog da 7M Boots, apresentamos as raças favoritas dos criadores e as mais temidas dos rodeios. Confira a seguir:

Bois mais temidos dos rodeios: descubra as raças
Devido ao desenvolvimento de novas técnicas de cruzamento de materiais genéticos, que permite formação de animais ainda mais fortes, o mercado de criação de bois para rodeios cresceu consideravelmente nos últimos anos. Confira a seguir as raças mais temidas das arenas.

Nelore

Sobretudo, essa raça é caracterizada por sua estrutura relativamente leve e ossos finos. Por conta disso, os bois Nelore conseguem saltar com muita facilidade. Além disso, geralmente, a raça é combinada com outras como Charolês e Simental. Inclusive, um exemplo de Nelore mesclado com Simental foi o Boi Sistema, uma das maiores estrelas dos rodeios de 2017.

Simental

Ao contrário do Nelore, os bois da raça Simental são muito musculosos e, por esse motivo, também poder ser utilizados como gado leiteiro e de corte. Devido à sua estrutura forte e pesada, além de ser um ótimo animal para brilhar nas arenas, ainda suporta bem o transporte até as Festas de Peão.
Vale lembrar, o icônico Boi Bandido era uma mistura de Simental e Nelore. Agora deu para entender a força desse bicho, né moçada?

Bois mais temidos dos rodeios

Chrolês

Assim como o Simental, o Charolês também foi originado na Europa, e, ao contrário da maioria dos bois, tem pelagem clara. Além disso, quando o Charolês é misturado ao Nelore, o resultado são animais rápido, grandiosos e muito musculosos.
Um grande exemplo disso foi o Boi Agressivo, que, durante toda a sua trajetória, só cedeu para dois peões, que conseguiram permanecer durante oito segundos em cima dele.

Marchigiana

Embora sejam fortes e ágeis, os bois marchigianos não são os mais utilizados nas arenas, pois engordam com muita facilidade. Contudo, ainda assim, são animais difíceis de serem vencidos, principalmente por conta dos seus “trancos” dos saltos. Um grande exemplar da raça era o Boi Pit Bull, que infelizmente, faleceu atingido por um raio.

Importante

Por mais que as raças citadas acima tenham força e habilidade, vale lembrar que nem sempre, elas originarão bons animais da arena.
Afinal, um bom desempenho no rodeio depende de inúmeros fatores como criação e treinamento. Inclusive, a criação do touro de montaria começa, antes mesmo do nascimento do animal com a escolha do material genético. Somente o sêmen dos bois campeões pode chegar a R$ 10 mil reais.
Vale lembrar que os bois de rodeio ainda exigem uma rotina de treinamento, com atividades físicas frequentes, exercícios de fortalecimento, alimentação balanceada e consultas frequentes ao veterinário.
E você, curtiu descobrir quais são os bois mais temidos dos rodeios? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço!